Vistoria: o que é e como se preparar

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a vistoria de carro é executada na esfera estadual e segue critérios uniformes em todo o país. Neste artigo serão abordados os procedimentos necessários para a realização da vistoria em São Paulo.

Por que é necessário fazer vistoria?

O objetivo da vistoria é assegurar a legitimidade da propriedade, a autenticidade da identificação do veículo e da sua documentação, além de constatar se os equipamentos obrigatórios estão em corretas condições e se o veículo conserva suas características originais.

Conforme o motivo que leva a vistoria, ela pode ser classificada como:

  • Vistoria para transferência de veículos.
  • Laudo Veicular;
  • Laudo de Vistoria ou
  • Vistoria em Trânsito.

 

O que é preciso verificar previamente?

O CRV (Certificado de Registro de Veículos) e o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) devem estar em condição regular. O IPVA, seguro obrigatório, eventuais multas e demais encargos relativos ao veículo devem estar quitados.

Verifique os componentes do veículo que serão examinados na vistoria. Equipamentos obrigatórios como buzina, chave de roda, triângulo, quebra-sol, velocímetro, extintor de incêndio, espelhos retrovisores e cintos de segurança devem apresentar uma boa condição de conservação e funcionamento. Os pneus devem estar em boas condições e não podem exceder os limites da carroceria. Além disso, o veículo não pode estar rebaixado.

Os vidros não podem ter rachadura e o limpador de para-brisa, a iluminação e as portas devem funcionar sem dificuldade. Caso o veículo possua insulfilm (película protetora), o mesmo deve atender o padrão permitido por lei. Essas películas são proibidas no para-brisa. Espera-se ainda que os números do motor e chassi sejam bem visíveis e que o veículo não tenha uma emissão anormal de poluentes.

Vistoria, passo a passo

A apresentação dos documentos para vistoria varia em função do tipo de vistoria e seu solicitante. Para exemplificar, vamos tomar como base a realização da vistoria realizada para transferência de veículo.

– Documentos necessários: versão original CRV e CRLV do veículo, cópia e original dos documentos de identificação pessoal do proprietário do veículo, CPF e comprovante de residência. Além disso é preciso pagar a taxa de transferência do veículo.

  • º passo: Você pode preencher o formulário RENAVAM no site do Detran/SP ou solicitá-lo ao despachante.com.
  • º passo: levar os documentos necessário e o formulário RENAVAM ao posto do Detran para a realização da vistoria.
  • º passo: levar o laudo oficial até a Unidade de Trânsito de registro do veículo.

A Vistoria pode ser feita pelo proprietário do veículo. Mas ele pode ser representado pelo(a) cônjuge, pais ou filhos, desde que levem os documentos que comprovem a ligação. Também é possível fazer uma procuração, com firma reconhecida por autenticidade, autorizando um terceiro a realizar a vistoria do veículo.

Nós do Despachante.com ficaríamos muito honrados em ser sua opção na hora de registrar documentos ou realizar transferências. Conte sempre com a gente!

Tem outras dúvidas sobre vistoria ou gostaria de compartilhar mais informações? Aguardamos sua contribuição nos comentários!


linha linha

Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário.

Você também pode gostar de:

399 respostas para “Vistoria: o que é e como se preparar”

  1. Fernando disse:

    Tenho um gol g3 e quebrou meu parachoque traseiroo e o obrigatório. Fazer vistoria?

  2. Diego disse:

    Boa tarde, eu fui parado e apreenderam o documento do carro, por causa dos pneus dianteiros que estavam um pouco gastos…
    Fiz a troca, agora quero saber se, na revistoria vão checar todos os itens, lanterna, farol e demais itens?
    Abraços!!

    • Mariana Despachante.com disse:

      Diego,

      Sim, quando realizam uma vistoria, todos os itens são checados obrigatoriamente. Além da questão da vistoria, revisar esses itens traz mais segurança para você e para quem está o acompanhando no veículo e devem sempre estar em dia.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  3. Maiara Ferreira disse:

    eu tenho que fazer a transferencia no mesmo dia, que foi feita a vistoria?

    • Mariana Despachante.com disse:

      Maiara,

      O ideal é que você realize todos esses procedimentos em dias próximos para não perder o prazo de 30 dias para realizar a sua transferência.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  4. Andréia disse:

    Comprei um Gol G3 2003. Ele não tem encosto de cabeça no banco traseiro e tbm tem insulfilm de fábrica. Será que vai ter problema na vistoria?

    • Mariana Despachante.com disse:

      Andréia,

      Não podemos afirmar com certeza se o veículo irá passar ou não vistoria, pois depende do vistoriador e de cada localidade de São Paulo. Porém, se o insulfilm for muito escuro, é quase certeza que o veículo seja reprovado.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  5. Edimar Branches Galvão disse:

    Moro em altamira/PA, vendi um gol mi 1997 com licenciamento em dias e o DUT assinado por mim e reconhecido em cartório, faltava só o comprador assinar. O comprador levou esse carro pro Tocantins e, segundo ele, foi ao detran para transferir pro nome dele e não foi possível, pois, segundo ele, o pessoal do detran em tocantins, falaram pra ele que o carro tem uma vistoria em aberto aqui no detran do pará, mas, eu acho estrando, até porque o carro está quitado, com licenamento 2013 em dias, vence em junho e, passei o dut pra ele direitinho. Então gostaria de saber se existe esse tal de vistoria em eberto? pode mandar respostas por meu e mail mesmo, desde já obrigado.

    • Mariana Despachante.com disse:

      Edimar,

      Não conseguimos te passar essas informações porque estamos em São Paulo e, para cada DETRAN, a legislação é diferente, então, não temos acesso.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  6. Suelen disse:

    Ola,
    Preciso fazer a vistoria da minha moto,porem ele esta com a pedaleira do passageiro quebrada isso interfere para que ela seja reprovada?

    • Mariana Despachante.com disse:

      Suelen,

      Sim, pode implicar no laudo dessa vistoria, pois a moto deve estar em perfeito estado para que essa vistoria seja feita sem problemas.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  7. Joel disse:

    Moro em Caraguatatuba e estou comprando um carro com placas de são paulo e controlar do 2012 que tem o motor quebrado,
    Tem como fazer a transferência para minha cidade sem passar pelo controlar?, pois o com o motor quebrado não tem como passar o controlar.
    Obrigado por sua resposta.

    • Mariana Despachante.com disse:

      Joel,

      Infelizmente, não. Para transferir a moto, todos os débitos devem estar quitados e, sem fazer a inspeção veicular, você não consegue fazer o licenciamento e, assim, também não consegue transferir.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  8. Paulo Resende disse:

    Bom dia,

    Comprei um carro zero ano passado em uma cidade do interior. A placa saiu com a cidade do interior, agora farei o licenciamento e vou fazer a transferência de endereço para São Paulo. Preciso fazer laudo de vistoria para transferir somente o endereço? Obrigado

    • Mariana Despachante.com disse:

      Paulo,

      Sim, precisa, pois para qualquer transferência entre municípios, há a necessidade de fazer vistoria. Contate o Despachante.com para fazer a transferência: (11) 3027-6900.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  9. Eliete Barbosa de Freitas disse:

    Meu marido levou meu carro ao Detran para fazer vistoria para
    Transferência , mas o funcionário arrancou a película (insulfilm )alegando que a vistoria ñ poderia ser feita se não fosse retirada. Sendo que a porcentagem da película era de 50% nos vidros dianteiros e traseiros. O Detran agiu corretamente? Me ajude por favor. Agradeço desde já .

    • Mariana Despachante.com disse:

      Eliete,

      Você deve verificar se o insulfilm que você colocou pertence a um órgão de fiscalização. No selo do insulfilm, você deve verificar se a porcentagem estava correta com o que estava no carro. Infelizmente, você terá que tirar toda a película para passar novamente na vistoria.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  10. Rafaela disse:

    Olá eu preciso marcar a data da vistoria ou é só ir até i posto munido das documentações?, irei fazer transferencia.Grata

    • Mariana Despachante.com disse:

      Rafaela,

      Capa do processo para fazer a vistoria e documentações do veículo, que são o decalque do chassi e motor, CRV, CNH, comprovante de residência e o veículo.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  11. Renan disse:

    Boa Tarde!

    fui fazer a vistoria do meu carro, em São Paulo, assim fui comunicado que não foi possível ser feito a vistoria, pois o comprador antigo na deu baixa no documento na aonde aconteceu a vistoria anterior. Por favor você conhece sobre algum assunto parecido?

    aguardo resposta

    • Mariana Despachante.com disse:

      Renan,

      Só se o antigo proprietário deu a baixa no DETRAN do veículo e não te avisou. Baixa em local de vistoria, nunca ouvimos falar. Por favor, envie a placa para o e-mail cotacao@despachante.com para verificarmos o caso.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  12. Rogerio disse:

    Boa noite, comprei um uno de estado do Parana e irei transferir para lo estado de São Paulo. Minha duvida é a seguinte, esse uno veio com insufilm, gostaria de saber se tem algum problema no dia da vistoria de eles mandarem rancar o insufilm. Ah eu tenho que colocar no formulario renavam que o carro é insufilmado

  13. Júlio disse:

    Bom dia, a placa do meu carro é da cidade vizinha o carro e de ano 2007/2007 eu sou obrigado realmente a fazer a vistoria? Afinal o comprador fez a vistoria a 3 meses que comprou o carro e logo em seguida vendeu.

    Att.

    Júlio

    • Mariana Despachante.com disse:

      Júlio,

      O laudo veicular é válido por um mês e para transferência de município, é obrigatório fazê-lo.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  14. gustavo disse:

    tem custo para pesquisas??

  15. luiz disse:

    Bom dia gostaria saber o que é tirar espelho para fazer à transferência . Paguei seguro obrig , dpvat fiz vistoria é Ipva 2014 pg .Espero uma resposta mais breve possivel .

    • Mariana Despachante.com disse:

      Luiz,

      Faça a transferência com o Despachante.com e evite dores de cabeça. Entre em contato: 11 3027-6900.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  16. Wellington Silva disse:

    Olá!

    Em julho do ano passado meu primo comprou uma moto, o documento ficaria em meu nome, preenchi o DUT tudo certo, contudo até a presente data não transferi.

    obs: ele perdeu o documento da moto, só estou com o DUT. ( O DOCUMENTO ESTÁ ATRASADO)

    Ainda há possibilidade de transferência?

    Me arrependi de ter feito isso, seria possível emitir um novo DUT, e não transferir para o meu nome?

    Desde já agradeço.

    • Mariana Despachante.com disse:

      Wellington,

      Somente com a 2ª via do CRV é que você conseguirá transferir esse veículo e, para isso, a única pessoa que pode solicitar é quem está com o nome no documento.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  17. ledanilla disse:

    Meu carro vai ser vistoriado só que nos vidro traseiros está adesivado com propaganda os adesivo e furado para não atrapalhar a visão tem álgum problema ? Ou isso implicara para vistoria?

  18. Jose aparecido disse:

    Se o veiculo for reprovado tem prazo para regulamentar sem pagar novamente a taxa de vistoria

  19. MARCIO SIMIONI disse:

    PREZADOS:
    Em 2008, comprei um velho caminhão FNM, cavalo-mecânico ano 1966, que estava com documentação regularizada, chapa de São José dos Pinhais/PR.
    No documento de transferência , consta como novo endereço a cidade de Atibaia onde possuo uma chácara e, portanto, deverei fazer todos os tramites no Detran de lá. Acontece que o caminhão ainda não está em condições de ser vistoriado e eu gostaria de saber se posso pagar todos os débitos pelo site do Detran do PARANÁ (existe essa opção, no Banco do Brasil)ou seria melhor não pagar nada até que essa vistoria possa ser feita.
    Por esse site, já consta um passivo de quase R$600,00 e eu não gostaria de deixar acumular mais ainda.
    A cabine do caminhão está muito deteriorada e nunca passaria em uma vistoria. Já tenho uma outra para fazer a troca mas isso ainda vai demorar algum tempo.
    Não existe um meio de oficializar a existência desse caminhão, pagar todas as taxas e condicionar a vistoria para mais tarde?
    Qual o melhor caminho a seguir?
    Agradeço a ajuda.
    Atenciosamente.
    MARCIO

  20. João Guarnieri disse:

    Olá,
    Preciso transferir um carro com placas de Taubaté, SP para Taubaté mesmo. Ocorre que o veículo está comigo e moro em Ubatuba, SP. É possível fazer a vistoria aqui mesmo, em Ubatuba, ou tenho que me deslocar com o veículo até Taubaté para realizar a vistoria?

Deixe uma resposta