Você sabe o que é o DUT e como preenchê-lo?

O Despachante.com te explica como você deve preencher o documento e os cuidados para não rasurá-lo

Por muitas vezes, ao vender ou comprar um carro, as pessoas não sabem como preencher corretamente o Certificado de Registro do Veículo (CRV), que também pode ser conhecido como recibo de compra e venda, de acordo com pesquisa realizada pelo DETRAN, que busca reduzir o número de erros dos clientes no preenchimento do recibo de transferência de propriedade, mais conhecido como DUT (Documento Único de Transferência).

dut detran crv preenchido corretamente

DUT detran CRV – preenchido corretamente

É importante que, ao vender o seu carro, entregar ao novo proprietário, o recibo devidamente assinado, datado e com firma reconhecida em cartório. Em casos de preenchimento errôneo, o antigo proprietário ainda se responsabiliza pelos atos cometidos pelo atual, como multas de trânsito, atropelamentos e colisões, já que, para o DETRAN, o dono do veículo ainda é você.

Mesmo atuando com um trabalho educativo, o DETRAN registra muitos casos de erros no recibo de compra e venda do veículo em seu atendimento. Para que esse número baixe, outras campanhas também estão sendo realizadas, informando ao cliente os procedimentos adequados na hora do processo de compra de venda de um carro, evitando erros.

O passo a passo é simples. Basta o proprietário entregar o recibo completamente preenchido, tirar uma cópia autenticada e dar entrada em uma restrição administrativa em qualquer unidade de atendimento do DETRAN. Fazendo esse procedimento, o antigo dono se livra da responsabilidade e possíveis complicações que o atual venha sofrer e o mesmo se responsabiliza por todas as penalidades impostas e reincidências até a data da comunicação de venda, segundo o artigo 134 do Código de Trânsito Brasileiro.

PENALIDADE

Ainda de acordo com o DETRAN, o número de transferências que estão sendo realizadas 30 dias após a data que a venda é confirmada também tem crescido em grandes proporções. O artigo 233 do Código de Trânsito Brasileiro prevê penalidade para o comprador do carro que não realizar a transferência dentro do prazo de multa grave, no valor de R$127,96, mais cinco pontos na CNH e retenção do veículo para regularização.

Ainda tem dúvidas sobre como preencher o DUT ou sobre transferência de veículos? Deixe o comentário abaixo, que esclarecemos.

O Despachnate.com explica o que é DUT e como preencher este documento para Transferir seu veículo
DUT
Date published: 09/16/2013
5 / 5 stars

linha linha

Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário.

Você também pode gostar de:

609 respostas para “Você sabe o que é o DUT e como preenchê-lo?”

  1. ADILSON CSILVA disse:

    BOA NOITE MEU COLEGA ESTA ME VENDENDO UM CARRO E ESTAS SEM DOCS E ME DISSE QUE SÓ TEM UM COPIA DO DUT COM ESSA COPIA EU CONSIGO REGULARIZAR E TRANSFERIR PARA MEU NOME SE PODER ME AJUDAR .PLACA BFK0005

  2. Henrique disse:

    Boa noite.

    Eu fiz a compra de um carro em outro estado (SP) e preenchi com o endereco de minha casa (MG).
    Contudo, antes de realizar a transferência (ainda no prazo) recebi a informacao da minha empresa de que estou sendo transferido para o GO. Eu consigo transferir esse carro diretamente de SP para GO mesmo com o DUT preenchido com um endereco de MG? Ou eu obrigatoriamente terei que transferir para MG para depois transferir novamente para GO?

    Obrigado!

    • Mariana Despachante.com disse:

      Henrique,

      Você terá que verificar essa informação em um despachante de Goiás, pois os procedimentos são diferentes para cada Estado.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  3. DENILSON DANTAS disse:

    COMPREI UM CARRO FINANCIADO COMO PESSOA JURIDICA PELA MINHA EMPRESA
    Recebir o DUT assinado pelo vendedor, mais estou na duvida para preencher em dois quisitos, se em NOME DO COMPRADOR eu coloco o nome da empresa ou o nome de quem assina pela empresa no caso o meu nome.
    E em ASSINATURA DO COMPRADOR, Seria minha assinatura, pois assino pela empresa?

    • Mariana Despachante.com disse:

      Denilson,

      Você tem que preencher o documento com os dados da empresa, a sua assinatura como proprietário e também deve ter uma procuração ou contrato social da empresa, apontando que é você quem tem o poder da mesma como proprietário.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  4. Juliana Sumienski disse:

    Boa tarde!

    Gostaria de saber onde retiro o recibo que deve ser entregue ao novo proprietário?

    Obrigada.

    • Mariana Despachante.com disse:

      Juliana,

      Geralmente, o proprietário possui o recibo de compra e venda do veículo. Caso não tenha, você deve procurar uma segunda via no local onde a placa está registrada. Se for em São Paulo ou SBC, o Despachante.com realiza esse serviço. Por favor, entre em contato conosco pelo e-mail tatiana@despachante.com

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  5. allan disse:

    boa tarde, gostaria de saber se tenho que receber o dinheiro do comprador antes de preencher o DUT

    obrigado

    • Mariana Despachante.com disse:

      Allan,

      Sim, aconselhamos você a receber o dinheiro antes de realizar a transferência do veículo e preenchimento do documento.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  6. Pedro D disse:

    Olá, estou fazendo minha transferencia de bem para um veiculo semi-novo, e a financeira pede para que no preenchimento escreve “Alienação á NOMEDAFINANCEIRA S.A” Mas não explica exatamente em qual parte do documento escrever, vocês teriam essa informação ?

    Obrigado

    • Mariana Despachante.com disse:

      Pedro,

      Vamos ver se entendemos direito a sua situação: você está comprando um veículo com alienação e o banco em que você está fazendo o financiamento, pediu para você colocar a alienação ao banco?
      Se for isso, não precisa preencher desta forma, pois a alienação fiduciária constará em sistema, restringindo, assim, a transferência deste veículo para você, sem a observação de alienação.

      Por favor, nos envie um e-mail para diego@despachante.com, com o número de seu telefone, para esclarecermos melhor a sua dúvida, pois é um pouco complexa.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  7. Ricardo disse:

    Boa tarde,

    Adquiri um veiculo na concessionaria, a transferência do veiculo será efetuado pela concessionaria, porém fui informado que no ato da entrega do veiculo, o doc do carro constara ainda em nome da concessionaria, pois tem um prazo de 10 dias para efetuar a transferência, e normal a concessionaria entregar o veiculo sem ter efetuado a transferência? Posso solicitar algum tipo de comprovante de quitação, pois sairei da concessionaria sem o CRV(DUT) em meu nome?

    Grato,
    Ricardo

    • Mariana Despachante.com disse:

      Ricardo,

      Normal não é. O correto seria você sair da concessionária com este veículo já em seu nome, para evitar problemas futuros. A transferência de um veículo pode ser feita em até 30 dias do ato da compra, ou seja, da data que está no DUT. Caso não seja realizada a alteração do documento, implica em multa de R$127,69 e mais cinco pontos na CNH. Porém, você não deve sair do local sem o documento do veículo, pois implica em multa e apreensão do automóvel caso um policial te pare ao trafegar com o veículo.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  8. Luiz Sérgio disse:

    Boa Noite:
    estou transferindo meu carro (CRV de SP) para minha ex-esposa, que já está em outro Estado (BA), eu posso preencher com endereço dela (de um Tio de SP) e enviar pelo correio,.
    Ela consegue transferir sem problemas lá ?

    Ou é necessário o endereço da BA ? (não quis me informar….)

    Grato

    • Mariana Despachante.com disse:

      Luiz,

      O correto seria você já transferir diretamente para o endereço dela da Bahia, assim, evita problemas e dores de cabeça de alteração de endereço.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

      • Luiz Sérgio disse:

        Grato pela informação.

        Mas ainda apareceu outra:

        o aviso do IPVA 2014 (SP) já está aqui comigo, sem quitação do mesmo a minha esposa não consegue transferir, mesmo tendo pago tudo certinho em 2013 ?

        Grato

        • Mariana Despachante.com disse:

          Luiz,

          Para realizar qualquer tipo de transferência, o veículo não pode ter nenhum tipo de débito em aberto, inclusive o pagamento integral do IPVA de 2014.

          Obrigada,
          Equipe Despachante.com

  9. Ricardo disse:

    Obrigado pela resposta! Porém ainda continuo com uma duvida…

    A minha duvida é, se por acaso tiver algum problema na entrega do CRV prometida pela concessionaria, qual o documento que devo solicitar quando retirar o veiculo que comprei para servir como prova da quitação do veiculo adquirido?Já que estarei com apenas o CRLV em nome da revendedora.

    Desculpe prolongar muito…
    Grato!
    Ricardo

    • Mariana Despachante.com disse:

      Ricardo,

      Você pode solicitar um recibo para a concessionária de quitação de dívida. O CRV já é um documento que comprova que você é o proprietário do veículo.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  10. Davi oliveira disse:

    Eu comprei uma moto onde o 1 dono ja tinha prenchido o dut para o 2 e nao to conseguindo fazer a tranferencia para meu nome pois o endereço do segundo dono da como nao existente sera q consigo tirar a segunda via do dut??

    • Mariana Despachante.com disse:

      Davi,

      Quem pode tirar a segunda via do DUT é a pessoa que consta o nome no documento da moto. Se você solicitar para ela, pode tirar esse documento.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  11. jose carlos disse:

    Boa tarde,
    Comprei um fusca com o recibo preenchido e reconhecido em nome de terceiro, posso transferir diretamente para o meu nome fazendo dupla transferencia ?? Ou o que devo fazer já que não tenho contato com a pessoa que consta no documento??????
    Atenciosamente, Jose Carlos.

    • Mariana Despachante.com disse:

      José Carlos,

      A dupla transferência é crime e você tem que ficar atento para não ter problemas futuros. Já que comprou o veículo, o correto é você procurar e ir atrás de pessoa cujo o nome está no documento do veículo. Essa terceira pessoa que te vendeu o veículo não tem o contato do antigo proprietário?

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  12. Luciana disse:

    Boa Tarde!!!
    Minha duvida é se quando eu for assinar eu posso tirar algum sobre nome meu ou abreviar ou tem que ser nome completo para eu assinar?
    Obrigada!!!

  13. Marcelo disse:

    Boa tarde,

    Comprei um veículo usado, o DUT foi colocado no nome da empresa e autenticado no cartório. Minha dúvida ficou no campo RG, eu coloquei o meu RG normalmente, mas preenchi as outras informações com nome da empresa (CNPJ, Razão Social). Tem algum problema colocar o RG neste caso ou fiz o procedimento correto?

    Obrigado!

    • Mariana Despachante.com disse:

      Marcelo,

      Você poderia ter preenchido somente com os dados da empresa, mas não tem problemas em ter colocado o seu RG.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  14. Francesco G disse:

    Prezado.

    O documento Dut devidamente preenchido e autenticado mas sem a assinatura do comprador é suficiente para a tranferência do carro? Este documento, de acordo com alguma Lei, é o único necessário para transferir o veículo?

  15. silvana disse:

    Olá, estou vendendo meu carro, mas vou facilitar o pagamento dividindo o valor em parcelas, como devo agir nesse caso..espero o termino das parcelas para transferir o documento para o comprador, e em caso de multa ou alguma infração…existe algum documento que possa me dar respaldo nesse sentido?

    • Mariana Despachante.com disse:

      Silvana,

      Você deve assinar o documento somente quando a última parcela estiver quitada. Neste caso, melhor é você procurar um advogado para resolver a questão entre as partes.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  16. Paulo Lucas Moura da Silva disse:

    No meu caso eu sofri um assalto e a seguradora exige DUT de transferencia original (sou de SP e os dados para preenchimento são do RJ). Gostaria de saber qual o primeiro passo que devo fazer e como?

    • Mariana Despachante.com disse:

      Paulo,

      Você deve preencher com os dados da matriz da seguradora, conforme a mesma solicitou. Você deve assinar o documento e reconhecer firma em nome da seguradora, que será a nova proprietária.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  17. Daniel disse:

    A assinatura do comprador, precisa necessariamente estar no nome do dono do carro?
    Exemplo: vou ir viajar para comprar o carro do meu irmão,eu posso assinar o dut no lugar do comprador e depois ele fazer transferência para o nome dele? ou o carro terá que ficar no meu nome?

    • Mariana Despachante.com disse:

      Daniel,

      Não, esse processo que você citou é uma dupla transferência, procedimento ilegal. A assinatura deve ser feita pelo real comprador do carro, aquele que está com o nome no documento.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  18. joao disse:

    Quero saber onde posso preencher o DUT, a minha finaceira foi a Finasa, quitei o carro.

    • Mariana Despachante.com disse:

      João,

      Você deve ir até a agência em que fez o financiamento para preencher e transferir corretamente o DUT.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  19. Odirlei disse:

    Eu comprei um veiculo em SBC com placas de indaiatuba, este veiculo era financiado pelo banco itau e foi quitado, o banco me mandou o recibo de compra e venda preenchido só que com local de SBC e meu ultimo licenciamento tambem de indaiatuba, poderia me dizer qual é o procedimento a ser tomado?

  20. Danilo de Azevedo disse:

    Olá, comprei um carro em 2008, financiei por leasing pela FINASA S.A. Quitei o carro e agora pretendo vender. Só que nunca recebi o recibo de compra e venda. Quais documentos devo pedir a financeira para poder passar o carro para o meu nome e em seguida vende-lo? Obrigado.

    • Mariana Despachante.com disse:

      Danilo,

      A Finasa deve transferir o veículo primeiro para o seu nome para depois, você conseguir transferir para o outro proprietário. O comprovante de quitação do veículo é o documento transferido para o seu nome.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

Deixe uma resposta