Recurso de Multa por Excesso de Velocidade: Saiba como Proceder

Multas e advertências fazem parte da vida de qualquer motorista, e são necessárias para que as boas práticas sejam aplicadas na hora da condução e garantam a segurança de todos que utilizam as ruas. Porém, bem como em qualquer tipo de autuação, pode haver aplicação indevida. Se você acha que está em uma situação como essa, é possível o recurso de multa por excesso de velocidade.

Você sabe como realizar este pedido? Confira neste artigo algumas dicas!

Como dar entrada no recurso de multa por excesso de velocidade

Se você foi notificado por uma infração que julga indevida, é importante entender alguns aspectos legislativos vigentes para verificar se um recurso de multa por excesso de velocidade é aplicável:

Tipo da infração

A infração por excesso de velocidade é dividida em três tipos, de acordo com a gravidade:

  1. infração média — de oito a 20% acima do limite estipulado na via;
  2. infração grave — 20 a 50% acima do limite;
  3. infração gravíssima — acima de 50%.

Todas resultam em multas e perda de pontos na carteira, porém, no caso da gravíssima, o valor da é multiplicado por três e ocorre também a retirada do direito de dirigir, além da CNH suspensa.

No caso da infração média, é possível solicitar, em até 15 dias, a conversão em advertência por escrito junto ao órgão de trânsito. No entanto, isso só é válido caso o condutor não tenha sido autuado pela mesma razão nos últimos 12 meses.

Defesa prévia de multa

Caso a conversão em advertência não seja aprovada, o próximo passo é a defesa prévia, que deve ser solicitada por meio do preenchimento de um modelo de formulário a ser enviado para o órgão de trânsito.

O ideal é tentar encontrar quais foram as incoerências entre o acontecido e o Código Nacional de Trânsito, para justificar o pedido da defesa.

Vale mencionar que, se a autuação chegar à sua casa junto ao boleto para pagamento, a defesa prévia não é possível, visto que a penalidade já foi aplicada. O recurso, no entanto, ainda é válido.

Recurso de multa por excesso de velocidade

Para que um recurso leve a uma decisão satisfatória para você, a defesa deve ser muito bem preparada, e isso pode não ser tarefa fácil.

O Despachante.com conta com um departamento jurídico especialista em recurso de multa, e você só precisa levar alguns documentos. A partir daí, elaboramos todo o processo administrativo e aplicamos os melhores argumentos possíveis para defesa de sua infração. Tudo é feito de forma legal e com alegações verdadeiras, sem burlar nenhuma lei.

Essa fórmula faz com que tenhamos altos índices de deferimento, e o melhor é que você poderá realizar todo o processo sem sair de casa!

Conheça nossos serviços e aproveite as facilidades do Despachante online!

2018-12-11T14:10:52+00:00 agosto 31st, 2018|Recurso de Multa|2 Comentários

2 Comentários

  1. david 18 de setembro de 2018 em 05:07 - Responder

    como e cobrado para você fazer cada recurso

    • blogdespachante 21 de setembro de 2018 em 19:39 - Responder

      David,

      Cobramos R$24,00 por recurso. Caso tenha interesse, envie um e-mail para cotacao@despachante.com

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

Deixar Um Comentário