Como Transformar Multa de Trânsito em Advertências

Até o motorista mais cuidadoso do mundo está sujeito a cometer infrações. Seja qual for a razão, se houve um momento de imprudência ou se acontecimentos externos influenciam, isso pode ocorrer. Em certos casos, o ocorrido pode gerar uma multa ou até mesmo a perda de pontos na carteira. Para evitar isso, o melhor é saber como transformar multa de trânsito em advertências. Confira este artigo para descobrir!

Como transformar multa de trânsito em advertências?

A conversão da multa em advertência se baseia nas diretrizes da legislação brasileira de trânsito, que acredita que, em certas situações, ganha-se mais ao educar do que ao punir. Sendo assim, é retirada do infrator a necessidade do pagamento.

O processo de conversão deve ser iniciado em até 30 dias corridos após a autuação ou o recebimento da notificação por correio e pode ser feito online, pelo site do Detran ou Ciretran.

O infrator, então, preenche o formulário, imprime e assina. Após o preenchimento é necessário digitalizar o documento e enviar anexado a outros, listados na página. Nada pode ser alterado no processo, pois o recurso só será julgado se o formulário for preenchido a mão pelo infrator.

Outro ponto importante é o fato de que somente o próprio órgão autuador poderá ser acionado para uma tentativa de recurso como esta. Se a sua autuação for realizada por outros órgãos, como as prefeituras ou os rodoviários, será necessária a apresentação do histórico do prontuário, que também pode ser conseguida no portal do Detran ou Ciretran.

Se tudo correr bem e a conversão for aprovada, o infrator deixa de pagar a multa e também não sofre as consequências que podem até mesmo levar a ter a CNH suspensa.

Quem está apto à conversão?

Além de entender como transformar multa de trânsito em advertências por escrito, é importante saber que esta medida não serve para todas as infrações e também tem certos fatores limitantes.

Só podem ser convertidas em advertência as infrações leves e médias cuja ocorrência não for reincidente por pelo menos 12 meses. Nada é garantido e o recurso pode ser indeferido se assim for julgado pela autoridade de trânsito responsável.

Como facilitar a obtenção do recurso?

Existem maneiras de aumentar a sua chance de garantir o sucesso do recurso. Uma delas é apostar em empresas que oferecem serviços de auxílio jurídico para melhorar sua defesa.

Busque um departamento jurídico especialista em recurso de multa, que lhe ajude com processos administrativos e a argumentação de defesa, de maneira legal e sem falsas alegações. Sempre pesquise também o índice de deferimento.

Confira mais dicas como essa no blog do Despachante!

2018-11-23T16:22:29+00:00 novembro 14th, 2018|Recurso de Multa|0 Comentários

Deixar Um Comentário