Carro com Som Alto dá Multa?

Para a maior parte dos condutores, dirigir sem escutar música é uma tarefa praticamente impossível. No carro, é muito comum que, ao ligar o veículo, a primeira ação seja ligar o rádio ou conectar o celular para tocar. Porém, é preciso ficar atento, pois carro com som alto pode dar multa.

Você já se incomodou com um carro com som alto na rua? Cenas como essa são bastante comuns e, hoje, esse tipo de ação é considerada poluição sonora.

Carro com som alto dá multa — Entenda a lei

O volume do som dos carros é motivo de embate constante no Brasil. A resolução nº 624/17 do CONTRAN diz que haverá penalização ao condutor todas as vezes que o som que sai do automóvel for audível do lado de fora do veículo, gerando perturbação ao sossego público.

A implementação da resolução gerou polêmica no país, já que é do agente de trânsito a responsabilidade de medir a altura do carro com som alto e a infração dependerá única e exclusivamente da boa fé do mesmo.

A mesma lei também determina que aqueles sons que são emitidos por conta de componentes intrínsecos aos carros, como freios, alarmes, sinalizadores de ré ou buzinas, por exemplo, não são passíveis de punição.

Portanto, usar no veículo um equipamento de som com volume que não é autorizado pelo CONTRAN impacta em uma infração grave, cinco pontos na carteira e retenção do automóvel para regularização da situação.

Foi multado? Saiba como recorrer

Se você foi multado por conta de um carro com som alto, saiba que é possível recorrer à infração. Pode acontecer de uma multa ser aplicada de maneira errada, já que tudo depende única e exclusivamente da opinião do agente de trânsito.

Quando receber o auto de infração, basta entregar a defesa prévia. Caso não seja aceita, ainda é possível entrar com o recurso de multa de trânsito junto ao JARI (Junta Administrativa de Recursos de Infração) em primeira instância e ao CETRAN (Conselho Estadual de Trânsito) em segunda instância. Porém, o Despachante pode te ajudar com essa tarefa! Nós elaboramos o recurso de acordo com o órgão responsável pela infração. Entre em contato conosco para realizar um orçamento.

 

2018-12-13T16:04:21+00:00 dezembro 25th, 2018|Multa de trânsito|0 Comentários

Deixar Um Comentário