5 Sinais que Dizem que Está na Hora de Trocar o Kit de Embreagem

Início » 5 Sinais que Dizem que Está na Hora de Trocar o Kit de Embreagem

5 Sinais que Dizem que Está na Hora de Trocar o Kit de Embreagem

Responsável pela transmissão do torque do motor para o câmbio e daí para as rodas, o sistema de embreagem do carro tem também a função de permitir a mudança de marchas pela interrupção da rotação.
Composto basicamente por três itens: platô, disco e rolamento (ou colar), o kit de embreagem ainda protege o propulsor e o sistema de transmissão de sobrecargas, além de interromper o fluxo da força entre o motor e a caixa de câmbio.
Com todas essas funções, a embreagem sofre desgastes e, por recomendação dos mecânicos, a cada 60 mil quilômetros deve passar por avaliação para verificar a necessidade de troca.
No entanto, como a durabilidade desse sistema depende muito do tipo de condução, terrenos em que roda e carga suportada, é importante ficar atento às alterações no desempenho do veículo, que são sinais de que chegou a hora de substituir o kit. Veja 5 deles a seguir.

1. Pedal pesado

Normalmente, o primeiro sinal de que o kit de embreagem precisa de manutenção é dado pelo pedal, que fica pesado, exigindo mais força do motorista para acioná-lo, além de dificultar o engate da marcha.

2. Dificuldade para subir ladeiras

Um carro com embreagem desgastada tem dificuldade para subir morros e ladeiras, pois perde potência, mesmo com o alto giro do motor.

3. Trepidações

O desgaste do kit de embreagem faz o veículo trepidar ao sair do lugar, efeito do excesso de vibração na partida.

4. Patinação

A perda de força na transmissão do torque de motor para o câmbio faz o automóvel patinar, mais um sinal de que a embreagem precisa ser trocada.

5. Dificuldade para engatar as marchas

Quando o sistema de embreagem tem de ser substituído, o carro passa a apresentar grande dificuldade no engate das marchas, causando as famosas arranhadas.
Para evitar problemas maiores e altos gastos, o ideal é que, ao perceber qualquer um dos sinais listados acima, você procure um mecânico, que poderá analisar a urgência da troca do kit de embreagem do seu automóvel.
Agora que você já sabe como perceber se a embreagem do carro está desgastada, conheça também os tipos de motor de carro e suas características.

2017-09-06T17:15:26+00:00 setembro 6th, 2017|Manutenção de veículos|2 Comentários

2 Comentários

  1. Kézia 10 de junho de 2018 em 12:40 - Responder

    Excelente explicação! Parabéns! o meu carro está apresentado todos estes problemas, vou procurar com urgência o mecânico. DEUS o abençoe! Sempre!!!

  2. Bruno 21 de agosto de 2018 em 02:18 - Responder

    Ótima explicação

Deixar Um Comentário