Saiba Tudo Sobre a Antecipação do IPVA

O Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores, conhecido pela sigla IPVA, é um imposto estadual que é cobrado anualmente para todos aqueles que têm algum carro, moto e até mesmo aeronaves ou embarcações em seu nome. A alíquota varia de acordo com o estado em questão e pode ir de 1% até 6%. Porém, você sabia que é possível fazer a antecipação do IPVA?

O recolhimento da guia é anual e metade do valor arrecadado é direcionado ao município em questão. Os outros 50% vão para os cofres públicos e podem configurar investimentos nos mais diversos setores, como segurança pública ou saúde. Existem algumas opções diferentes para quem precisa fazer o pagamento, que pode ser parcelado ou, como dissemos acima, até mesmo antecipado.

Tudo sobre IPVA

O pagamento do IPVA pode ser feito pela internet, nos equipamentos de autoatendimento ou nas agências bancárias credenciadas dos estados. Neste caso, deve-se estar com o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) em mãos. Em alguns locais, lotéricas também são credenciadas para a realização do pagamento.

 

Como qualquer boleto, se a data de vencimento cair em um sábado, domingo ou feriado, passa a ser o primeiro dia útil seguinte. É preciso lembrar que o IPVA não substitui nenhuma documentação de seu veículo, sendo necessário o Certificado de Licenciamento do Veículo.

Como funciona a antecipação do IPVA?

Na maior parte dos estados existe a possibilidade de efetuar o pagamento do IPVA em até três parcelas diferentes. Porém, também pode-se realizar a antecipação do IPVA — o pagamento antes da data-limite da primeira parcela.

No estado de São Paulo, funciona da seguinte maneira: se o contribuinte pagar em cota única até o prazo de vencimento, estará garantido um desconto de 3% em cima do valor da guia.

Porém, em estados como o Rio Grande do Sul e Amazonas, por exemplo, se não tiver multas de trânsito nos dois anos anteriores, o desconto na guia é de 15%. Já para quem não teve multas apenas no ano anterior, o desconto é de apenas 10%. Para todas as demais situações, é aplicada uma redução de 5%. Portanto, verifique as regras sobre a antecipação do IPVA de seu estado.

Gostou de saber tudo sobre a antecipação do IPVA e conhecer todos os detalhes do imposto? Se você se interessa por esse tipo de conteúdo e quer ficar sempre por dentro das novidades continue acompanhando o blog do Despachante!

2018-12-13T16:07:41+00:00 dezembro 31st, 2018|IPVA|0 Comentários

Deixar Um Comentário