Quanto custa o IPVA de uma moto?

O IPVA é um imposto cujo pagamento é obrigatório para todos os veículos automotores, exceto em casos de isenção, e por isso é crucial que o custo com essa taxa esteja previsto em seu orçamento. Os valores cobrados, no entanto, são alterados com certa frequência, normalmente anual. Portanto, para evitar surpresas, se você é motociclista, é bom saber quanto custa o IPVA de uma moto e já provisionar o valor.

Saiba quanto custa o IPVA de uma moto

A quantia que deverá ser investida para pagamento do imposto será diferente para cada modelo, então é impossível precisar quanto custa o IPVA de uma moto exatamente. Dependerá, principalmente, do valor do veículo na Tabela Fipe e do estado em que foi registrado.

Para que você não corra o risco de cair em golpes, o ideal é que saiba calcular previamente, ainda que de maneira não totalmente precisa, o quanto pagará pelo imposto.

Como calcular o IPVA

Para saber o valor do imposto de seu veículo, primeiramente verifique qual é a alíquota definida para ser utilizada em seu estado, que deve ser de um a quatro por cento. Feito isso, verifique na Tabela Fipe o valor de seu veículo. É importante mencionar que o valor ali colocado não é exato, e sim uma estimativa.

Após conseguir os dados de valia e da alíquota, o cálculo é simples: caso a alíquota em seu estado seja de dois por cento, por exemplo, e sua moto esteja na Fipe com o valor de 15 mil reais, você pagará 300 reais de IPVA, aproximadamente.

Ter ao menos uma noção desse valor é crucial, pois hoje em dia, próximo da época de pagamento dos impostos, são enviados muitos boletos falsos pelo correio. Dessa maneira, você pode utilizar o resultado de seu cálculo como a primeira forma de verificação da veracidade do documento para não cair no golpe.

Ainda assim, o ideal é não pagar o boleto enviado pelo correio, e realizar a quitação por outros meios. Nesse caso, um despachante pode ajudá-lo com toda a tramitação, assim poderá evitar filas e resolver rapidamente as questões de regularização de seu veículo.

Verifique se é isento do pagamento

Existe a possibilidade de que seja isento do pagamento do IPVA. Para certificar-se, é necessário confirmar a lista de isenções, que podem envolver desde o ano de fabricação do veículo até as condições físicas do proprietário.

Gostou das dicas em relação ao IPVA de sua moto? Continue no blog do Despachante.com para saber mais!

2018-06-22T17:09:58+00:00 junho 21st, 2018|IPVA|0 Comentários

Deixar Um Comentário