Como Saber o Valor Venal do Veículo

Na hora de comprar ou trocar de carro ou moto, muitas pessoas possuem a mesma dúvida sobre como saber o valor venal do veículo. Portanto, é importante ter em mente que existem inúmeros fatores a serem levados em conta para chegar em um resultado justo e assertivo, para assim, garantir que se mantenha dentro do orçamento.

Como Saber o Valor Venal do Veículo? 

Primeiro, existe uma dica básica que queremos te passar: modelos de carros mais populares são mais simples de vender futuramente por conta da maior quantidade de público interessado, sendo assim, costumam ter uma menor desvalorização no decorrer do tempo.

Agora sim, vamos à pergunta principal: como saber o valor venal do veículo? A resposta é simples! O jeito mais fácil e usual de fazer isso é consultando gratuitamente a tabela FIPE. Ela te passará uma base atualizada do real valor do veículo de forma rápida e descomplicada.

Porém é preciso refletir sobre algumas variáveis:

  • região: determinado veículo pode sofrer alterações no valor de estado para estado, por exemplo. Por isso, dê uma olhada nos jornais da sua região e faça um comparativo de preços;
  • quilometragem: quanto maior, menor será o preço de venda;
  • cor do carro: geralmente, cores que conseguem “esconder” melhor riscos e arranhões ganham a preferência. Ou seja, acaba sendo mais valorizados.

Importância do IPVA

Como dissemos, existem muitos custos além envolvidos na compra de um carro, como por exemplo, manutenção, seguro e o IPVA, que é um tributo obrigatório, de responsabilidade dos governos estaduais, cobrado anualmente de todos os proprietários de veículos. Por isso, resolvemos explicar um pouco como ele funciona para evitar futuros problemas e considerar esse tributo na hora da compra.

As alíquotas no IPVA que variam entre 1% e 4% sobre o preço de venda do veículo na tabela FIPE do ano, onde os estados possuem total autonomia para fazer a taxação como acharem apropriado.

Se você é ou pretende se tornar dono de um carro ou moto, fique atento às informações sobre o valor do IPVA e programe-se para realizar o pagamento desse imposto sem atrasos, para não cair na dívida ativa ou perder valor de venda.

Itens que interferem no cálculo do IPVA

Como dissemos acima, a alíquota do IPVA varia de estado para estado e incide sobre o valor venal do veículo na tabela FIPE. O valor do imposto que você pagará depende do modelo e do ano do seu carro, do estado em que ele foi emplacado e, em estados como o de São Paulo, do tipo de combustível que ele usa para se locomover.

Com todas essas informações em mãos é possível calcular  o valor do IPVA do carro sem maiores dificuldades e, para quem está escolhendo seu novo carro, um fator decisivo para escolher a próxima aquisição.

Calcule o valor do IPVA do veículo

Calcular o valor do IPVA do carro é essencial para quem quer aprender como saber o valor venal do veículo. Então, vamos la!

Para fazer o cálculo do IPVA você deve acessar a tabela FIPE do ano, lá constará o valor venal do modelo do veículo desejado. Esse valor deve ser multiplicado pela alíquota aplicada no estado da placa. Em São Paulo, as alíquotas são as seguintes:

  • veículos movidos a gasolina e biocombustível: 4%;
  • pick-ups de cabine dupla: 4%;
  • veículos movidos a álcool, eletricidade ou gás: 3%;
  • utilitários (cabine simples), ônibus, micro-ônibus, motocicletas, motonetas, quadriciclos e similares: 2%;
  • caminhões: 1,5%.

Veja exemplo: um veículo popular, ano 2013, movido à gasolina, valor venal de R$ 23.065,00, emplacado em São Paulo, teria IPVA de R$ 922,60, conforme o seguinte cálculo: 23.065 X 0,04 = 0,9226

Mantenha seu IPVA em dia

O IPVA é uma conta que chega em janeiro, junto com todos aqueles diversos boletos de começo de ano e, no estado de São Paulo, pode ser pago em parcela única, com desconto de 3%, ou parcelado em 3X.

Se você teve qualquer problema para fazer o pagamento desse imposto, não se arrisque andando por aí com seu veículo irregular. Entre em contato com o Despachante.com e conheça os serviços para regularizar sua situação. 

Gostou deste artigo sobre como saber o valor venal do veículo? Continue acompanhando o blog do Despachante e confira mais matérias sobre o universo automobilístico!

2018-12-04T17:28:49+00:00 maio 17th, 2017|IPVA|1 Comentário

Um Comentário

  1. Despachante SP 21 de maio de 2017 em 18:08 - Responder

    Que Blog de qualidade, que site maravilhoso trazendo informações sempre de qualidade para todas as pessoas. Muito obrigado equipe por me ajudar nessa caminhada.

Deixar Um Comentário