Como Saber o Valor do IPVA de Um Veículo

Início » Como Saber o Valor do IPVA de Um Veículo

Como Saber o Valor do IPVA de Um Veículo

Na hora de comprar ou trocar de carro ou de moto, um importante fator a ser considerado é o valor do IPVA, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores que é um tributo obrigatório, cobrado anualmente de todos os proprietários de veículos.
De responsabilidade dos governos estaduais, o IPVA tem alíquotas que variam de 1% a 4% sobre o preço de venda do veículo na tabela FIPE do ano. E os estados têm autonomia para fazer a taxação como acharem apropriado.
Se você é ou pretende se tornar dono de um carro ou moto, fique atento às informações sobre o valor do IPVA e se programe para realizar o pagamento desse imposto sem atrasos, para não cair na dívida ativa e ter maiores dores de cabeça.

Veja os itens que interferem no cálculo do IPVA

Como dissemos acima, a alíquota do IPVA varia de estado para estado e incide sobre o valor venal do veículo na tabela FIPE. Sendo assim, o valor do imposto que você pagará depende do modelo e do ano do seu carro, do estado em que ele foi emplacado e, em estados como o de São Paulo, do tipo de combustível que ele usa para se locomover.
Tendo essas informações, é possível calcular, sem dificuldade, o valor do IPVA do carro e decidir se ele é mesmo a melhor opção de compra.

Calcule o valor do IPVA do seu carro

Para fazer o cálculo do IPVA você deve acessar a tabela FIPE do ano para saber o valor venal do modelo do veículo e multiplicá-lo pela alíquota aplicada no estado da placa. Em São Paulo, as alíquotas são as seguintes:

  • Veículos movidos a gasolina e biocombustível: 4%
  • Pick-ups de cabine dupla: 4%
  • Veículos movidos a álcool, eletricidade ou gás: 3%
  • Utilitários (cabine simples), ônibus, micro-ônibus, motocicletas, motonetas, quadriciclos e similares: 2%
  • Caminhões: 1,5%

Veja exemplo: um veículo popular, ano 2013, movido à gasolina, valor venal de R$ 23.065,00, emplacado em São Paulo, teria IPVA de R$ 922,60, conforme o seguinte cálculo: 23.065 X 0,04 = 0,9226

Mantenha seu IPVA em dia

O IPVA é uma conta que chega em janeiro, junto com todos aqueles diversos boletos de começo de ano e, no estado de São Paulo, pode ser pago em parcela única, com desconto de 3%, ou parcelado em 3X.
Se você teve qualquer problema para fazer o pagamento desse imposto, não se arrisque andando por aí com seu veículo irregular. Entre em contato com o Despachante.com e conheça os serviços para regularizar sua situação. Valores parcelados em até 12X no cartão de crédito. Confira!

2017-05-17T16:00:57+00:00 Maio 17th, 2017|IPVA|1 Comentário

Um Comentário

  1. Despachante SP 21 de Maio de 2017 em 18:08 - Responder

    Que Blog de qualidade, que site maravilhoso trazendo informações sempre de qualidade para todas as pessoas. Muito obrigado equipe por me ajudar nessa caminhada.

Deixar Um Comentário