Como Saber o Valor do IPVA de um Veículo?

O IPVA é um imposto cujo pagamento é obrigatório para quem quer circular em posição de legalidade com seu veículo. Por essa razão, é muito importante já ter uma reserva destinada à taxa, a fim de evitar problemas posteriores. Quer descobrir como saber o valor do IPVA de um veículo antes da chegada do boleto? Acompanhe este artigo!

Como saber o valor do IPVA de um veículo por meio do cálculo

Existe como saber o valor do IPVA de um veículo, e na verdade o cálculo é bem simples! Com as informações em mãos, qualquer um poderá fazer e ter a certeza de quanto precisa guardar para o pagamento do imposto. Veja abaixo:

Como calcular

O valor do IPVA muda, normalmente, todos os anos. Isso acontece por causa de um valor chamado de alíquota, e ele é essencial para realizar o cálculo.

Verifique qual será a alíquota válida para seu estado (de um a quatro por cento). Você pode conseguir esse número no Detran. Selecione também o valor de seu carro na Tabela Fipe — lembre-se que o número colocado ali é estimado, ou seja, o cálculo ajudará você a ter uma boa noção de quanto será cobrado pelo imposto, mas não o valor exato.

Após obter esses dados, o cálculo é muito fácil. Basta ver a porcentagem da alíquota e aplicá-la ao valor de seu veículo, e então terá o resultado.

Um exemplo: supondo que seu carro tenha o valor de 45 mil reais na Tabela Fipe e a alíquota vigente seja de 2%, pagará aproximadamente 900 reais de IPVA.

Como o valor do carro na Tabela Fipe não se altera muito em relação ao de compra e venda, na maioria das vezes, o cálculo, em tese, será praticamente preciso, com uma margem de erro bem pequena em relação ao que realmente virá cobrado no boleto.

Porque é importante saber o valor do IPVA antes do pagamento

Como já mencionamos, manter uma reserva para quitar a taxa é a melhor maneira de lidar, anualmente, com o IPVA. Porém, infelizmente existe outro motivo.

Próximo à época de pagar o imposto é muito comum que sejam enviados boletos falsos para diversos proprietários. Isso é uma forma de golpe muito popular e que atinge cada vez mais donos de carro pelo país.

Ao saber o valor aproximado de seu IPVA antes do dia do pagamento você tem um ponto a mais de segurança diante de uma possível falsificação, e poderá utilizá-lo como uma forma primária de verificação da veracidade do documento. Um dos cuidados para não cair no golpe.

Lembre-se de olhar também o endereço e de verificar qual o papel padrão utilizado pelo Detran em seu estado, para que a comparação seja mais assertiva!

Quer saber mais sobre o mundo automotivo? Continue no blog do Despachante.com!

2018-12-11T17:21:46+00:00 julho 17th, 2018|IPVA|2 Comentários

2 Comentários

  1. Wagner 17 de setembro de 2018 em 11:11 - Responder

    Meu veículo foi apreendido,gostaria de saber se eu pagar a primeira parcela do IPVA 2018 eu consigo o nada conta
    Obs esta vencido o ipva

    • blogdespachante 21 de setembro de 2018 em 19:36 - Responder

      Wagner,

      Não. É preciso quitar todos os débitos.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

Deixar Um Comentário