Você sabe como pagar o IPVA atrasado?

A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo notificou que mais de 280 mil veículos ainda apresentam débitos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), durante o período de 2008 a 2013.

IPVA

IPVA


Para facilitar o pagamento destas despesas, a Fazenda enviará ao domicílio tributário de cada um dos proprietários, um comunicado com todos os débitos do IPVA dos motoristas. Neste documento, consta a identificação do veículo, valores do imposto, multa incidente (20% do valor devido) e os juros por mora. O motorista também será orientado sobre os pagamentos e apresentação de defesa.

Para o contribuinte que receber esse comunicado, há um prazo de 30 dias para efetuar o pagamento ou elaborar sua defesa. Na carta, contém informações necessárias para regularizar a situação, incluindo a localização do Posto Fiscal mais próximo do endereço do contribuinte.

O pagamento pode ser feito pela internet ou em agências bancárias credenciadas, em autoatendimentos ou caixas eletrônicos, basta apenas informar o número do RENAVAM do veículo e o ano do débito do IPVA que será quitado.

O proprietário que não quitar o débito ou apresentar defesa no prazo terá seu nome inscrito na dívida ativa do Estado de São Paulo (transferindo a administração do débito para a Procuradoria Geral do Estado que poderá iniciar o procedimento de execução judicial, com aumento na multa de 20% para 100%, além da incidência de honorários advocatícios). O contribuinte deve regularizar a pendência com o Fisco para evitar a inclusão de seu nome no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais (CADIN Estadual), o que ocorrerá depois de 90 dias da data de emissão do comunicado de lançamento de débitos de IPVA.


linha linha

Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário.

Você também pode gostar de:

240 respostas para “Você sabe como pagar o IPVA atrasado?”

  1. Rafael Almeida disse:

    Boa tarde, minha tia tem um veiculo com o IPVA atrasado mais que 5 anos, gostaria de saber se é possível pagar esse valor avista, e se terá desconto ao pagar. Se sim, quais seriam os procedimentos, quem posso procurar para poder resolver esse problema.

    Favor caso queira pode me copiar no meu endereço de e-mail acima na resposta.

    FICO GRATO!

    • Mariana Despachante.com disse:

      Rafael,

      Infelizmente, você não tem desconto no pagamento à vista do IPVA.
      Você é de São Paulo? Nossa atendente Tatiana entrará em contato com você por e-mail.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  2. Mary disse:

    Boa tarde, minha mãe, me passou o carro dela, pra mim, porem não consigo transferi o mesmo para o meu nome pois o carro esta com IPVA por mais de 5 anos atrasado, consultei no site da fazenda a divida já está incluida na divida ativa, gostaria de saber se consigo parcelamentos, para eu por regularizar o veiculo.

    grata

    Mary

    • Mariana Despachante.com disse:

      Mary,

      Por favor, entre em contato conosco através do número (11) 3027-6900 ou nos envie um e-mail para tatiana@despachante.com com a placa do veículo para te passarmos os valores certinhos.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

    • manoel disse:

      Você pode pagar parcelado no site da secretaria da receita de são paulo

      • Equipe Despachante.com disse:

        O veículo está inscrito na Dívida Ativa por falta de pagamento de débitos do mesmo há mais de um ano. Não conseguimos efetuar o pagamento por aqui, somente o responsável indo diretamente na Secretaria da Fazenda, ou acessando http://www.fazenda.sp.gov.br.
        Para verificar sobre qualquer dúvida referente a Dívida Ativa, ligue para 0800170110.
        Obrigada,
        Equipe Despachante.com

  3. jane disse:

    O DOCUMENTO DO CARRO VENCE AGORA DIA 25/02 CONSIGO PARCELAR PARA PODER PAGAR

  4. Daniel disse:

    Bom dia..estou adquirindo um carro com ipva atrasado desde 2009..Consigo algum desconto ou parcelar pois o antigo proprietário so transfere o veículo apos a quitação da divida..

    • Mariana Despachante.com disse:

      Daniel,

      Provavelmente, o veículo já encontra-se na Dívida Ativa da Secretaria da Fazenda do Estado de SP. Você pode verificar diretamente por lá, porque, enquanto os débitos não são pagos, você não consegue fazer a transferência.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  5. maria cristina lazarini disse:

    Não paguei o meu IPVA desse ano. Quero efetuar o pagamento no mes que vem (maio 2014) e ainda não recebi a carta de cobrança. Por favor preciso receber essa carta com o valor exato que estou devendo para que eu possa quitar meu débito.
    Obrigada
    Cristina

  6. jose carlos disse:

    ola meu ipva de 2009 consta um valor 8,000 reais tem como recorrer desse valor??

    • Equipe Despachante.com disse:

      José,

      Se estiver na Dívida Ativa, infelizmente, não há como recorrer, terá que efetuar o pagamento integral.

      Obrigada.

  7. Wesley Santos disse:

    Olá boa tarde tenho carro que tem dívida documento atrasado desde 2012 o recibo da preenchido nome de outra pessoa e do proprietário sou o 3 dono do veículo gostaria de saber pra fazer a dubla transferência e pagamento do documento fazeria pra pagar boleto bancário e dividir não trabalho com cheque e nem cartão de crédito.

    • Equipe Despachante.com disse:

      Wesley,

      Não atuamos com dupla transferência de veículos, porque o procedimento é ilegal.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  8. Carolina Bosco disse:

    Fiz todos os procedimentos e pagamentos do IPVA 2014, mas no final só não conseguia pagar a taxa de licenciamento. Comecei a pesquisar na pagina da Secretaria da Fazenda do Estado de São PAULO e descobri que estou com um débito de parte do IPVA de 2013, ano que emplaquei meu carro novo, e este débito já está inscrito na dívida ativa. Na época, não tive nenhum problema para licenciar e lacrar o veículo, cujos procedimentos foram realizados por um despachante. Fui ao despachante que relutou muito em admitir o erro de cálculo, mas comparando o valor que fiquei devendo (SEM SABER) com o que está sendo cobrado, estão cobrando 100% de juros de mora ! Além disso, o site da Procuradoria do Estado avisa que mesmo havendo acordo, todos os procedimentos continuarão a serem feitos, inclusive protesto em cartório. Acontece que não recebi nenhum comunicado da Secretaria da Fazenda do ESP. Nem sabia que havia erro de cálculo no IPVA 2013. E, como o despachante conseguiu o documento do carro na época, se só uma parte do valor do IPVA havia sido paga ? Não é ilegal cobrar multa e juros de mora de 100 % sobre o valor devido ? Além disso, me inscrever na Dívida Ativa sem nem ao menos me comunicar que estou devendo ? O que podes ser feito a respeito ?

    • Equipe Despachante.com disse:

      Carolina,

      Infelizmente, nada. Você terá que efetuar esse pagamento mesmo com os altos juros que o Governo cobra, até porque, como o seu despachante mesmo disse, houve um erro de cálculo por parte dele e o imposto ficou sem ser pago. Quando o veículo fica 12 meses sem ter seus impostos pagos, entram para a Dívida Ativa e, quanto mais tempo demorar para liquidar este valor, maior serão os juros.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  9. Anderson disse:

    Boa Tarde

    Estou com um carro no estado do Pará, onde estava atrasado desde 12/2013, logo paguei os IPVA e DPVAT 2013/2014, agora não consigo imprimir o licenciamento e as multas, onde posso pagar? Mandei um email com os dados do veiculo para tatiane. Pois vou fazer a transferência de jurisdição.

    Desde já lhe agradeço

    • Equipe Despachante.com disse:

      Anderson,

      Provavelmente, na Secretaria da Fazenda, você conseguirá emitir o boleto de pagamento.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  10. Daniel Valério disse:

    Estou com o IPVA do meu veículo 2008 em atraso preciso saber se é legal a cobrança em 100% do valor do ipva principal e de multas como juros e multas ex: o valor principal do IPVA do veículo é r$1.644,12 eles estão cobrando este valor + este valor de novo dando no total o dobro ou seja 100% de multa e juros

    • Equipe Despachante.com disse:

      Daniel,

      Sim, esse valor é legal, pois implica em juros e multas por falta de pagamento dos anos que estão em atraso. O Governo é quem cobra esses valores.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  11. jose adriano disse:

    Tenho um carro Ford KA ano 98 no meu nome com a placa de Sao paulo,esta na divida ativa o ipva de 2009,2010,2011,2012,2013 tem como eu transferir esse carro parra o estado do ceara sem pagar essa divida ou transferi essa divida para a secretaria da fazenda do estado do ceara,ja que eu to morando no ceara.E oque e pagamento pacial na divida ativa

    • Equipe Despachante.com disse:

      José,

      Uma transferência só pode ser feita com todos os débitos do veículo quitados. Sem estarem quitados, o DETRAN bloqueia os documentos para transferência.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  12. Marcelo disse:

    Paguei em 02/12/13 o valor do ipva duplicado para poder licenciar meu caminhao, a divida estava no cadin e infelizmente tive que quitar para poder licenciar e trabalhar com o veiculo. Acontece que somente agora em maio/14 abriram o PPD(parcelamento de debitos) onde a diferença recai em mais de R$1.000,00, Pergunto: Eu posso solicitar a devolução desta diferença junto a fazenda do estado? tenho chances de ser atendido?

    • Equipe Despachante.com disse:

      Marcelo,

      Infelizmente, não. A dívida que já foi paga não tem como você solicitar a devolução do valor.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  13. adson disse:

    ola meu carro e um carro exento ja 1993 ele foi emplacado 2012 e 2013 e 2014 ta atrasado sendo que consultei ja na internt tem 591,53 a paga juncom com as mutas mas queria sabe se com dois anos o documento ja ta devendo au cefaz

    • Equipe Despachante.com disse:

      O veículo está inscrito na Dívida Ativa por falta de pagamento de débitos do mesmo há mais de um ano. Não conseguimos efetuar o pagamento por aqui, somente o responsável indo diretamente na Secretaria da Fazenda, ou acessando http://www.fazenda.sp.gov.br.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  14. claudia disse:

    meu carro tava na divida ativa fui no posto fiscal paguei e saio da divida ativa , liberou para licenciamento mais esta com documentos atrasados desde 2010 apaguei a divida de 2008 e 2009 o valor esta alto sera que consigo desconto pra pagar avista os anos de 2010 2011 2012 2013 tenhu medo de voltar pra divida ativa agora ,,, agora que ta liberado pra licenciar queria fazer isso rapido grato

    • Equipe Despachante.com disse:

      Não sabemos informar se o veículo voltará à dívida ativa, portanto, efetue o pagamento o quanto antes.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  15. filipe alex disse:

    boa tarde, estou querendo regulariza os 3 anos de ipva atrasado, qual é o tempo, após o pagamento pra chegar o doc?
    e em qual saite eu pego as boleta do ipva atrasado pra ta regularizando ?

    • Equipe Despachante.com disse:

      O veículo está inscrito na Dívida Ativa por falta de pagamento de débitos do mesmo há mais de um ano. Não conseguimos efetuar o pagamento por aqui, somente o responsável indo diretamente na Secretaria da Fazenda, ou acessando http://www.fazenda.sp.gov.br.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  16. Thiago Moura disse:

    Boa tarde… tenho um veículo com débitos de IPVA 2013 porem meu nome esta com divida ativa… fui até o banco e paguei somente o IPVA mas o licenciamento não da por conta da divida ativa… agora estou em duvida porque eu entro no site da fazenda e la consta o valor total da divida, tenho que pagar novamente o IPVA ou somente a multa mora!!

    • Equipe Despachante.com disse:

      Você teria que ter pago diretamente na Secretaria da Fazenda. O licenciamento só pode ser pago quando terminar de quitar o valor que está na Dívida Ativa.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  17. Lukas Henrique disse:

    Olá,boa noite!
    Tenho um veículo com 7 anos de Ipva atrasado,o mesmo já tem mais de 15 anos, aqui no Rio de Janeiro os ipva’s posteriores depois dos 15 anos que prevalecem, queria saber se em Belo Horizonte também funciona dessa forma ? Pois o veículo está com placa de BH. Queria ver a melhor maneira de pagamento para a divida. Obrigado.

    • Equipe Despachante.com disse:

      Não sabemos informar, pois, não atuamos fora de SP. Aconselhamos a procurar a Secretaria da Fazenda para verificar essas pendências.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  18. edgard dutra torres disse:

    gostaria de saber a situação da minha moto para eu regularizar ela

  19. ronei disse:

    estou com o ipva do carro atrazado ano 2012 2013 como quitar com desconto!

    • Equipe Despachante.com disse:

      O veículo está inscrito na Dívida Ativa por falta de pagamento de débitos do mesmo há mais de um ano. Não conseguimos efetuar o pagamento por aqui, somente o responsável indo diretamente na Secretaria da Fazenda, ou acessando http://www.fazenda.sp.gov.br.
      Para verificar sobre qualquer dúvida referente a Dívida Ativa, ligue para 0800170110.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  20. izabel disse:

    tenho um veiculo 2000.
    sou do RJ
    esta sem vistoria desde 2009, mas ipva estao pagos.
    ipva de 2014 nao esta pago.
    eu poderia fazer vistoria ???? são 5 anos sem vistoria.
    obrigada

    • Equipe Despachante.com disse:

      O Despachante.com não atua com serviços fora de São Paulo, aconselhamos a procurar um despachante local para fazer o serviço desejado/procurado.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

Deixe uma resposta