Veja como ficam as novas regras da inspeção veicular em São Paulo

Início » Veja como ficam as novas regras da inspeção veicular em São Paulo

Veja como ficam as novas regras da inspeção veicular em São Paulo

A partir de 1º de fevereiro, a Prefeitura de São Paulo suspendeu a inspeção veicular ambiental na cidade. Terminou hoje o prazo legal para que Controlar continuasse realizando o serviço. Agora, novas empresas devem ser contratadas em licitação.
Para o motorista que não fez a inspeção em 2013, poderá licenciar o carro a partir desta segunda-feira (3). Mas, quando o serviço voltar a ser feito na capital, o motorista deve levar seu veículo para a inspeção.

Inspeção veicular/ALEX SILVA/AE

Inspeção veicular/ALEX SILVA/AE


Veja abaixo a íntegra da nota divulgada pela Prefeitura:
Esclarecimento sobre a inspeção veicular
Com o fim da vigência da liminar que mantinha o contrato da Controlar em vigor até o dia 31 de janeiro, a Prefeitura presta os seguintes esclarecimentos à população:
1. A inspeção veicular ambiental fica temporariamente suspensa a partir de 1 de fevereiro de 2014. Será retomada após procedimento licitatório para a contratação de novas empresas para prestar o serviço. O edital está em consulta pública e será publicado nos próximos dias.
2. O licenciamento no exercício de 2014 não ficará condicionado à aprovação na inspeção veicular até que o serviço seja restabelecido. A regra visa não prejudicar os donos de veículos que estejam com pendência de inspeção e que não podem se regularizar por conta da suspensão temporária. Quando o serviço voltar a funcionar, os veículos com pendências terão prazo para realizar a inspeção.
3. As multas aplicadas até o dia 31 de janeiro continuam válidas. Não serão aplicadas novas multas por falta de inspeção ambiental durante o período da suspensão temporária, que começa em 1 de fevereiro de 2014.
4. O calendário da inspeção veicular de 2014 será publicado em portaria da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente oportunamente. A portaria definirá a frota alvo para inspeção neste ano de acordo com a nova lei de inspeção veicular, aprovada em abril de 2013.
5. A nova inspeção veicular
a. isenta os carros aprovados de pagamento de taxa;
b. não é exigida de veículos em seus primeiros três anos de uso;
c. será feita a cada dois anos se o veículo tiver entre quatro e nove anos de uso;
d. será feita anualmente se o veículo for movido a diesel ou se tiver dez ou mais anos de uso.

2014-01-31T11:26:31+00:00 janeiro 31st, 2014|Inspeção Veicular|9 Comentários

9 Comentários

  1. Ronaldo Oliva 2 de fevereiro de 2014 em 02:05 - Responder

    Olá,
    Eu levei uma multa de rodizio e inspeção, placa final 4 – 03/12/2014;
    Precisei levar minha mãe para fazer este exame de cateterismo, sai de casa as 10:00 hs, minha mãe foi liberada as 16:35 do hospital total cor Alameda Santos, 764 – Cerqueira César / São Paulo – SP – CEP: 01418-100
    Para piora tive que levar minha sóbria de 6 anos;
    Minha mãe não tinha mas condições de esperar até as 20:00 hs, devido a este exame ser tão invasivo, ai, fui enfrentar este rodizio, pensei que dava tempo, mais fui pego;
    Agora pergunta cabe recurso, tem prazo legal para fazer este recurso?
    att.,

    • Mariana Despachante.com 3 de fevereiro de 2014 em 09:00 - Responder

      Ronaldo,
      Sim, cabe um recurso, porém, não é certo que o DETRAN irá deferir o seu recurso. Em nossa página do Facebook, há um e-Book com os principais modelos de recurso de multa para você basear-se e entrar no DETRAN.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  2. Airton 7 de fevereiro de 2014 em 15:09 - Responder

    Eu havia pago o controlar dias antes da suspensão e não consegui agendar, esse dinheiro vai ficar de graça pra o controlar, pois eu paguei dias antes do encerramento e não consegui marcar pelo site pois provavelmente estava muito lotado nos últimos dias e quero meu dinheiro de volta o que eu faço?

    • Mariana Despachante.com 7 de fevereiro de 2014 em 15:25 - Responder

      Airton,
      Você pode pedir o reembolso no site da Controlar.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  3. José Augusto 20 de abril de 2014 em 00:57 - Responder

    É valido penalizar os proprietários de veículo com placa de São Paulo, enquanto outros veículos incluindo caminhões, ônibus de outros municípios e até outros Estados ficarem isento da tal inspeção veicular. Esses veículos não poluem, só os da Capital? Isso é um roubo uma vergonha. Onde está a promessa do Hadad?

  4. Ribas 29 de julho de 2016 em 10:33 - Responder

    Bom dia. O escapamento aberto, danificado, modificado, não passa na vistoria? Por gentileza, como funciona essa parte? Obrigado.

    • Despachante.com Despachante.com 29 de julho de 2016 em 12:43 - Responder

      Ribas,
      Você terá que regularizar a situação para que consiga passar na vistoria.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  5. Dario Darley Lopes 12 de dezembro de 2016 em 17:18 - Responder

    Favor me informar se consigo licenciar meu carro com multas da controlar em 2012 pelo radar por não ter feito a vistoria, ou seja estava vencido o prazo. Estou colocando o carro em ordem agora no mes de dezembro de 2016. Obrigado pela atenção.

    • Despachante.com Despachante.com 12 de dezembro de 2016 em 18:33 - Responder

      Dario,
      Provavelmente não conseguirá licenciar.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

Deixar Um Comentário