Controlar – Desmistificando a Inspeção Veicular

Início » Controlar – Desmistificando a Inspeção Veicular

Controlar – Desmistificando a Inspeção Veicular

Desde 2008, veículos registrados na cidade de São Paulo – independentemente de marca, modelo e tipo de combustível – devem realizar a inspeção veicular. A isenção ocorre apenas no primeiro licenciamento e no caso de veículos transferidos de outro município para o município de São Paulo, e apenas no ano de efetivação da transferência. Mas, qual é o objetivo da inspeção? O que ela avalia e quais são as precauções a serem tomadas pelos motoristas?
Tema debatido até durante a campanha política para prefeitura, a inspeção ambiental veicular é realizada aproximadamente em 50 países e foi instituída na capital paulista com o intuito de controlar a emissão de gases poluentes – como o CO, CO2 e HC – liberados pelos escapamentos. Porém, se transformou em motivo de preocupação para muitos motoristas que não têm seus carros aprovados e se vêem obrigados a realizar ajustes (com direito aos gastos decorrentes disso) em seus carros.
Durante a inspeção, é avaliado o aspecto visual do veículo, além da emissão de ruído e de gases. Funcionamento irregular do motor, escapamento com algum tipo de reparo e vazamento de fluidos são alguns dos itens que reprovam o carro. Porém, é o nível de ruído e o de emissão de gases que acaba reprovando a maioria dos veículos devido a sua baixa margem de tolerância.
Para que o carro não caia na “malha fina”, o mais indicado é realizar uma visita ao seu mecânico de confiança e fazer uma pré-vistoria, verificando itens como nível da água e do óleo, velas, carburador, filtro de ar e catalisador. No site da Controlar – empresa responsável pela inspeção em São Paulo – há um espaço totalmente voltado aos mecânicos com informações técnicas e componentes avaliados.
Outros itens importantes é estar com a documentação do veículo regularizada conforme as diretrizes do Detran-SP (cor, categoria, e placa não compatíveis com o cadastrado no Detran-SP também reprovam) e obedecer ao calendário de inspeção. Em janeiro, por exemplo, começa o agendamento para veículos com placa final 1, que devem realizar a inspeção entre o início de fevereiro e o final de abril.
E não se esqueçam que os donos de veículos que passaram pela inspeção em 2009 podem solicitar a restituição da taxa de inspeção. O pedido deve ser feito no site da Prefeitura de São Paulo. Para os anos após 2009, levando-se em conta que o programa passou a ter uma abrangência nacional de caráter obrigatório, a Prefeitura suspendeu a devolução da tarifa da inspeção, seguindo a prerrogativa da lei municipal nº 14.717/08.
Abaixo o calendário de inspeção para veículos leves referente ao ano de 2013:

 Redação Despachante.com

2012-12-14T13:36:52+00:00 dezembro 14th, 2012|Inspeção Veicular|4 Comentários

4 Comentários

  1. Luiz Sérgio 2 de janeiro de 2014 em 19:58 - Responder

    Boa Noite
    Um veículo placa SP, sendo transferido agora 03/janeiro de 2014 para outro estado BA, precisa comunicar algo referente ao serviço de inspeção veicular (Controlar) ou automaticamente anula-se para 2014 e assim por diante ?
    Grato

    • Mariana Despachante.com 3 de janeiro de 2014 em 08:43 - Responder

      Luiz,
      Para 2014, a inspeção veicular é válida em São Paulo e, para transferir um veículo para outra pessoa, é necessário pagar todos os débitos e verificar se o veículo possui alguma pendência, como a inspeção, por exemplo. Mesmo transferindo para a Bahia, no sistema de transferência, constará a pendência de inspeção e você terá que fazer.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  2. Mateus 28 de janeiro de 2014 em 07:09 - Responder

    O que devem fazer aqueles que por qualquer razão não realizaram a inspeção veicular de 2013?

    • Mariana Despachante.com 28 de janeiro de 2014 em 08:44 - Responder

      Mateus,
      Você ficará com o documento atrasado e, caso seja parada em uma blitz policial, você será multada e, dependendo do caso, seu veículo poderá também ser apreendido.
      Aguarde as novas orientações da Prefeitura a partir de 31/01 e, enquanto isso, evite circular com o carro.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

Deixar Um Comentário