Controlar consegue liminar para manter inspeção veicular até 2014 em SP

Por Mariana Buccieri

Com a volta da liminar, o DETRAN de São Paulo voltou a exigir a inspeção veicular antes de licenciar os veículos

Responsável pela inspeção veicular em São Paulo, a Controlar divulgou, nesta quarta-feira (16), a liminar que garante a reabertura dos centros de inspeção na cidade até 31 de janeiro de 2014. Segundo a assessoria de imprensa da Controlar, a empresa está apenas aguardando a liberação do sistema por parte da Prefeitura para reabrir todos os seus 16 centros.

Com a suspensão da inspeção divulgada pelo prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, na sexta-feira, dia 11 de outubro, a Controlar entrou com o pedido de suspensão da decisão da Prefeitura que foi aceita pelo juiz da 11ª Vara da Fazenda Pública. De acordo com a administração municipal de São Paulo, outro recurso será proposto e, por meio de nota, divulgaram que a Prefeitura “lamenta que a administração municipal seja obrigada a manter vínculo contratual com uma empresa condenada em segunda instância por improbidade administrativa neste mesmo contrato”.

O DETRAN informou que o licenciamento de todos os veículos registrados na cidade de São Paulo voltarão a passar pela inspeção veicular obrigatoriamente, a partir de hoje (17/10). Para quem havia agendado a vistoria para os dias 14, 15 e 16 de outubro, um novo agendamento terá que ser feito em um dos pontos da Controlar. Os agendamento de hoje acontecerão normalmente.

O juiz que deferiu a rescisão da Controlar, Paulo Baccarat Filho, afirma que por mais que exista uma controvérsia em relação ao fim do contrato entre a Controlar e Prefeitura de São Paulo, o serviço deve ser mantido enquanto essa discussão ocorra, pois o serviço beneficia a saúde dos munícipes, diminuindo a poluição ambiental.

Com a volta da liminar de Justiça, o DETRAN afirma que a regra volta a valer da mesma forma como era anteriormente, onde todos os veículos registrados na cidade de São Paulo precisam ser aprovados na inspeção ambiental antes de iniciar o processo de licenciamento e emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

O DETRAN afirma que quem já fez a inspeção ambiental em 2013 pode solicitar o licenciamento 48 horas após a aprovação. Em 2013 o valor da taxa de licenciamento é de R$ 65,86. Quem optar por não ir pessoalmente a uma unidade de atendimento, pode optar receber o documento através dos Correios. Para isso, é necessário pagar a postagem (R$ 11,00) e estar com o endereço atualizado junto ao órgão de administração de trânsito.


linha linha

Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário.

Você também pode gostar de:

33 respostas para “Controlar consegue liminar para manter inspeção veicular até 2014 em SP”

  1. Anderson Matos disse:

    No mês de outubro iria fazer a inspeção e licenciamento, porém, quando a inspeção foi adiada eu licenciei o veiculo e agora que a inspeção voltou, preciso faze-la mesmo com a documentação em dia? o que pode acontecer sendo que minha documentação esta em dia e a inspeção em atraso??

  2. Roberto Sanchez disse:

    Boa tarde. Gostaria de saber como fica a inspeção veicular a partir de 01/02/2014.
    Grato

    • Mariana Despachante.com disse:

      Roberto,

      Por enquanto, a informação que temos é que a inspeção veicular continuará atuando em São Paulo normalmente para os motoristas que possuem veículos emplacados na cidade de São Paulo.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  3. Rodrigo Malagodi disse:

    Boa noite.

    Como sabemos, a Controlar não fará mais a inspeção veicular a partir do dia 1/2/2014 e eu gostaria de saber se o licenciamento de 2014 ficará bloqueado para quem não foi aprovado (após várias tentativas) em 2013.

    Eu até paguei o licenciamento de 2013, porém, como meu carro não foi aprovado, meu licenciamento ficou travado e até hoje não consegui licenciá-lo.

    • Mariana Despachante.com disse:

      Rodrigo,

      Infelizmente, ainda não temos como te passar essa informação, porque não sabemos como será o edital da nova empresa que fará a inspeção no lugar da Controlar. Você terá que aguardar até fevereiro para regularizar a sua situação.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  4. TATIANA disse:

    COMO FICA O CALENDARIO DA CONTROLAR EM 2014??

    GRATA

    • Mariana Despachante.com disse:

      Tatiana,

      Por enquanto, quem não realizou a inspeção veicular em 2013 e precisa licenciar em 2014, tem até o dia 31/01 para regularizar a situação junto à Controlar.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  5. ALEXANDRE disse:

    TENHO UM VEICULO QUE SÓ FEZ CONTROLAR ATÉ 2012 E AGORA PRECISO FAZER PARA LICENCIAR, MAS COMO ESTA NA MECÂNICA SÓ VAI SAIR EM FEVEREIRO, E AGORA???

    • Mariana Despachante.com disse:

      Alexandre,

      A partir de 1º de fevereiro, a Prefeitura irá definir o que acontecerá com a inspeção veicular em São Paulo e, assim que soubermos, publicaremos uma matéria para informar aos nossos leitores. Por enquanto, a regra válida é que todos as pendências de inspeção veicular devem ser feitas até 31/01.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  6. Anderson Moraes disse:

    Bom dia! Tenho uma dúvida.. meu carro é placa final 3 (Licencia em Junho/2014) estou todo em dia! controlar anteriores todos aprovados e documentação em dia…. Conforme noticias que esta rolando a prefeitura vai abrir uma nova licitação para empresas.. e claro que a taxa não será cobrado mais… Isso não vai ser da noite para o dia que vai sair e contratar a nova empresa, se no ato do meu licenciamento esta empresa ainda não estiver regularizada… terei problemas ao rodar com meu veiculo? pois estarei pendente do controlar mas não por que eu quero.. mas sim pela prefeitura estar ”negociando” a nova empresa.

    • Mariana Despachante.com disse:

      Anderson,

      Assim que a prefeitura souber qual empresa que será responsável pela inspeção veicular, faremos uma matéria especial informando aos nossos leitores. Além disso, se a sua documentação está ok, não precisa se preocupar, pois, se você for parado, não haverá problemas.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  7. Adriana disse:

    Fui fazer a transferencia de município do meu veículo com placa de São Paulo, porém não consegui por o Controlar de 2013 estar pendente. Como faço uma vez que não moro em São Paulo e não é possível fazer a inspeção?

    • Mariana Despachante.com disse:

      Adriana,

      Se não tiver jeito de forma alguma de você fazer a inspeção veicular, deve aguardar para depois do 31 de janeiro para verificar como ficará a inspeção em São Paulo, porém, você corre um grande risco ficando com o documento atrasado e por não fazer a transferência para o seu nome. Aconselhamos a tentar vir para SP.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  8. Sergio Prado disse:

    apos 31/01/2014 nao sera mais exigido a revisao da controlar, esta informação procede?

    • Mariana Despachante.com disse:

      Sergio,

      Por enquanto sim, mas isso não significa que você conseguirá pagar o licenciamento de 2014 sem passar pela inspeção. A Prefeitura ainda irá escolher outra empresa para fazer a inspeção veicular na cidade, fazendo com que o motorista ainda leve seu veículo para fazer a inspeção antes de conseguir licenciar. Se puder levar em postos da Controlar e já licenciar o automóvel antes do dia 31/01 seria bem melhor, pois, não implica em multas por documentação atrasada.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  9. Antonilo disse:

    Não fiz a inspeção de 2013 pois o carro estava na oficina e demorou para sair. Agora que está funcionando tudo certinho, não consigo fazer a inspeção. Como devo proceder?

    • Mariana Despachante.com disse:

      Antonildo,

      Depois do dia 31, a Prefeitura irá divulgar como será feita a inspeção em 2014 para o licenciamento de veículos. Assim que for divulgado, publicaremos uma notícia no blog.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  10. Rober disse:

    SE PAGAA A INSPEÇÃO HJ 31 AINDA DA PRA FAZER?

    • Mariana Despachante.com disse:

      Rober,
      Você terá que aguardar as novas regras que a Prefeitura irá implantar para a inspeção veicular depois do dia 31/01. Porém, o que podemos adiantar é que para o licenciamento de 2014, os motoristas que estivem em dia com a inspeção, conseguirão licenciar o veículo normalmente.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  11. Meu carro placa final 2 não passou na inspenção veincular é o prazo para imprimir o boleto encerrou
    é agora o que devo fazer

    • Mariana Despachante.com disse:

      Irani,

      Você terá que aguardar as novas regras que a Prefeitura irá implantar para a inspeção veicular depois do dia 31/01. Porém, o que podemos adiantar é que para o licenciamento de 2014, os motoristas que estivem em dia com a inspeção, conseguirão licenciar o veículo normalmente.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  12. michael disse:

    foi cancelado pelo fato desse negócio de aquecimento global ser uma grande mentira, isso promove sem prova cientifica, o mesmo gás que sobe pela queima subia na morte dos animais e dos vegetais, do mesmo jeito que era queimado as matérias eram também a mesma matéria queimada mas sem tecnologia então cientistas estiveram no programa de jornalismo da band e afirmaram que era uma grande farsa essa reunião na ONU sobre aquecimento global, lula veio embora até mais cedo afim de promover a tal corrupta ação de controllar em SP, em parceria com a CASSABA, que graças a Deus caiu fora da prefeitura, ladrão e gay mentiroso, sem caráter. somente isso

  13. issacar disse:

    eu gostaria de saber como faco para reaver meu dinheiro q foi pago antes de fechar, pq para cobrar a controlar é rapida, agora pra reembolsar é mais dificio

    • Equipe Despachante.com disse:

      Para verificar sobre qualquer dúvida referente a inspeção veicular, entre em contato com a Prefeitura de São Paulo.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  14. ANDRE disse:

    gostaria de saber se volta o sistema controlar e quando volta

  15. maria helena cavaignac disse:

    Estou residindo atualmente em São Luis do Maranhão. Fiz a inspeção veicular no ano passado 2013, agora como estou fora de São Paulo e o veiculo se encontra aqui como devo proceder para não fazer a inspeção já que estou providenciando a transferencia da placa para está cidade e não sei se vai haver tempo hábil para isso já que estou com problemas de saúde na família e não tenho tido tempo para isso. No aguardo.
    Att.

  16. Francilene disse:

    Bom dia

    Comprei um carro em 2012 e não fiz a inspeção veicular em 2013 , porém licenciei normalmente o carro em 2013, 2014 … Recebi uma multa em novembro de 2013 da controlar… em 2015 tive meu carro roubado… agora a Seguradora quer que eu pague a multa para liberar o valor do Seguro…. Sou obrigada a pagar realmente essa multa, já que não tenho nenhuma pendência no Detran?

  17. berenice mello disse:

    e que tenho um veiculo do estado de sao paulo da cidade de santo agostinho ,do ano 2014 janeiro que comprei zero gostaria de saber se tenho que fazer vistoria em 2015 final 1

Deixe uma resposta