Primeiro Emplacamento de Moto — Entenda como Funciona

O emplacamento é um procedimento crucial para que você possa conduzir seu veículo pela cidade de maneira regularizada. É importante estar atento aos prazos após a compra para garantir que tudo será feito corretamente, tanto para carros como para motocicletas. É seu primeiro emplacamento de moto? Confira as nossas dicas abaixo e circule tranquilamente!

Como iniciar o procedimento do primeiro emplacamento de moto?

Embora a concessionária possa realizar todo o procedimento, isso dependerá muito do local onde foi realizada a compra de seu veículo, portanto, é interessante saber como seguir as etapas para garantir o emplacamento.

Após a emissão da nota fiscal, você tem até 30 dias corridos para fazer o primeiro emplacamento da moto. A entrada deve ser dada no Detran/Ciretran de seu município.

É imprescindível, também, manter todos os documentos relacionados ao veículo em um só lugar, assim você poderá garantir que não esquecerá nenhum deles quando forem necessários. Veja o passo a passo abaixo para fazer o emplacamento de sua moto:

1. Documentação

Compareça ao Detran portando a Nota fiscal original de fábrica e nota fiscal da concessionária com decalque do chassi – Kit despachante e um comprovante de endereço atualizado (deve ser o mesmo da nota fiscal). Também poderá levar, ao invés do laudo, o termo de constatação fornecido pela concessionária.

Todos os documentos pessoais de identificação seguem a mesma regra, e devem ser entregues ao órgão tanto em sua versão original como em cópias. Um ponto deve ser mencionado aqui: os papéis deverão estar em bom estado, sob o risco de o Detran não aceitá-los caso algo esteja ilegível ou exista alguma falta de clareza.

Vale lembrar que, no caso de falta do documento de identidade, tanto a CTPS quanto a própria CNH, desde que com foto atualizada, podem ser utilizados para identificação pessoal.

2. Pagamento das taxas

Após dar a entrada no primeiro emplacamento da moto, você receberá um boleto para o pagamento das taxas do Detran envolvidas no procedimento. O valor dos impostos varia muito de acordo com o modelo e com a alíquota em vigor, mas é possível encontrar os custos aplicados em cada uma no site da Secretaria da Fazenda.

Leve o comprovante de pagamento ao atendente. Ele entregará um documento que autoriza a sua presença no local para emplacar a motocicleta. Você pode escolher a placa mediante uma taxa extra, caso você queira alguma específica.

O emplacamento é feito no próprio Detran, e em poucas horas você sairá com sua situação regularizada. Diferentemente dos veículos de quatro rodas, para motocicletas só é exigida a placa traseira.

Como tirar o documento de moto?

Junto ao emplacamento ocorre o registro do veículo, também no Detran. Com o registro é emitido o CRV — o tão conhecido documento de moto. Para que ele seja tirado com sucesso, entretanto, é importante contar com a nota fiscal fornecida pelo fabricante.

Quando a moto é transferida, a situação é diferente e o CTB exige a emissão de um novo CRV pelo proprietário atual do veículo. Isso só poderá ser feito, no entanto, após a realização da transferência de propriedade.

Além disso, não pode ser esquecido também o licenciamento, que é obrigatório para circular nas ruas de maneira legal e é representado pelo CRLV, outro documento de moto de porte obrigatório. Para tê-lo, é necessário quitar IPVA, DPVAT e possíveis multas relacionadas ao veículo.

Caso não tenha tempo ou queira mais tranquilidade, o Despachante.com pode realizar todo o serviço para você. Confira nossas opções e faça um orçamento!

2018-11-01T13:53:19+00:00 maio 23rd, 2018|Emplacamento de Veículo|6 Comentários

6 Comentários

  1. Rudivaldo Antonio Gonçalves COSTA. 9 de junho de 2018 em 18:35 - Responder

    Preciso emplacar uma moto okm ano 2017 sei que passou o tempo mãs estava tirando a cnh qual o procedimento preço e tempo

  2. Elizabete Conceição de lima 4 de julho de 2018 em 21:42 - Responder

    qual o valor do primeiro emplacamento de uma moto okm 2018

    • blogdespachante 27 de julho de 2018 em 17:47 - Responder

      Elizabete,

      Para orçamentos, envie um e-mail para cotacao@despachante.com ou ligue no 11 3027-6900.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  3. José Marcos 28 de agosto de 2018 em 11:37 - Responder

    Emplaquei minha moto já tem 3 meses o documento não chegou fui consultar no site e costa que o veículo não foi encontrado pode mim informar se está errado isso ?

    Obrigado

    • blogdespachante 21 de setembro de 2018 em 18:49 - Responder

      José,

      Você precisa verificar no Detran o que pode ter acontecido.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

Deixar Um Comentário