Semana Nacional do Trânsito propõe trânsito mais seguro

Campanha reforça que segurança depende de condutores, mas também de pedestres

Semana Nacional do Trânsito

Semana Nacional do Trânsito


Promovida anualmente pelo CONTRAN (Conselho Nacional do Trânsito), a Semana Nacional do Trânsito será comemorada entre os dias 18 e 25 deste mês. Com o tema  #Eusou+1 por um trânsito mais seguro, a campanha visa conscientizar os motoristas sobre a necessidade de um trânsito mais seguro e responsável.
A ideia da campanha surgiu do número alto de acidentes graves e fatais nas rodovias brasileiras. Segundo dados divulgados pelo DataSUS, do Ministério da Saúde, em 2016 43.780 pessoas perderam a vida nas ruas, avenidas e estradas do país.
Os danos são tanto emocionais para a família do acidentado como no quesito econômico e hospitalar, já que 60% dos leitos destinados a traumatismo no país são ocupados por vítimas de acidentes.
Segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária uma simples mudança no comportamento dos cidadãos pode ser um fator decisivo para construir uma nova realidade nas vias brasileiras.
Para os motoristas de carros, ônibus e caminhões:  Estar sempre atento à manutenção do veículo (freios, pneus, limpadores de para-brisa, sistema elétrico), respeitar as regras e leis de trânsito, ser paciente e gentil enquanto dirige, desculpar-se quando eventualmente cometer alguma falha, sinalizar sempre suas intenções de manobras, respeitar a faixa de pedestres, os motociclistas e os ciclistas.
Para os motociclistas: respeitar as regras, cuidar da manutenção das motos, evitar o transporte de cargas fora das determinações estabelecidas, respeitar o ciclista, o pedestre e os demais condutores de outros tipos de veículos que com ele dividem as vias, sempre utilizar dos itens de segurança.
Para ciclistas: Assim como os motoqueiros, devem estar atentos à segurança, à sinalização, ao tráfego no leito da via a ele reservado e à vestimenta ideal.
Para pedestres: Atravessar na faixa e esperar o farol abrir são algumas atitudes que evitam colocar vidas em risco.
Agir e colaborar para um trânsito mais seguro é dever e responsabilidade de todos.
Sabia que você também pode acompanhar esta e outras notícias no Instagram do Despachante.com

2016-09-16T12:20:02+00:00 setembro 16th, 2016|Educação no Trânsito|0 Comentários

Deixar Um Comentário