Vai Trocar De Carro? Fique Atento aos Procedimentos Necessários

Início » Vai Trocar De Carro? Fique Atento aos Procedimentos Necessários

Vai Trocar De Carro? Fique Atento aos Procedimentos Necessários

Trocar de carro é uma decisão que exige muita cautela e certeza. Porém, existem momentos em que é realmente necessário partir para um novo veículo, e isso pode ser feito de diversas formas.
Seja a troca feita na concessionária, por um 0km, ou por um usado de particular, a burocracia para circular existe, e tudo, desde a documentação até os impostos, deve ser meticulosamente avaliado, para que não haja itens faltantes no momento da retirada do carro e também para que o motorista possa circular legalmente pelas ruas.
Pretende trocar de veículo e quer saber mais sobre o que é necessário? Confira este artigo!

Trocar de carro por um 0km

Vai até a concessionária retirar seu 0km? Para iniciar, você precisará dos seguintes documentos, com cópia:

  • RG;
  • CPF;
  • comprovante de endereço;
  • nota fiscal do fabricante do veículo.

Além disso, você precisa levar também a primeira via original da nota fiscal de revenda (concessionária ou montadora) ou uma via impressa. Ela deve ter o decalque do chassi legível. O formulário Renavam preenchido também é necessário, e pode ser encontrado no site do Detran.
É preciso realizar o pagamento de duas taxas: a de registro e de lacração do veículo. O próximo passo é comparecer ao Detran e solicitar o registro e a lava de identificação do veículo. Também serão calculados o seguro obrigatório DPVAT e o IPVA, cujas guias serão retiradas. O pagamento de ambos é obrigatório.
Então, retorna-se à unidade de trânsito com todos os comprovantes e documentos. Na data marcada, no mesmo local onde foi iniciado o processo, pode ser retirado o licenciamento e o documento de compra e venda, além do protocolo com o número da placa. Com toda a documentação, o proprietário leva o veículo até alguma ECV (empresa credenciada de vistoria) para expedição do laudo.

Trocar de carro por um usado

É importante tomar alguns cuidados ao trocar o carro por um usado. Sempre pesquise o histórico do veículo e também se há alguma dívida pendente. Isso pode ser feito pelo site do Detran. Ao constatar que tudo está correto, é só seguir com os procedimentos.
Primeiramente o vendedor deve preencher o CRV e assiná-lo com firma reconhecida. Então, a partir da data do documento, são contados 30 dias para realizar a transferência da propriedade do veículo.
Com posse do CRV, o novo proprietário deve pagar a taxa referente à emissão do novo CRV. Caso haja quaisquer débitos pendentes, todos devem ser quitados. Os documentos necessários são os mesmos do carro 0km, com adição dos comprovantes de pagamento das dívidas (se existentes) e daqueles relacionados ao novo CRV.
O novo dono do veículo precisa, então, levar ao Detran toda a documentação, acrescida do recibo de quitação original com cópia e CRV com própria firma reconhecida, laudo de vistoria de identificação veicular, dois decalques do chassi e Renavam em duas vias.
Para mais informações sobre compra e venda de veículos, acompanhe o blog Despachante.com!

2018-02-19T18:15:22+00:00 fevereiro 19th, 2018|Documentação de Veículos|0 Comentários

Deixar Um Comentário