O que é o CRLV?

Alguns documentos são obrigatórios para poder transitar com seu veículo em segurança e dentro das leis vigentes. Muitos motoristas não sabem, mas CRV e CRLV são dois certificados completamente diferentes e que, inclusive, representam coisas distintas acerca de seu carro ou motocicleta. É preciso saber exatamente o que é CRLV e CRV e qual é a importância de cada um desses documentos para o motorista.

Devido a semelhança entre as duas siglas, alguns acreditam que ambos significam a mesma coisa. Confira este artigo e descubra a diferença entre os dois e qual a utilidade na vida de quem pilota.

Descubra o que é CRLV e CRV

Muito conhecidos como “documento do carro”, o CRLV e o CRV devem estar sempre em mãos caso haja necessidade de consulta, pois são eles que permitem que seu veículo trafegue livremente de maneira legal.

Para entender o que é CRLV é preciso compreender a sigla: Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, também conhecido apenas como “licenciamento”. A expedição desse documento ocorre anualmente, todas as vezes que são quitados os valores referentes ao IPVA, DPVAT, multas e quaisquer outros tributos pendentes.

Já o CRV é sigla para o termo Certificado de Registro de Veículo. Este é emitido apenas no primeiro emplacamento. É lá que estão contidas todas as informações físicas acerca daquele veículo, como a cor, por exemplo. Quaisquer mudanças devem ser notificadas para a atualização do CRV. Também é este mesmo documento que passa a propriedade do carro para uma outra pessoa.

Posso dirigir sem esses documentos no veículo?

Agora que você já sabe o que é CRLV e CRV, é hora de entender quando você deve ou não estar com esses documentos em mãos.

Quando o assunto é o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, as leis de trânsito dizem: “Art. 133. É obrigatório o porte do Certificado de Licenciamento Anual.”. Porém, a mesma foi complementada com a seguinte informação: “Parágrafo único. O porte será dispensado quando, no momento da fiscalização, for possível ter acesso ao devido sistema informatizado para verificar se o veículo está licenciado”.

Porém, caso o sistema esteja fora do ar ou qualquer situação semelhante, você terá seu veículo apreendido. Portanto, procure deixar o CRLV no porta-luvas.

Quando ao CRV, o porte não é obrigatório e o documento deve ser guardado em um local seguro.

Conte com o Despachante para colocar todos os seus documentos em dia! Entre em contato com um de nossos especialistas e saiba como.

 

2018-12-13T15:52:39+00:00 dezembro 20th, 2018|Documentação de Veículos|0 Comentários

Deixar Um Comentário