O que é GRAVAME?

Nos últimos dias, recebemos muitas dúvidas referente ao Gravame. Por isso, o Despachante.com preparou uma matéria especial sobre o assunto. Confira

De acordo com o DETRAN, gravame é o ônus ou encargo que um determinado bem, como um veículo, por exemplo, possui. Na Legislação de Trânsito do Estado de São Paulo, aplica-se à anotação no campo de observação do CRV – Certificado de Registro do Veículo, da real garantia sobre o carro, restringindo a transferência de propriedade, por meio da cláusula de alienação do financiamento do veículo, leasing, reserva de domínio (quando há financiamento entre particulares registrado em cartório), dependendo do acordo entre as partes.

Pesquisa gravame/DETRAN SP

Pesquisa gravame/DETRAN SP

Para veículos que ainda possuem gravame, é necessário realizar a baixa no DETRAN de São Paulo, sendo de total responsabilidade da instituição financeira que elaborou o contrato. Logo após a quitação do veículo, o proprietário deve entrar em contato com essa financeira para realizar a baixa.

Hoje em dia, através do Sistema Nacional de Gravames (SNG), é possível gerenciar e controlar as restrições financeiras sobre os veículos totalmente online, permitindo uma ligação maior entre agentes financeiros e os DETRANs que tenham aderido ao convênio, através da FENASEG.

Se você ainda tem dúvidas sobre gravames, deixe seu comentário abaixo. Sua opinião é muito importante para nós.

 


linha linha

Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário.

Você também pode gostar de:

721 respostas para “O que é GRAVAME?”

  1. MAICON OLIVEIRA disse:

    BOA NOITE COMPREI UM CARRO NA AGENCIA Q ESTAVA NO NOME DO ITAU LEASING ELES PREENCHERAM O CRV TD CERTO,MAS EU FINANCIEI COM OUTRO BANCO O DAYCOVAL Q É OQ CONSTA O GRAVAME E AGORA NUM CONSIGO TRANSFERIR PARA O MEU NOME FUI NO DETRAN ELES MANDAM PRO BANCO DAYCOVAL E O BANCO SÓ AI TIRAR A RESTRIÇÃO DEPOIS Q QUITAR E ATÉ QUITAR VOU FICAR RODANDO SEM DOCUMENTO?

    • Mariana Despachante.com disse:

      Maicon,

      Você deve ir até o banco em que fez o financiamento do veículo e verificar qual a situação do documento. O gravame só baixa quando há a quitação do veículo, mas, conversando no banco, você conseguirá resolver melhor a sua situação.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  2. Victorataid disse:

    Olá,

    Sou do Rio de Janeiro e pretendo comprar uma moto que está na cidade de São Paulo. O veículo está alienado e o proprietário disse que após o pagamento ele quita a dívida e dentro de 3 dias a baixa no gravame é automática.

    Fiquei com um certo receio de ser lesado de alguma maneira, por exemplo, o dono do veículo não efetuar o pagamento junto à financeira e com o veículo já em meu nome, eu acabar assumindo essa dívida “sem querer”.

    Qual seria a maneira de eu me resguardar em relação a isso? Minha outra dúvida é em relação ao prazo citado pelo dono da moto para a baixa do gravame, esses 3 dias conferem?

    Obrigado.

    • Mariana Despachante.com disse:

      Victor,

      Você deve aguardar ele quitar a moto e dar a baixa no gravame para comprar o bem. Antes disso, é arriscado você efetuar essa compra. Peça a ele que envie também o recibo de quitação da dívida junto com a baixa para transferir a moto. O tempo em que a baixa é realizada, depende de cada banco, mas não demora muito.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  3. CARLOSARRUDA disse:

    Minha instituição financeira deu baixa no gravame de meu veiculo em 10/01/2014, junto ao DETRANSP. já consta no site e certificado do Detran a baixa da alienação; em março vou colocar a venda meu veiculo, aí vem minha dúvida, tenho que tirar uma CRV sem a alienação, ou posso vender meu carro com a CRV que tenho , com a alienação/ Desde já agradeço a resposta. Carlos

  4. Marcos Rodrigues disse:

    Olá!
    Sou particular. Posso vender meu veiculo parcelado à um terceiro e efetivar um gravame no mesmo?
    Grato.
    Marcos.

  5. Ricardo Luiz disse:

    Quem tem um carro financiado recebe o recibo de compra e venda antes de quitar o débito?
    Se possuir o recibo, o proprietário pode quitar o veículo e vender na mesma hora? Estou comprando de uma pessoa nesta condição, quito o financiamento pra ele e ele assina o recibo na hora, ficando pra mim o prazo de 30 dias para passar pro meu nome conforme lei. Isto é valido?
    Grato

    • Mariana Despachante.com disse:

      Ricardo,

      Ele deve pedir a baixa do gravame do veículo, bando baixa do financiamento, para depois, vocês assinarem o documento do veículo e fazer a transferência.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  6. Cristiano disse:

    Boa Noite,
    O carro estava financiado e já quitei fazem 10 dias
    Fiz a pesquisa no site do Detran e a resposta foi essa:
    NAO CONSTA INTENCAO, BAIXA OU CANCELAMENTO DE GRAVAMES PARA ESTE VEICULO.
    Isso diz que está liberado para ser transferido ou está bloqueado?
    Obrigado

    • Mariana Despachante.com disse:

      Cristiano,

      Ainda está bloqueado. Você deve ir até o banco que quitou a dívida e verificar o motivo de não ter baixado o gravame.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  7. Romario Soares disse:

    Boa Noite,
    Comprei um veiculo financiado pelo banco santander no Rio de Janeiro e depois fui para o Maranhão a trabalho e levei o veiculo, de lá liguei para o banco e solicitei a transferencia do carro do RJ para o MA.
    Até aí td bem, mais depois não deu certo o meu emprego lá e tive que voltar para o RJ.
    Chegando no RJ terminei de pagar o financiamento e solicitei ao banco o encerramento do Leasing, porém o banco me disse que tenho que tirar o CRLV do Maranhão para fazer o encerramento do Leasing para transferir o veiculo para meu nome.
    Por favor me digão sê tenho realmente que tirar o Documento do Maranhão e como fazer ou sê tem outra forma de resolver esse problema, pois sê eu tiver que levar o carro até lá ficará muito caro.
    e sem resolver esse problema eu não consigo nem tirar um novo documento.
    Desde ja agradeço.

    • Mariana Despachante.com disse:

      Romario,

      Para o banco transferir esse veículo para o seu nome, todos os débitos devem estar pagos e, provavelmente, o licenciamento não está em dia. E por isso que eles devem estar pedindo o CRLV do Maranhão. Regularize esses débitos.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

      • Romario Soares disse:

        Bom dia, Mariana.
        Todos ,os ,debitos estão pagos, o financiamento esta quitado e os IPVAs também estão pagos.
        só que não consigo vistoriar o carro por conta dessa restrição de gravame.

  8. paula disse:

    Ola, tenho uma dúvida. …
    Comprei um carro de uma agencia de uma “amigo” nosso, ai dei meu carro na entrada e o restante foi financiado.O problema é que já faz 5 meses e nao recebi o recibo dele …fui procurar investigar o caso e o despachante me disse :o carro ta no nome de adriano…preenchido recibo e comunicado venda em nome do irmao do do o da loja e financiado em meu nome….fui na loja e o dono diz que entrou com pedido de baixa temporaria do gravame (sem quitar) para resolver o documento…existe essas posibilidade ou este “amigo” está me enrolando?
    Obrigada

    • Mariana Despachante.com disse:

      Paula,

      A baixa do gravame só é realizada quando o financiamento é quitado por parte da pessoa que está pagando. Quem pode tirar a Comunicação de Venda é a pessoa que deu entrada no pedido junto ao DETRAN. Tente verificar o que está acontecendo de fato com a pessoa que te vendeu o veículo, pois o mesmo só é transferido para o seu nome quando terminar o financiamento.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  9. Roseli disse:

    Boa tarde,

    Quanto tempo depois de feita a liquidação antecipada do contrato, ou seja, a quitação do veículo junto ao Banco( Instituição financeira) , demora para o Detran SP/SP dar baixa do Gravame e constar essa baixa?

    Grata

    • Mariana Despachante.com disse:

      Roseli,

      É a instituição financeira quem solicita a baixa do gravame ao DETRAN e, geralmente, eles podem demorar até 10 dias úteis, mas também varia de acordo com cada financeira.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  10. Danilo disse:

    Comprei um carro na agência de um “amigo”, dei o meu carro como entrada, paguei as duas primeiras parcelas e agora já tenho o dinheiro para quitar segundo o saldo financiado. Só que ele me falou que como foi feito o gravame não seria possível realizar tal quitação e que seria acrescentado ainda mais valores pelo fato da alienação.

    • Mariana Despachante.com disse:

      Danilo,

      Você deve ir até o banco que fez a alienação e verificar as possibilidades de quitação. Não é o seu amigo quem determina se você pode ou não quitar, é a financeira.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  11. Emerson disse:

    A instituição financeira que administrava o consorcio deu falência e mesmo estando com todas as parcelas quitadas não procederam com a baixa de gravame. Dei entrada na 25 vara cível e rolou processo com a massa falida finalizando com um alvará que dá total autorização para desalienar o gravame. Como devo proceder para dar entrada no Detran? Posso fazer isso no poupa tempo da Armenia? que setor?
    Obrigado,
    Emerson

    • Mariana Despachante.com disse:

      Emerson,

      Podemos fazer a transferência para você. Entre em contato conosco: 11 3027-6900.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  12. Bruna disse:

    Bom dia!
    Onde fica o Sistema Nacional de Gravames – SNG ? Preciso protocolar um ofício judicial…
    Obrigada!

  13. Leandro Fernandes disse:

    OLA,
    GOSTARIA DE SABER SOBRE FINANCIAMENTO LEASING, A DATA DA BAIXA DO GRAVAME NÃO É A MESMA DATA DA QUITAÇÃO, FUI VENDER O MEU VEICULO E NÃO CONSEQUI POIS AS PESSOAS FICARAM QUERENDO SABER O MOTIVO .
    PEDI INFORMAÇÃO AO DETRAN SP ELES EMPURRARAM PARA O BANCO FINANCEIRO E O BANCO DIZ QUE É O DETRAN.
    QUERO SABER SE HÁ DO MEU DIREITO DE SABER EM UM ORGÃO SUPERIOR QUE FISCALIZA OS GRAVAMES SNG PARA TER MELHORES INFORMAÇÕES, DOCUMENTO OU ESCLARECIMENTO DESTA BAIXA (CANCELAMENTO) GRAVAME?

    GRATO FICO NO AGUARDO

    • Mariana Despachante.com disse:

      Leandro,

      Quem faz a baixa e cancelamento de gravame é o banco, que envia a informação ao DETRAN, que coloca em sistema.
      Se o gravame já foi cancelado, você pode vender normalmente o veículo.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  14. Thiago Motta disse:

    Estou comprando um veículo e no site do Detran consta RESTRIÇÃO FINANCEIRA : BV FINANC SA C F I
    O que é isso?

  15. tiago disse:

    amigo despachante.com, gostaria de saber o seguinte, comprei um carro zero no estado do RJ e pretendo emplacar no estado do ES. a nota fiscal vai sair no meu endereço do ES existe algum impedimento com relação ao GRAVAME que possa me impedir de emplacar o meu carro no ES? muito obrigado

  16. rafael disse:

    Comprei um carro de um conhecido e estou com o boleto do Financiamento todo pago nas minhas maos .so que fiz uma pesquisa e tem que dar baixa ainda do gravame ,o financiamento foi feito no nome da iirma dele.eu quero saber se eu mesmo posso dar baixa

    • Mariana Despachante.com disse:

      Rafael,

      Não, a única pessoa que pode solicitar a baixa do gravame e fazer a transferência é a que está com o financiamento em seu nome.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  17. Alexandre Purcine Buono disse:

    Boa noite comprei um veiculo em dezembro de 2013, faz quatro mêses, que não foi dada a baixa no gravame,pois o antigo proprietário perdeu o recibo e foi feita a solicitação da segunda via, só que até agora não foi dada a baixa
    É normal demorar tanto

  18. RODRIGO disse:

    Boa noite , quitei meu carro ,gravame não está liberado posso procurar tabelionato e assinar o DUT e autentica lo para outra pessoa (no caso troca de veiculos).

    • Mariana Despachante.com disse:

      Rodrigo,

      Aconselhamos você a preencher o documento somente quando o gravame for baixado.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  19. Olá Boa Tarde…
    Sou de Manaus, e quitei meu carro a um mês, e conforme consultado no Detran já mostra que o mesmo encontra-se quitado, porem estou vendendo o carro e o banco que irá financiar o carro informa que não pode financiar enquanto o Banco Itau não der baixa. Minha duvida é: Já consta no detran que o veiculo está quitado, então porque o Banco informa que não pode financiar pois está em aberto no sistema deles?

    • Mariana Despachante.com disse:

      Cledison,

      Você deve solicitar que o banco dê entrada na baixa do gravame do veículo, ou seja, o banco tem que dar a baixa no sistema.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  20. braz gomes disse:

    Estou comprando um carro zero. á consecionaria me forneceu toda á documentaçao o veiculo esta alienado eo banco não mandou o gravame para o detran . gostaria de saber quantos dia demora para baixar esse gravame.. Boa taede

Deixe uma resposta