CRLV do Veículo — Conheça a Versão Digital

Desde de setembro de 2018 a versão digital do CRLV do veículo está disponível em alguns estados da federação. A previsão é de que até o final do ano de 2018 todas as unidades federativas contem com o recurso. Sigla para “Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo”, o CRLV é um documento de porte obrigatório para o condutor.

O que é o CRLV do veículo?

Para entender melhor sobre a versão digital do CRLV do veículo, primeiro é preciso compreender o que é esse documento. Basicamente, você recebe o seu CRLV após pagar o IPVA, o seguro obrigatório, a taxa de renovação do licenciamento e as multas de trânsito.

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo é entregue em sua casa após o pagamento do licenciamento. É preciso que ele esteja com você em todos os momentos que estiver conduzindo. Além disso, sem o certificado em dia, seu veículo não pode ser negociado. Todos os débitos precisam ser quitados antes da venda.

Como funciona a versão digital do documento?

A versão digital do CRLV do veículo chegou em uma excelente hora para os condutores. Isso porque, como é de porte obrigatório, conduzir sem estar com o documento em mãos é considerada uma infração leve, resultando em três pontos na carteira, multa e veículo retido no local até a apresentação do certificado.

Agora o motorista não precisa mais se preocupar com questões como essa, já que poderá estar com o CRLV do veículo na palma de sua mão o tempo todo. A versão digital conta com as mesmas informações que estão contidas no documento impresso. Além disso, também há um QR code, necessário para confirmar a veracidade do certificado no momento da conferência.

Outro ponto interessante da versão digital é que, com ela, também passa a ser possível baixar o arquivo em PDF com uma assinatura digital. Essa impressão vale como cópia autenticada, caso seja necessário.

É possível observar uma tendência em matéria de digitalização de documentos no país. Após o lançamento da Carteira Nacional de Habilitação em formato digital, temos também o CRLV em aplicativo.

Para ficar sempre por dentro das novidades da área continue acompanhando o blog do Despachante!

 

2018-12-13T15:57:07+00:00 dezembro 24th, 2018|Documentação de Veículos|0 Comentários

Deixar Um Comentário