Comprei o veículo em uma loja, o que devo me atentar na documentação do carro?

Início » Comprei o veículo em uma loja, o que devo me atentar na documentação do carro?

Comprei o veículo em uma loja, o que devo me atentar na documentação do carro?

Ao adquirir um veículo de loja ou revenda, além de checar todos os itens de manutenção do veículo, é importante também verificar toda a documentação do carro e histórico do veículo. Por isso, o Despachante.com traz agora, uma série de dicas para você não sair prejudicado ao comprar seu automóvel.
Antes de analisar a documentação, você deve analisar se o veículo possui batidas, marcas, riscos ou até mesmo, se está em boas condições de uso. Questione ao vendedor se o automóvel já teve algum tipo de sinistro, ou seja, batida ou dano que conste no histórico do bem. Prefira sempre por modelos que estão em bom estado de conservação e atente-se também nas questões internas do veículo. Pneus, suspensão, embreagem, entre outros itens de extrema importância, estão da lista dos itens que devem ser checados.
Você não deve se preocupar em procurar diversos modelos diferentes que caibam dentro do seu bolso, atentando-se na melhor relação custo benefício. Quanto mais você pesquisar, mais fácil será a escolha e encontrará os melhores modelos.
Documentação
A documentação do veículo também é outra questão que deve ser analisada corretamente antes de adquirir o automóvel. Muitas vezes, existem carros que estão inscritos na Dívida Ativa, com valores exorbitantes de atraso no pagamento do IPVA ou licenciamento, por exemplo. Mesmo que o bem esteja com valor abaixo de mercado, deve-se pensar se vale a pena pagar por esses débitos em aberto. Para saber sobre os débitos do veículo, peça ao lojista o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores) do carro, além da placa e entre em contato com o Despachante.com, para fazermos o levantamento dos débitos antes de realizarmos a transferência. Essa é a melhor forma de você saber que o bem que está comprando está ou não com pendências junto aos órgãos de trânsito, Secretaria da Fazenda e outros.

Transferência de Veículo/Google

Transferência de Veículo/Google


Ficar atento também em lojas que optam por fazer uma dupla transferência, quando o veículo está no nome de uma pessoa, não foi transferido para o proprietário atual e transferir diretamente para você é crime de sonegação de impostos, conforte publicado em nosso site anteriormente.
Verifique se o CRV (Certificado de Registro do Veículo) está em dia e não possui rasuras, pois, no ato da transferência, esse documento não pode ter nenhum tipo de informação errada ou rasurada, implicando no processo de transferência.
Após a escolha do veículo e verificação da documentação, o Despachante.com faz a transferência para você em até três dias úteis. Quer saber como? Clique aqui.
Gostou desse post? Comente abaixo e envie a sua pergunta.

2014-03-25T09:10:31+00:00 março 25th, 2014|Documentação de Veículos|12 Comentários

12 Comentários

  1. Augusto 28 de abril de 2014 em 16:01 - Responder

    Boa tarde.
    Estou adquirindo um veiculo Gol ano 95 de uma única dona. Acontece que esse carro foi financiado pelo Banco lavra em 95 e foi quitado pela proprietária e 1996 o qual o Banco Lavra lhe deu um recibo de quitação e qualquer ônus para dar baixa no Detran.
    Acontece que até hoje a antiga proprietária por ser de idade avançada não deu baixa no Detran até hoje. E o Banco Lavra faliu em 99 e teve sua liquidação judicial em 2003 não existindo mais.
    E agora como faço para dar baixa no gravame sendo que a baixa é on line pela instituição financeira?
    Aguardo retorno urgente

    • Mariana Despachante.com 28 de abril de 2014 em 17:00 - Responder

      Augusto,
      Você deve procurar o responsável pela massa falida da empresa e verificar quais são os procedimentos necessários para dar a baixa do gravame deste veículo.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  2. REGINALDO 28 de maio de 2014 em 15:53 - Responder

    Boa tarde!
    Comprei um veiculo Palio em 2008 na Itavema no nome da minha mãe Lensing. com passar dos anos passamos o veiculo para uma amiga e a mesma continuou pagando até a quitação do veiculo só que ainda não fomos atras para fazer a transferência para a mesma, como fazemos para realizar a transferência pois o veiculo esta no nome do banco e o financiamento esta no nome da minha mãe. e não achamos o comprante de compra e venda… Quero saber qual procedimento que deve ser adotado?
    Abraços Reginaldo

    • Equipe Despachante.com 28 de maio de 2014 em 16:17 - Responder

      Reginaldo,
      Primeiro, deve ser transferido para o nome da sua mãe e depois, para a pessoa que está com o veículo.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  3. Vicente Oliveira 28 de junho de 2016 em 11:55 - Responder

    Bom Dia, Comprei um carro em 2010 ano do carro 98, porem deixei de fazer as tran ferencia par o meu nome. Agora estou querendo regularizar os documentos do carro . O que devo fazer? Obrigado.

    • Despachante.com Despachante.com 28 de junho de 2016 em 14:22 - Responder

      Vicente,
      Você terá que quitar todas as dívidas ativas. Nós podemos te ajudar. Envie um e-mail com o número da placa para cotacao@despachante.com ou entre em contato no número: 11 3027-6900.

  4. Vicente Oliveira 28 de junho de 2016 em 11:57 - Responder

    Bom Dia, Comprei um carro em 2010 ano do carro 98, porem deixei de fazer a trasnferencia par o meu nome. Agora estou querendo regularizar os documentos do carro . O que devo fazer? Obrigado.

    • Despachante.com Despachante.com 28 de junho de 2016 em 14:17 - Responder

      Vicente,
      Nós podemos te ajudar. Entre em contato conosco via telefone: 3027-6900 ou cotacao@despachante.com com a placa do veículo.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  5. ariana 28 de junho de 2016 em 18:50 - Responder

    boa noite
    tenho um carro e nao esta no meu nome,quero fazer o licenciamento e queria saber quem tem que fazer o licenciamento,eu ou a pessoa cujo o carro ta no nome ?
    obrigada pela atencao

    • Despachante.com Despachante.com 29 de junho de 2016 em 11:09 - Responder

      Ariana,
      O Licenciamento você consegue pagar em qualquer banco com o numero do Renavam do veículo.
      Obrigada!
      Equipe Despachante.com

  6. Cristiano 31 de março de 2017 em 12:19 - Responder

    Olá , assinei o recibo de compra e venda de meu veiculo em local errado como comprador , e depois que a funcionaria do cartorio viu me avisou que tinha assinado errado dai assinei no local certo do vendedor , e agora o comprador tera problemas para transferir? como proceder?

    • Despachante.com Despachante.com 10 de abril de 2017 em 13:02 - Responder

      Cristiano,
      Se você conseguiu autenticar no cartório não.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

Deixar Um Comentário