Você Sabe Qual a Velocidade Mínima de uma Via?

Uma das infrações mais cometida pelos motoristas brasileiros, transitar acima da velocidade máxima permitida é violação grave das leis de trânsito e uma das principais causas de acidentes nas ruas e estradas do país.
Mas, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não apenas trafegar em alta velocidade é arriscado. Dirigir lentamente também pode ser muito arriscado, por isso as vias têm também, uma velocidade mínima. Você sabia dessa informação? Nós falamos um pouco mais sobre ela a seguir.

A velocidade mínima de uma via

Descobrir a velocidade máxima permitida em uma via não é difícil, porque as placas de sinalização comumente trazem essa informação. O mesmo não é feito sobre as velocidades mínimas então, é importante conhecer as leis de trânsito brasileiro, para poder chegar a esse valor.
A legislação atual determina que a velocidade mínima de uma via é igual à metade da velocidade máxima estabelecida para ela, sem fazer distinção quanto ao tipo de via, seja ela rodovia, via rápida, arterial, coletora ou local. Sendo assim, se você está trafegando por uma estrada que tem como velocidade limite 110km/h, sua velocidade mínima será 55 km/h.

Trafegar muito lentamente por uma via também é infração de trânsito

A preocupação com os excessos de velocidade no trânsito são uma constante, já que, como já dissemos, eles causam acidentes, muitos deles fatais. Mas é preciso saber que trafegar abaixo da velocidade permitida também traz riscos e, por isso, é considerada infração de trânsito. De gravidade média, a violação desse limite rende 4 pontos na CNH e multa de R$ de 130,16.

Os riscos de dirigir abaixo na velocidade mínima permitida

Dirigir abaixo da velocidade mínima permitida pode atrapalhar o trânsito, retardando ou obstruindo o tráfego. Além de poder ocasionar acidentes, especialmente quando a redução é feita repentinamente, sem dar ao motorista que vem atrás tempo para reagir de maneira adequada.
Segundo especialista, o maior problema de conduzir abaixo da velocidade mínima permitida é a diferença de velocidade entre os veículos, o que aumenta o risco de colisões traseiras. Então, para preservar a sua segurança e a dos outros condutores, só trafegue em baixa velocidade na faixa da direita, como determina o código nacional de trânsito.
Agora que você sabe como calcular a velocidade mínima das vias, pode evitar multas e outros problemas causados por essa infração. Mas, caso precise dos serviços de um despachante especializado em 2º via de CNH e suspensão da carteira de motorista, entre em contato com a gente.

2017-10-23T17:00:22+00:00 outubro 23rd, 2017|Dicas|0 Comentários

Deixar Um Comentário