Vale mais a Pena Comprar um Carro a Álcool ou Gasolina?

Início » Vale mais a Pena Comprar um Carro a Álcool ou Gasolina?

Vale mais a Pena Comprar um Carro a Álcool ou Gasolina?

Uma grande dúvida dos motoristas ao comprar um carro novo é escolher o tipo de combustível do seu veículo. Qual é melhor? Álcool ou gasolina?
A grande preocupação costuma ser a economia, afinal já se gasta muito dinheiro com manutenção e impostos obrigatórios do carro. Porém, escolher o preço mais barato no posto de combustível nem sempre é a melhor decisão.
Listamos alguns pontos que você pode observar antes de escolher entre álcool ou gasolina na hora de comprar seu veículo.

Preço

De acordo com os dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo), o preço da gasolina em 2017 chegou a R$ 4,023 por litro. Enquanto o preço médio do etanol no país foi de R$ 2,771.

Autonomia

Saber a autonomia do combustível é basicamente saber o seu rendimento em relação ao veículo. Ou seja, você anda mais quilômetros sem precisar abastecer. Nesse aspecto o etanol perde para a gasolina.
Esse ponto é vantajoso na hora de pegar estrada, por exemplo, pois às vezes é difícil encontrar postos pelo caminho.

Poluição

Caso você esteja preocupado com a poluição gerada pelo seu carro, na hora de optar por etanol ou gasolina é bom levar em conta uma comparação.
Em questões da poluição do ar, ambos os produtos lançam quantidades semelhantes de CO2 na atmosfera. Porém, a gasolina é derivada do petróleo, enquanto o etanol é derivado da cana-de-açúcar. Isso significa que quando acabarem as reservas de petróleo, não será mais possível explorar esse recurso. Já o etanol ganha vantagem por ser um produto renovável.
Logo, levando em consideração o impacto da exploração de petróleo no planeta, o etanol poderia ser uma opção mais “verde” para o seu motor.

Performance

Qual é melhor para o seu motor? Álcool ou gasolina? A verdade é  que não existem estudos concretos que apontem essa resposta. Ambos têm desempenho parecido no motor. Porém, o etanol possui mais torque, que torna a dirigibilidade melhor.

Energia

Segundo a ANP, a potência energética do etanol equivale a 70% da eficiência energética da gasolina. Esse dado influencia no rendimento do seu abastecimento.

Trajeto

É interessante analisar o uso principal do seu veículo. Se você pretende rodar muitos quilômetros, a gasolina vai render mais no seu tanque mesmo com um preço mais alto nos postos. Caso o uso seja esporádico, o etanol será uma boa economia para seu bolso.
Conseguiu escolher entre álcool e gasolina? Continue acompanhando nossas dicas no blog Despachante.com!

2018-03-09T16:00:47+00:00 março 9th, 2018|Dicas|0 Comentários

Deixar Um Comentário