Segurança no Trânsito: O Que Fazer em Caso de Enchentes?

Início » Segurança no Trânsito: O Que Fazer em Caso de Enchentes?

Segurança no Trânsito: O Que Fazer em Caso de Enchentes?

As estações mais quentes do ano chegam e trazem com elas as chuvas e temporais que, especialmente nas grandes cidades, com frequência, causam alagamentos e enchentes, ameaçando a segurança no trânsito.
Dirigir em pista molhada, sob chuva, é um desafio mesmo para os motoristas mais experientes e transitar por áreas alagadas pode tirar a calma e a racionalidade necessárias para enfrentar da melhor maneira situações de perigo. Por isso, vamos dar dicas úteis de como agir em caso de enchente. Confira!

Para garantir a segurança no trânsito, primeiro, previna-se

Antes de falarmos sobre o que você deve fazer caso se veja em meio a uma enchente, recomendamos que você tome cuidados que te mantenham longe desse perigo.
Em estações como o verão, quando as tempestades de final de tarde são frequentes, esteja sempre atento à previsão do tempo e evite sair nos horários com maior probabilidade de chuva, especialmente se o seu caminho passar por locais em que alagamentos são comuns.
Quando for inevitável pegar vias e estradas sob chuva ou em momentos com grande possibilidade de tempestades, busque rotas alternativas, longe das áreas de enchente e siga dicas de como enfrentar da melhor forma esse problema.

3 Dicas do que fazer em caso de enchente ou alagamento

Veja como agir para manter a segurança no trânsito em caso de alagamentos e enchentes.

1. Mantenha a calma

A primeira coisa a fazer caso seja surpreendido por uma enchente, é manter a calma. Isso vale para o motorista e para os passageiros do carro. Ficar nervoso ou entrar em desespero tornará mais difícil tomar as ações necessárias para passar pela situação da forma mais segura possível. Então, respire e tranquilize-se para agir da maneira correta.

2. Desloque o veículo, se for possível

Diante de um alagamento e da iminência de uma enchente, tentar sair o mais rápido possível da área com grande volume de água é o primeiro impulso do motorista, mas antes de deslocar o veículo, é preciso analisar as condições e tomar alguns cuidados.
Primeiro, para que a decisão de prosseguir seja minimamente segura, é preciso ter certeza de que a água não está acima do meio dos pneus e que a correnteza não está muito forte, se as condições forem favoráveis, siga em frente com as seguintes precauções:

  • Desligue todos os componentes e acessórios desnecessários, como rádio e ar-condicionado, para não sobrecarregar o sistema do automóvel;
  • Mantenha distância de um ou dois carros do veículo à sua frente;
  • Dirija em velocidade constante, de no máximo 20km/h, para evitar que entre água no motor, e tenha atenção com os freios, que têm sua eficiência comprometida quando molhados;
  • Se o carro morrer no meio da travessia, não tente religá-lo, isso resultará em graves problemas e prejuízos mecânicos.

3. Dependendo das condições, abandone o carro

Caso as condições não estejam favoráveis para a travessia com o carro, ou se o motor parar de funcionar, abandonar o veículo é a melhor opção. Antes de sair do automóvel, no entanto, certifique-se de não haver fiação elétrica em contato com a água na área.
Caso você não tenha certeza de estar livre do risco de descargas elétricas, ainda dentro do carro, acione o resgate, ligando para 193, eles te darão a melhor orientação de procedimentos para a situação.
Uma última dica para enfrentar tempestades e enchentes quando se está de carro é: não pare o veículo embaixo de árvores e postes, que podem cair com a correnteza, a força dos ventos ou a ocorrência de um raio.
Agora que você conferiu nossas dicas para manter a segurança no trânsito em caso de enchentes e alagamentos, lembre-se que, se precisar de serviços para o seu carro, como licenciamento, transferência e emplacamento, pode contar com nosso atendimento de Despachante.

2017-10-17T18:15:12+00:00 outubro 17th, 2017|Dicas|0 Comentários

Deixar Um Comentário