Quando Trocar as Pastilhas de Freio do seu Carro?

Início » Quando Trocar as Pastilhas de Freio do seu Carro?

Quando Trocar as Pastilhas de Freio do seu Carro?

Responsável por fazer o carro parar com segurança, as pastilhas de freio são componentes de muita importância no sistema de freio a disco. No Brasil, a maioria dos automóveis tem essas peças somente nas rodas dianteiras, mas dependendo do modelo do veículo, elas podem estar presentes nas quatro rodas.
Para ter o freio do seu carro funcionando como deve, veja qual o momento certo de substituir as pastilhas. Essa é uma manutenção simples e barata que diminui riscos de acidentes e deixa o trânsito mais seguro.

Sinais de que as pastilhas de freio precisam ser trocadas

Quando o freio de um carro é acionado, as pastilhas pressionam o disco, fazendo o veículo parar. O desgaste desse componente diminui sua eficiência, tornando a frenagem menos segura. Por isso, é importante ficar de olho nos avisos e sinais de que chegou a hora de trocá-las.
Nos carros mais novos e modernos, o painel possui um indicador de desgaste das pastilhas de freio, que mostra quando elas devem ser substituídas. Se o seu veículo não tem um desses, fique atento:

  • aos ruídos feitos pelo automóvel, especialmente ao pisar no freio. Quando as pastilhas estão muito gastas, é comum ouvir um ruído metálico;
  • à quilometragem rodada. As pastilhas de freio duram, em média, 25 mil km, mas isso depende muito de como o carro é usado. Então, recomenda-se que a cada 10 mil km elas passem por revisão e que ao chegar aos 30 mil km sejam trocadas.

Vale também sempre ler o manual do usuário do seu carro e lembrar que não fazer a troca das pastilhas no momento adequado pode levar à danificação do disco de freio, o que agrava e encarece uma manutenção que seria simples e barata, já que a substituição desse componente custa em média R$30,00, dependendo do modelo do automóvel.

Dicas para aumentar a vida útil das pastilhas de freio

As pastilhas de carros que circulam muito na cidade e têm o freio muito exigido em cruzamentos, semáforos e engarrafamentos tendem a se desgastar mais rapidamente, por isso, a primeira diga para preservá-las é usar o sistema de freio de forma econômica, evitando maus costumes, como o hábito de acelerar muito o veículo.
Outras duas dicas que ajudam a aumentar a vida útil das pastilhas de freio são:

  • usar peças indicadas pela montadora;
  • fazer a retificação dos discos de freio quando substituir as pastilhas, para que as duas superfícies fiquem lisas, já que sulcos podem causar problemas nos componentes novos.

Quer saber mais sobre como preservar o sistema de frenagem? Leia nosso artigo com os quatro cuidados que você precisa ter com o freio do seu carro.

2017-11-13T18:00:45+00:00 novembro 13th, 2017|Dicas|0 Comentários

Deixar Um Comentário