Entenda a Forma Correta de Transportar seu Cachorro no Carro

Início » Entenda a Forma Correta de Transportar seu Cachorro no Carro

Entenda a Forma Correta de Transportar seu Cachorro no Carro

Se você tem um pet, já deve tê-lo levado para dar voltas no seu automóvel, certo? Nesses momentos, vocês reproduzem a comum cena de animais sendo transportados soltos no interior do veículo, com a cabeça para fora da janela? Se sim, precisa saber que, mesmo que ela pareça deixar seu bichinho feliz, não é nada segura.
Existem formas corretas para transportar seu cachorro no carro e não segui-las pode resultar em pontos em sua carteira de motorista e multa. Quer saber mais sobre esse assunto, continue a leitura!

O que diz a legislação de trânsito sobre o transporte de animais no carro

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transportar animais de forma inapropriada é infração e resulta em diferentes níveis de penalidade para o motorista.
O artigo 235 do CTB determina que dirigir com o cachorro no carro à sua esquerda, entre as pernas ou os braços, é infração média e implica em quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
Já o artigo 169 diz que se o animal estiver solto no interior do veículo, tirando a atenção do motorista, a infração é leve e resulta em três pontos na CNH. O bichinho também não deve ser transportado na parte externa do carro, caso você tenha uma pick up, por exemplo, essa infração é considerada grave e implica em cinco pontos na habilitação.

Acessórios que ajudam a transportar seu cachorro no carro com segurança

Veja os quatro acessórios que garantem o transporte seguro do seu pet no automóvel.

Cinto de segurança

Cintos de segurança específicos para o transporte de animais podem ser comprados em pet shops e protegem o bichinho em caso de acidentes e freadas bruscas, mantendo-o preso ao banco do veículo. O acessório precisa ter adaptadores para ser preso à coleira ou apenas encaixes, que se prendam ao item de segurança.

Caixa de transporte

Alternativa para levar animais de pequeno porte, as caixas devem ser resistentes, espaçosas e ventiladas. Na porta, devem ter travas para fechamento e possuir alças para transporte.

Cadeirinhas e assentos

Ótima opção para o transportes de cachorros no carro caso eles sejam de pequeno ou médio porte, as cadeirinhas e assentos são preparadas para serem usadas com coleiras do tipo peitoral.

Grades de contenção

Com a função de delimitar o espaço de trânsito do animal, as grades de contenção podem ser colocadas no centro do carro, entre os banco dianteiros; nas laterais, impedindo que ele coloque a cabeça para fora da janela; ou na parte traseira, limitando seu espaço aos bancos de trás. Embora essa opção dê ao cãozinho mais liberdade, ela pode machucá-lo no caso de uma freada brusca, já que, solto, ele pode se chocar com a grade.
Agora que você conhece a legislação de trânsito sobre o tema e os acessórios existentes no mercado, já pode transportar seu cachorro no carro de forma segura. Aproveite que está no nosso blog e leia também nosso artigo sobre como fazer cheirinho para automóveis em casa para deixar longe do seu veículo o cheiro forte dos pets.

2017-10-30T17:00:12+00:00 outubro 30th, 2017|Dicas|2 Comentários

2 Comentários

  1. Maria José da Silva 26 de Janeiro de 2018 em 20:25 - Responder

    Preciso de Ajudar !!! Urgente
    Comprei um carro em uma agência onde esse veículo não estava em nome da agência e sim no nome de uma auto escola. Até aí tudo bem…. paguei a documentação necessária pra esse carro vir pra Nome …e já faz 6 mês que o dono da agência inventa desculpas. Já fiz duas vistorias para transferência do documento ele toda vez inventa alguma coisa. A última história foi que o despachante dele tava de férias. Não sei o que fazer. Será que tenho que procurar um advogado. Alguém pode me ajudar?

    • blogdespachante 17 de Abril de 2018 em 20:07 - Responder

      Maria,

      Você pode solicitar os documentos e dar a entrada na transferência com um despachante de sua confiança.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

Deixar Um Comentário