Embreagem alta ou baixa: o que é mais seguro?

Início » Embreagem alta ou baixa: o que é mais seguro?

Embreagem alta ou baixa: o que é mais seguro?

A embreagem é algo que varia muito dependendo do modelo e da fabricante do automóvel. Algumas optam por mante a embreagem alta, outras preferem que o acionamento fique no nível mais baixo do pedal, e nem sempre é possível a regulagem das peças.
Embreagem alta, por exemplo, é muitas vezes vista como um defeito para alguns motoristas com maior estatura, enquanto a embreagem baixa é muitas vezes sinônimo de um esforço maior na hora de dirigir. Mas afinal, existe alguma que é mais recomendada? Descubra neste artigo!
 

Qual a diferença entre embreagem alta e baixa?

A diferença mais notável entre uma embreagem alta e uma baixa envolve o momento de dar a partida no carro.
Quando a embreagem é baixa, o carro começa a andar logo que o pedal é solto. Dessa maneira, não é necessário levantar tanto a perna para dar a partida.
A embreagem alta, por sua vez, exige que o motorista suba a perna até que o pedal chegue a um ponto específico, e só então o carro sairá. Sendo assim, o motorista precisa encontrar o “ponto” certo da embreagem.
 

Qual a mais segura?

É difícil precisar qual a embreagem mais segura, até porque isso pode variar muito dependendo do condutor. Construir uma “intimidade” com a embreagem e entender como ela funciona em seu carro é imprescindível para uma boa dirigibilidade.
A embreagem alta pode ser um fator dificultante para motoristas que prefiram dirigir com o banco mais baixo, ou que tenham maior estatura, como já mencionado.
Isso porque existem muitos casos em que os joelhos do condutor se chocam insistentemente contra a parte de baixo da direção, o que pode tornar o ato de dirigir muito desconfortável.
Por outro lado, a embreagem alta exige menos esforço para ser acionada, já que não precisa ser pressionada até o final para funcionar, nem mesmo na hora da partida. Vale lembrar que embreagem muito alta pode ser sinal de desgaste!
A embreagem baixa é a mais indicada para os iniciantes, já que, com ela, como não é necessário subir o pé até encontrar o ponto certo para trocar a marcha ou dar a partida. Essa também é a melhor maneira de dirigir para evitar que o carro morra, e por isso é a preferência em auto-escolas.
Uma desvantagem da embreagem baixa, porém, é o fato de que ela exige mais esforço na hora de dirigir. Em momentos que exigem muitas trocas de marcha, pisar na embreagem até o final o tempo todo pode ser desgastante para o motorista.
Para mais dicas sobre como utilizar melhor seu veículo, confira o Blog Despachante.com!

2018-01-26T11:00:36+00:00 janeiro 26th, 2018|Dicas|2 Comentários

2 Comentários

  1. Tatiane Messias Pinheiro 1 de fevereiro de 2018 em 18:30 - Responder

    Comprei um carro em 08/12/17 numa agência em SP, porém o carro era de Brasília, na data de hj me ligaram da agência dizendo que eu tenho que pagar o valor do IPVA 2018 que eles já pagaram e ir até lá para agendar a vistoria para fazer a transferência. Esse IPVA já é de minha responsabilidade? Eu tenho que paga-lo?

    • blogdespachante 17 de abril de 2018 em 21:14 - Responder

      Tatiane,

      Sim.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

Deixar Um Comentário