Dicas rápidas para economizar combustível

Economizar combustível é muito importante por vários aspectos: alta e reajuste dos preços, adulteração da gasolina, diminuição de gases poluentes, entre outros. Para você, motorista, não é muito difícil fazer adaptações em prol dessa economia, basta apenas você mudar a forma como dirige, colocando em prática ações simples. Assim, você diminui facilmente o gasto com combustível, com a manutenção de alguns itens.
O Despachante.com foi atrás de alguns especialistas para dar algumas dicas de economia. Veja:
Pé pesado

Pé pesado/Google

Pé pesado/Google


Se você é daqueles que acelera e freia bruscamente, saiba que essas ações são as piores inimigas do consumo de combustível. Acelerando gradativamente, o motor de seu veículo responderá com mais eficiência, sem gastar muito combustível, assim como também é bom evitar picos de velocidade. Inclusive, se você acelerar muito rápido, corre o risco de atropelar os pedestres que estão passando nas ruas, pois, se você frear com cautela, além de pilotar com mais calma, você pode aproveitar a inércia do veículo para retomar a velocidade, ponto a favor da economia.
Relevo
Mantenha o veículo engrenado em declives, acelerando o suficiente para aproveitar o embalo que, assim, você também está economizando. Vale frisar que você nunca deve descer em ponto morto e use o freio-motor para que o carro não desça desengrenado e não sobrecarregar o sistema de freio.
 
 
Marcha x RPM
Marcha/Google

Marcha/Google


 
Ao manter a marca baixa enquanto o motor está em altas rotações é inadequado, assim como escolher uma marcha alta para rodar em giros tímidos. Trocar as marchas dentro da faixa de torque máximo é ideal para rendimento e economia. Esse é um item que está descrito no manual do proprietário do carro. Se o seu veículo não contém conta-giros, troque as marchas ao perceber que o motor está com mais força.
 
 
Pneus
Este talvez seja um dos mais importantes na economia de combustível, pois representa cerca de 20% do consumo, graças à resistência do rolamento. É importante que seus pneus estejam sempre em bom estado de conservação, assim como a calibragem, velocidade, pavimento e temperatura. Observar também a estrutura, compostos e desenho da banda de rodagem também são prioridades. Rodas alinhadas evitam o consumo de combustível.
Óleo lubrificante
Lubrificante/Google

Lubrificante/Google


 
Optar pela viscosidade entre os óleos especificados pela montadora para o motor é sempre a melhor escolha, pois eles proporcionam a redução do consumo de combustível, comparados aos óleos convencionais, reduzindo também, a emissão de poluentes na atmosfera e, aumentando a durabilidade do propulsor.
Peso desnecessário
Se você tem guarda itens que não utiliza sempre no porta-malas do seu carro é melhor tomar cuidado, pois também aumenta o gasto do combustível. Um exemplo, segundo estudos da Volkswagen, é que, com 100 quilos a mais desnecessários dentro do seu carro, equivalem a gasto extra de até 0,31/100km na média. Carroceria e motor também são fatores influentes no consumo de combustível.
Ar condicionado
É um salvador quando o motorista sabe utilizá-lo da maneira correta. Se você estaciona o seu veículo no sol, o carro atua como uma estufa, pois a massa de ar de dentro do carro faz com que o ar fique mais quente dentro do que fora do veículo. Ao sair com seu automóvel, rode um pouco com os vidros abertos para acelerar o resfriamento do interior, ligando o ar condicionado depois de certo tempo.
Motor
Motor/Google

Motor/Google


O item mais importante do carro, com certeza, é o motor. Se ele está aquecido na medida certa, conforma indicação do painel, consome menos combustível. Quando mais você conseguir trabalhar nessa faixa, melhor. Planejar o uso do veículo e traçar as melhores rotas para você dirigir também são ótimas opções de economia. Vale mais uma saída demorada para vários locais, do que saídas rápidas ao longo do dia.
 
 
 
 
Gostou das nossas dicas? Se você tem mais dúvidas sobre o consumo do seu carro, entre em contato com o Despachante.com. Estamos prontos para atendê-lo da melhor forma.

2013-09-04T08:00:56+00:00 setembro 4th, 2013|Dicas|0 Comentários

Deixar Um Comentário