Dicas para evitar busca e apreensão de veículos

Quem não consegue comprar um veículo zero quilômetro, seminovo ou usado à vista, tem a opção de financiar o bem por meio de alguma instituição. E o próprio veículo fica como garantia em caso de não pagamento integral das parcelas e o banco-credor pode obter a retomada do carro quando há parcelas em aberto, através de mandato de busca a apreensão.

Busca e apreensão

Busca e apreensão

Por isso, você deve manter suas parcelas sempre em dia, evitando constrangimentos. Quando há atrasos, o banco deve, necessariamente, comprovar o atraso de pagamento do proprietário, por meio de uma notificação extrajudicial, em carta registrada expedida pelo Cartório de Títulos e Documentos.

Depois da notificação regular, se o contrato permanecer em ainda em aberto (sem o pagamento das parcelas do financiamento), o banco pode ajuizar a Ação de Busca de Apreensão do veículo, de acordo com o decreto nº 911/69, para retomada do bem que foi dado como garantia no financiamento.

Assim que a ação foi ajuizada, o banco tem que comprovar o inadimplemento do devedor, podendo requerer ao juiz da causa, uma concessão liminar de busca e apreensão e, caso a autoridade julgue procedente, ocorrerá a expedição do mandato de busca e apreensão para cumprimento.

Ao receber o mandato, quem está com a posse do veículo tem cinco dias para cumprir a liminar, pagando a dívida em atraso ao banco-credor, obtendo a restituição regular do carro. Uma segunda opção é apresentar, em 15 dias, uma defesa judicial contra a ação ajuizada pela instituição financeira, apontando sua justificativa que afastam o direito do banco.

Essa defesa também é válida mesmo que o devedor já tenha pagado a dívida em cinco dias, apresentando uma resposta à ação. Serão analisadas provas e argumentações na tese de defesa para que o juiz julgue corretamente a ação, acolhendo o pedido do autor ou não.

Em caso de não manifestação do pagamento em até cinco dias ou não cumprimento da liminar em 15, na hora em que recebeu o mandato de busca e apreensão, a pessoa estará abrindo mão do veículo e estará alegando a inadimplência e retomada do bem, sendo obrigado, ainda, a pagar as custas processuais e honorários do advogado do banco.

Gostou da matéria? Então compartilhe através da nossa página no Facebook ou deixe seu comentário abaixo.


linha linha

Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário.

Você também pode gostar de:

131 respostas para “Dicas para evitar busca e apreensão de veículos”

  1. Fabiana disse:

    Estou com 3 parcelas do meu carro em atraso. Já carro risco da busca e apreensão?

    • Mariana Despachante.com disse:

      Fabiana,

      Sim, você está correndo o risco. A partir do momento em que você atrasa uma parcela, o banco já pode entrar com processo administrativo para busca e apreensão.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  2. francisco disse:

    tem como legalizar um veiculo já estando com o mandado de busca e apreensão expedido após os 15 dias?

  3. udson disse:

    estou com um parcela em atraso faltam 5 contando com essa para o fim do quitamento eo banco jah me disse ao telefone que ira pedir a busca e aprenção…

  4. Peterson disse:

    Boa Noite, Financiei um Celta em 60 vezes, faltam 8 meses para acabar, porem o carro já esta indo para 4 parcela em atraso, liguei na Financiadora, falaram que tava com uma Consultoria chamada Millennium, os mesmos informaram que no minimo haveria de ser pago 3 parcelas, porém não tenho este dinheiro todo, dei um proposta de baixar para duas parcelas um gerar um boleto para o final do Mês no valor total, informaram que não seria possível, a moça informou que a qualquer momento posso ser parado e ter o veiculo apreendido, minha duvida é caso apreendam o veiculo, ao quitar as parcelas em atraso, eles me devolvem o carro? se eu deixar o carro em outra residencia e mesmo com a ordem de busca e aprensão ainda consigo realizar o pagamento das parcelas atrasadas? posso recorrer como juros abusivo? pois o veiculo era R$ 18.900,00 com o financiamento foi quase para R$30.000,00?

  5. Verônica disse:

    Eu tinha um veiculo quitado no meu nome! Em dezembro/2013 fui ao cartório reconheci firma do documento, porém até hoje o atual dono não fez a transferência e estão chegando multas em eu endereço! A documentação do veiculo está trasada, posso pedir busca e apreensão do veiculo?

    Att,

    Verônica

    • Equipe Despachante.com disse:

      Verônica,

      A melhor alterativa seria você fazer a Comunicação de Venda deste veículo, assim, as multas não iriam para a sua CNH.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  6. fabiano disse:

    Estou desde outubro de 2012 sem pagar as prestações. Coloquei uma ação revisional e paguei 3 em juízo. Até agora o banco não me cobrou. Corro risco de perder o carro??

    • Equipe Despachante.com disse:

      Fabiano,

      A partir do não pagamento de três parcelas, o banco pode reaver o veículo.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  7. everton cerqueira disse:

    Boa noite,

    Coloquei meu veiculo na revisional, após 3 meses recebi a notificação de busca e apreensão, gostaria de saber como devo proceder para reverter esta notificação, se existe e estando em processo de reversão da notificação, a financeira ainda pode solicitar uma nova busca e apreensão? e o oficial de justiça pode ir mais de 1 (uma) vez em minha residencia atras do bem após ter ido a primeira vez e não ter encontrado o veículo?

    • Equipe Despachante.com disse:

      Everton,

      Sim, o Oficial e Justiça pode ir até 3 vezes em sua residência para ir atrás do veículo.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  8. Maria disse:

    Oi boa tarde estou com um carro com busca apreencao tem 5parcelas atrasadas quando comprei passou 3 meses o motor fundiu está na oficina tem como eles levar o carro

    • Equipe Despachante.com disse:

      Maria,

      Eles fazem algumas tentativas para localizar o veículo. Depende de cada caso e da sua situação.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  9. Messias disse:

    Meu carro foi apreendido por estar com IPVA atrasado. Se eu resolver deixar ele no depósito, mas continuar pagando as últimas prestações, pode dar problema pro meu nome? Faltam poucas parcelas e não tenho o dinheiro pra pagar a dívida.

    • Equipe Despachante.com disse:

      Messias,

      Dependendo o tipo de financiamento feito, sim, você poderá ter restrições em seu nome.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  10. Marcos Vinicius disse:

    Tenho um financiamento em 36 meses, pois paguei 08 e ficou a 09 em aberto, então continuo pagando as demais só devo uma. Podem pedir busca e apreensão?

  11. clecio disse:

    Meu caso é bastante complicado,comprei um caminhão 105.000,00 dei de entrada 40.000,00 ficou financiado 30 de 3.400,00..nisso paguei 15 prestaçoes quando foi em outubro de 2012 tive um prejuizo e não conseguir pagar mais,em fevereiro de 2013 o banco me ligou e me ofereçeu uma opçao de 59 de 940,00.aceitei e quis resolver o problema de me enviarem um novo talão,so que passou 4 meses eu ligando e eles so falavam que num se preucupasse poe que ta tudo certo,liguei varias vezes e so me falavam que ficasse sussegado por que a questao ja tava resolvida,e eu muito preucupado por que fui atras do banco apos esse acordo varias vezes por que ja estavamos em outubro e nao me mandaram nada pra pagar,nisso em novembro eles ligaram e falaram que a divida tava em 68.000,00 e tinha que ser paga rapidamente,nisso eu falei que tinha procurado eles e vi deles a proposta essa utilma porem eles num fizeram nada todo esse tempo,em dezembro de 2013 me deram uma proposta de 28.000,00 e em abril agora uma proposta de 11.000,00,entao quando foi agora em junho me ligaram avisando que o carro ja tava com busca e apreessão e o valor agora so aceita todo 28.000,00…o carro ta parado faz um ano ja por conta que eles num resolveram nada,minha duvida é…o que eu faço ?procurei eles varias vezes e me pediram pra ter calma,busquei resolver varias vezes,so que hoje eu nao tenho esses 28.000,00 e o carro com busca e apreensao…é possivel renegociar o valor e parcelar novamente?o que pode ser feito?

  12. Agnes disse:

    Meu carro foi apreendido com ipva atrasado e esta em busca e apreesnsão.
    Quanto tempo demora até o banco descobrir que ele esta no deposito, e tambem esta em outra cidade do endereço que o oficial tem.
    agradeço desde ja

  13. Sandro Silva disse:

    Uma boa tem coisas ai que me agradou to passando por essa situação.

  14. João Alves Batista disse:

    Gostei das dicas para evitar busca e apreensão de veículo.
    Gostaria de saber se eu, como idoso (71) e deficiente físico, tenho alguma prioridade ou tolerância que me favoreça no sentido de evitar busca e apreensão do meu veículo. Estou com duas parcelas em atraso e o motivo foi tratamento de saúde.

    • Equipe Despachante.com disse:

      Obrigada.

      O Sr. terá que verificar diretamente no DETRAN e junto à financeira, contestando todas as suas alegações.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  15. Diego disse:

    estou para comprar uma moto de B.A. se a polícia me parar eles podem prender a moto correto?
    mas eu também posso ser preso por isso?

  16. Ana disse:

    Estou com uma parcela em atraso do meu carro em atraso. Já tive outras parcelas em atraso e sempre paguei com um mês e alguns dias de atraso e os juros giravam em torno de 100,00. Agora, o escritório que toma conta do financiamento me ligou e disse que meu processo foi ajuizado e que tenho que pagar 300,00 a mais, além dos juros, referente a custos processuais. Está correto?

    • Equipe Despachante.com disse:

      Ana,

      Depende da sua negociação com o banco. Eles podem ter feito isso exatamente pelo fato do atraso ter sido feito também em outros meses.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  17. POLYANA disse:

    Olá;meu carro é financiado em 48x tive um problema e acumulei 8 prestaçoes em atraso nao tenho condiçoes de pagar essas parcelas posso continuar a pagar o restante das parcelas dos proximos meses e ir deixando essas 8 que estao em atraso pra traz ????

    • Equipe Despachante.com disse:

      Verifique com a sua financeira o que pode ser feito neste caso para não sair prejudicada.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  18. Sergio Henrique disse:

    Ola hoje pela manha meu carro foi apreendito no processo consta 4 parcelas atrsados as mesma ja estavam pagassendo 2 somente atrasadas agoras eles querem que pago valor total da divida ate a que vai vencer e agora

    • Equipe Despachante.com disse:

      Provavelmente você só conseguirá tirar o veículo do pátio após quitar todos os débitos do mesmo.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  19. Rafael Martins de oliveira disse:

    Estou com os pagamentos do carra atrasado 4 meses seu posso fazer a vistoria e se foi emitido busca e aprienção eu tenho o risco de o carro ficar preso no detran

  20. claudio disse:

    ola boa noite! me chamo claudio e gostaria de tirar um duvida .eu peguei um veiculo de uma pessoa que estava passando o financiamento para alguem assumir .eu paguei 19 parcelas de 1050,00 reais algumas em atraso ,uns mes atras levei alguns calotes de clientes e fiquei em uma situaçao meio complicada e nao consegui pagar as parcelas e ja tem 3 em atraso entrando para 4 parcela.mas oque acontece é que a pessoa me pediu 8 mil de entrada ,eu dei 3500 e fiquei de da mas 1500 por mes,acabou que atrasei com a pessoa,tudo porque levei umas voltas,e confeço que estou muito sem graça de procurar a pessoa e explicaroque aconteceu.eu quero muito pagar o restante mas seria otimo para mim se fosse feito um refinanciamento,mas confeço que estou sem cara de procurar a pessoa que me passou o carro ,esse carro foi passado para mim por cartorio.de 48 ja paguei 19 parcelas e ja esta entrando na 4 parcela em atraso,preciso muito desse carro para meu trabalho,em que voces podem me ajudar…

    • Equipe Despachante.com disse:

      Sobre esse tipo de negociação, somente com a pessoa que está com o veículo, não podemos informar.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

Deixe uma resposta