Descubra Como Funciona Seguro de Carros

Comprar um automóvel é um verdadeiro investimento e demanda uma série de práticas e documentações bastante específicas. Buscar entender como funciona seguro de carros é essencial para garantir que o valor gasto não seja perdido no caso de alguma eventualidade.

Todos sabem que é preciso contratar um seguro, mas poucos compreendem com totalidade o seu funcionamento. Depois de fazer pesquisas e cotações junto às seguradoras, você escolheu aquela que mais se encaixa em suas necessidades, correto? Agora seu carro está protegido! Porém, como exatamente funciona seguro de carros? Descubra neste artigo!

O que é e como funciona seguro de carros?

O seguro de um automóvel é um contrato em que o cliente paga uma determinada quantia para a seguradora e, em caso de acidentes, os custos são arcados parcial ou totalmente pela empresa.

O valor que você pagará pelo seguro dependerá de seu perfil, do veículo em si e da região de circulação. Para a seguradora, o perfil envolve idade, sexo, tempo de habilitação, distância rodada mensalmente, número de pessoas que pilotam, entre outros. Já no veículo, consideramos o modelo, a incidência de roubos e furtos do mesmo e qual é a sua categoria (esportivo, SUV, etc).

Em suma, há dois tipos diferentes de seguros mais comuns. O mais básico é conhecido como “incêndio e roubo” e o segundo é a “cobertura compreensiva”, que além de cobertura para incêndio e roubo, ainda conta com os danos em casos de acidentes.

Como usar meu seguro?

Além de saber como funciona seguro de carros é preciso entender o que fazer em caso de alguma eventualidade. Se seu veículo for roubado ou furtado, por exemplo, deve-se acionar o sinistro. Ou seja, entre em contato com a seguradora ou com seu corretor. Depois de ter em mãos o Boletim de Ocorrência e os documentos do carro, o tempo de ressarcimento do valor dependerá do que está em contrato.

Em caso de danos a terceiros, também basta acionar o seu seguro, caso ele garanta esse tipo de conserto.

Lembre-se de não mentir. Mudar a história sobre a ocorrência de sinistro é considerado fraude e você perderá o valor total da apólice. O seguro foi feito exatamente para te blindar contra eventualidades.

Gostou de saber como funciona seguro de carros? Para ficar sempre por dentro continue acompanhando o blog do Despachante e leia nosso post sobre os carros com seguro mais caro!

2018-12-13T16:13:06+00:00 janeiro 1st, 2019|Dicas|0 Comentários

Deixar Um Comentário