Conheça os Principais Problemas Com o Carro na Estrada e Saiba Como Evitá-los

Início » Conheça os Principais Problemas Com o Carro na Estrada e Saiba Como Evitá-los

Conheça os Principais Problemas Com o Carro na Estrada e Saiba Como Evitá-los

Antes de viajar, tomar precauções que evitem problemas com o carro na estrada é imprescindível para não precisar interromper o percurso e atrasar seu planejamento. Se você não sabe exatamente quais itens checar no veículo antes de viajar, nós mostramos neste antigo alguns deles. Confira!

3 Razões comuns para a parada do carro na estrada

Segundo as concessionárias e os órgãos públicos que administram as rodovias do País, três dos principais motivos para carros apresentarem problemas na estrada são:

Superaquecimento do motor

O superaquecimento acontece quando a água não circula como deveria pelo sistema de arrefecimento ou não é resfriada satisfatoriamente pelo radiador do carro, deixando de eliminar o calor extra produzido pelo motor.
Prever esse tipo de problema quase sempre exige conhecimento técnico, mas o veículo dá alguns sinais, como ter o ponteiro de temperatura próximo do vermelho no painel de instrumentos ou exigir que o nível de água do motor seja completado com frequência. Nesses casos, vá a uma oficina mecânica para identificar o defeito e evitar que o carro pare de funcionar no meio da estrada.

Pane elétrica

Como o sistema elétrico do carro é bem complexo, conhecimento técnico e instrumentos especiais são necessários para reconhecer certos problemas no alternador ou na bateria, por exemplo.No entanto, dificuldade para dar a partida, queda na intensidade das luzes de cortesia ao dar a partida e odômetro apagado indicam avarias nesse sistema.
Para diminuir os riscos do carro na estrada te deixar na mão, verifique a correia do alternador, observado se ela está desfiada ou quebradiça e não instale muitos equipamentos eletrônicos no veículo sem redimensionar a bateria.

Pneu furado

Uma das principais causas de problemas com carro na estrada, os pneus são mais facilmente furados quando estão gastos de forma irregular, têm bolhas ou não estão calibrados. Antes de uma viagem, é primordial verificar o estado de todos os pneus do carro, incluindo o estepe, que também deve estar calibrado e não apresentar deformações.
Para diminuir os riscos de ter um desses componentes furado, evite rodar nas extremidades das rodovias, onde a sujeira fica acumulada e reduza a velocidade em estradas mal conservadas, com buracos e outros obstáculos.

Para não ter dor de cabeça com o carro na estrada, tenha a documentação em dia

Além da atenção com a mecânica, outro cuidado necessário para ter uma viagem segura e evitar problemas com o carro na estrada é estar com a documentação do veículo em dia.
O Código Nacional de Trânsito Brasileiro exige que o condutor esteja com a CNH e com o CRLV, que é o licenciamento do veículo, para trafegar com o carro. Não portar esses documentos ou estar com eles vencidos é considerada infração gravíssima e rende multa e apreensão do automóvel.
Curtiu nossas dicas de como evitar dores de cabeça com o carro na estrada? Se precisar regularizar a documentação veicular do seu automóvel, fale com o Despachante.com.

2017-11-22T17:26:17+00:00 novembro 22nd, 2017|Dicas|0 Comentários

Deixar Um Comentário