Conheça os Danos que a Gasolina Adulterada Pode Causar ao seu Carro

Início » Conheça os Danos que a Gasolina Adulterada Pode Causar ao seu Carro

Conheça os Danos que a Gasolina Adulterada Pode Causar ao seu Carro

Especialmente quando o combustível aumenta, a tentação de abastecer o carro em um lugar com preços mais em conta é grande. No entanto, valores muito baixos podem esconder um grande inimigo do seu veículo: a gasolina adulterada.
Vilão na perda de desempenho e avaria de peças do automóvel, o combustível de baixa qualidade causa diversos danos ao carro. Neste artigo nós listamos alguns deles. Confira!

4 Danos causados pela gasolina adulterada

O combustível adulterado pode gerar problemas em componentes do carro, levando a falhas de funcionamento e até a pane total do veículo. Veja quatro dos principais danos causados pelo uso de gasolina falsificada.

1. Avarias no motor

O motor, com frequência, é o primeiro a sofrer com o abastecimento em postos ruins. O uso de combustível adulterado pode provocar avarias de gravidade variada, dentre elas o entupimento da bomba de gasolina, que causa falhas no funcionamento do carro que fazem o motor “morrer” e ser necessário dar partidas várias vezes para que ele volte a andar.

2. Problema de aceleração

Por afetar o motor do carro, o combustível de má procedência causa problemas de aceleração, impactando negativamente a performance do automóvel, que passa a rodar com menos velocidade.

3. Desgaste de peças

A gasolina adulterada causa o desgaste de peças como mangueiras, bombas de combustível, catalisadores, tanques e filtros do veículo, o que pode levar a diversos problemas, como a corrosão do sistema de injeção eletrônica, responsável por injetar a quantidade exata de combustível nos cilindros para o motor funcionar, evitando desperdício.  

4. Entupimento de bicos e velas

A falta de qualidade do combustível também entope e sobrecarrega bicos injetores, velas e válvulas do carro, o que pode causar panes e quebras.

Os cuidados a serem adotados na hora de abastecer

Para diminuir os riscos de encher o tanque com gasolina adulterada, é importante sempre abastecer seu carro em um posto de confiança e não se deixar atrair por preços muito baixos.
Se quiser saber a procedência do combustível que compra, peça ao frentista o documento emitido pela ANP (Agência Nacional do Petróleo) que certifica a qualidade do combustível ou solicite um teste de qualidade. Caso o estabelecimento se recuse a mostrar tais comprovações, recuse-se a abastecer lá.
Agora que você conhece os danos que a gasolina adulterada pode causar ao seu automóvel, veja também 3 dicas para aprender a interpretar o torque de um carro.

2017-08-24T17:00:12+00:00 agosto 24th, 2017|Dicas|0 Comentários

Deixar Um Comentário