Confira Qual a Idade Para Usar Cadeirinha Para Auto

A cadeirinha é um acessório imprescindível para todos os pais que tenham um carro em casa, isso porque é o único utensílio que consegue garantir a segurança dos pequenos em qualquer situação. Porém, a literatura sobre o assunto é escassa, o que acaba trazendo muitas incertezas e indecisões. Hoje nós responderemos uma das perguntas mais populares: qual a idade para usar cadeirinha para auto.

O que é a cadeirinha para auto? 

Existem três tipos diferentes de mecanismos de segurança para crianças: o bebê conforto, a cadeirinha para auto e o booster (assento com elevação). Cada um deles é diferente e deve ser escolhido para adequar-se ao tamanho, peso e idade do pequeno.

A cadeirinha para auto é o modelo mais comum de cadeirinha, aquela que a criança usará por mais tempo em sua vida. Antes dela deve vir o bebê conforto, ideal para os pequeninos de até um ano de idade.

De acordo com o Contran — Conselho Nacional de Trânsito —, a cadeirinha comporta crianças de até 25 quilos. Ela proporciona o conforto e a segurança da criança e deve ser, obrigatoriamente, certificada pelo Inmetro — Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial.

Afinal, qual a idade para usar cadeirinha para auto?

Quem define a idade para usar cadeirinha para auto também é o Contran. Segundo o órgão, o dispositivo deve ser utilizado entre um e quatro anos de idade. É obrigatório que a instalação seja feita no banco traseiro do carro e no local que contenha o cinto de três pontos.

Deixar de utilizar um sistema de retenção adequado à idade da criança implica em uma multa gravíssima, o que te dá sete pontos na carteira e ainda uma multa de R$ 293,47. Além disso, você ficará com seu carro apreendido até que essa irregularidade seja resolvida.

Também é preciso frisar que muitos pais cometem o erro de, apesar de adquirir o sistema adequado para o peso, tamanho e idade da criança, fazer a instalação de maneira incorreta. Siga as orientações do fabricante e force todo o equipamento (com força de verdade) para saber se está seguro. Não deve haver nenhuma folga.

Para mais dicas sobre segurança no trânsito continue acompanhando o blog do Despachante!

2018-11-13T15:56:03+00:00 outubro 17th, 2018|Dicas|0 Comentários

Deixar Um Comentário