Como Perder O Vício De Dirigir Com O Pé Na Embreagem

Início » Como Perder O Vício De Dirigir Com O Pé Na Embreagem

Como Perder O Vício De Dirigir Com O Pé Na Embreagem

Existem muitos perfis de motoristas circulando pelas cidades, e é fato que, após alguns anos dirigindo, cada um deles pode se apegar a vícios diferentes de condução. Um dos mais comuns, no entanto, é o de dirigir com o pé na embreagem.
Saiba mais neste artigo e descubra dicas para perder esse vício, cujas consequências podem até deixá-lo parado na rua!
 

Por que não se deve dirigir com o pé na embreagem?

Embora pareça inofensivo para o veículo, esse costume de alguns motoristas pode levar a problemas mecânicos, maiores gastos com manutenção e até à perda total de peças.
O pedal da embreagem aciona um sistema que faz com que as peças sofram desgastes. Consequentemente, manter o pé na embreagem pode fazer com que esse desgaste seja muito maior, o que reduz significativamente a vida útil desse componentes.
Isso ocorre pois, ao pressionar o pedal da embreagem, por mais leve que seja essa pressão, é gerado um afastamento do platô do disco de embreagem. Ao manter o pedal levemente acionado, o disco é constantemente lixado, pois gira em falso. Essa atitude pode gerar, além da quebra dos itens que compõem o sistema, um superaquecimento da embreagem.
A vida útil de um sistema de embreagem comporta de 70 a 80 mil km, e acioná-lo mais do que o necessário pode reduzir essa durabilidade em até 90%. Os sinais de desgaste do automóvel aparecerão rapidamente.
 

Como evitar manter o pé na embreagem durante a condução

O leve descanso dos pés no pedal já pode gerar desgastes não previstos ao sistema, portanto é importante ter muita atenção a isso na hora de dirigir. Não existe, no entanto, uma maneira certa ou errada de largar esse vício. A consciência deve vir com o tempo.
Para quem sempre dirigiu dessa maneira, talvez seja mais difícil, mas o ideal é tomar cuidado e manter os pés apoiados sempre no assoalho. Uma boa ideia é praticar o ato de “pisar e afastar” o pé da embreagem. Ou seja: após acionar o pedal, afaste os pés o máximo possível.
A distração gerada pelos cuidados na hora de dirigir fará com que aquela posição se torne confortável após certo tempo.
Outra boa dica é a de, sempre que possível, dirigir com sapatos confortáveis e com o banco mais afastado dos pedais. Assim você terá mais espaço para apoiar os pés, e os sapatos confortáveis não farão necessários os descansos tão frequentes durante a condução.
Gostou das dicas para manter sua embreagem perfeita por mais tempo? Confira o Blog Despachante.com para saber mais!

2018-01-24T18:00:56+00:00 janeiro 24th, 2018|Dicas|0 Comentários

Deixar Um Comentário