Como Dirigir Carro Automático — Confira Dicas de Profissionais

Os carros automáticos estão cada vez mais acessíveis, um dos motivos que faz com que sejam uma das principais escolhas na hora da compra. Porém, apesar das facilidades apontadas, é importante saber que as diferenças podem surpreender quem nunca teve a oportunidade de conduzir um veículo como este. Por isso é essencial saber todos os detalhes de como dirigir carro automático.

Confira as dicas que separamos abaixo e aproveite ao máximo seu novo veículo!

Como dirigir carro automático de maneira segura e eficiente

Saber como dirigir carro automático vai muito além de se acostumar com a ausência da embreagem ou do trabalho manual com o câmbio. É importante ter noção de como lidar com o consumo de combustível, a aceleração e até mesmo com as opções disponíveis de marchas.

Conhecer dicas de quem dirige tais veículos a mais tempo pode ser uma ótima ideia para começar e aumentar a segurança no trânsito. Veja as que selecionamos:

Verifique se engatou a marcha correta

Embora pareça quase impossível, existem momentos em que a marcha não engata no câmbio automático e isso pode causar acidentes. Por isso, verifique, além do câmbio, entre as luzes acesas no painel qual marcha está engatada antes de pisar no acelerador.

Ademais, sempre que estacionar pise no freio, coloque a marcha no N (neutro), acione o freio de mão e leve para o P (sempre certifique-se de que foi selecionada corretamente).

Não rode com o carro no N

É muito difundido o mito de que, ao circular com o veículo automático no neutro (N), ele economizaria combustível. Na verdade, isso é extremamente prejudicial para o carro e para o câmbio, que fica sem a lubrificação devida durante a condução.

Esqueça a perna esquerda

Sem o pedal da embreagem, saber como dirigir carro automático com a perna esquerda nos pedais pode ser complicado, principalmente para quem tem o vício de dirigir com o pé na embreagem.

A dica aqui é dobrá-la até que a panturrilha encoste no banco, mantendo-a assim durante todo o período de condução. Dessa maneira você conseguirá evitar o impulso de pisar pedal da embreagem.

Embora pareça um problema pequeno, pense que o primeiro pedal que sua perna esquerda encontrará na direção da embreagem será o freio, que quando acionado acidentalmente pode provocar um grande acidente!

Gostou das dicas? Confira outros artigos como esse no blog do Despachante!

2018-12-11T13:47:32+00:00 outubro 3rd, 2018|Dicas|0 Comentários

Deixar Um Comentário