Como Descobrir se Estou Abastecendo com Combustível Adulterado?

Seu carro estava em ótimo estado, não faz muito tempo passou por uma revisão completa, mas nos últimos dias, de repente, começou a reagir de forma estranha? Se você mudou de posto de gasolina ou acabou tendo de abastecer em um lugar estranho, pode ter usado combustível adulterado.
A gasolina, etanol ou diesel quando de má qualidade, pode causar diversos danos ao carro e trazer muito prejuízo para o motorista. Confira nossas dicas para descobrir se abasteceu com combustível batizado e assim, correr para minimizar os riscos de estragos em seu automóvel.

3 Dicas para saber se está usando combustível adulterado

Identificar, antes ou durante o abastecimento, se o combustível está adulterado não é fácil. Mas assim que o carro começa a rodar com o produto de má procedência sinais dos danos que ele causa começam a aparecer.
Veja 3 pistas que o veículo costuma dar depois da ida a um posto que comercializa combustível de má procedência:

1. Aumento do consumo de combustível

Se o seu carro começou a consumir mais combustível do que o comum, fique atento! Para adulterar gasolina, etanol e diesel, os postos misturam água, álcool e solventes industriais. Essas adições danam o sistema de injeção do carro, que passa a liberar mais combustível para compensar a baixa qualidade do produto.  

2. Luz de injeção acesa sem motivo

Um sinal bastante claro do uso de combustível adulterado é a luz de injeção, que nesse caso acende sem um motivo aparente. Isso acontece porque o sistema de injeção começa a sentir os estragos causados pelo produto adulterado.

3. Falhas repentinas

Outro indício muito forte do uso de combustível batizado são as falhas repentinas do carro e a perda de potência do motor. Nesse ponto, já é preciso levar o veículo com alguma urgência ao mecânico, profissional que poderá dizer quais ações, além de parar de abastecer com combustível ruim, serão necessárias para recuperar o automóvel.

Escolha um posto de confiança para abastecer

Para evitar colocar o funcionamento do seu carro em risco, nunca abasteça em posto nos quais não seja possível atestar a boa procedência do produto que será injetado em seu veículo.
O ideal é que você procure sempre encher o tanque no mesmo estabelecimento, aquele em que você tiver confiança. Quando isso não for possível, fique atento:

  • a preços muito abaixo do mercado, aparente economia que pode trazer muitos prejuízos no futuro com os danos causados pelo combustível ruim;
  • aos reservatórios dos postos, que devem sempre possuir lacres eletrônicos, sinal de obediência ao controle de qualidade obrigatório;
  • à origem do combustível. Mesmo postos sem bandeira devem obrigatoriamente expor em cada bomba a distribuidora de seu produto.

Aprendeu como descobrir se abasteceu seu veículo com combustível adulterado? Agora, veja também os danos que a gasolina adulterada pode causar ao seu carro.

2017-09-04T15:35:48+00:00 setembro 4th, 2017|Dicas|0 Comentários

Deixar Um Comentário