Como Conduzir o Carro em Casos de Aquaplanagem?

Início » Como Conduzir o Carro em Casos de Aquaplanagem?

Como Conduzir o Carro em Casos de Aquaplanagem?

Em dias de chuva forte é naturalmente mais difícil e perigoso de conduzir o carro. O motorista precisa ter certa experiência e manter a aceleração em um nível que dê total controle sobre o veículo. Tudo para que não ocorra, entre outros fenômenos, o da aquaplanagem.

O que exatamente é a aquaplanagem?

Você está dirigindo na chuva, as ruas estão com o famoso “espelho d’água” e, de repente, ao passar em um deles, seu veículo não responde mais aos comandos da direção. Esse é um típico caso de aquaplanagem e é um dos principais problemas com o carro na estrada. Mas afinal, o que exatamente acontece nesta situação?

O que ocorre é que, devido à alta velocidade, o atrito do pneu com o chão ocorre em intervalos menores, ou seja, a área de contato fica menos tempo unida ao asfalto. Ao passar por uma espessa camada de água na pista, o pneu tende a perder o atrito com a pista e desliza sobre a superfície da água.

Ainda que o pneu esteja em bom estado, ele não impede que isso aconteça e nesse momento você precisa saber como agir para manter o controle do veículo.

Como conduzir o automóvel no caso de hidroplanagem?

Deve-se, acima de tudo, ir contra o instinto desesperado de frear o carro. Ao brecar, o carro perderá o equilíbrio e sairá rodando, o que pode causar acidentes graves. Também não se deve tentar virar a direção, pois o esforço será em vão e pode piorar ainda mais o controle do veículo.

O ideal é segurar a direção na mesma linha e desacelerar aos poucos, retirando o pé do acelerador sem pressionar o freio. Dessa maneira, o controle do carro será retomado e nada ruim acontecerá.

Como evitar que seu carro plane na água

Existem algumas atitudes e cuidados simples que você pode tomar para evitar esse fenômeno, confira!

Dirija com pneus calibrados e em bom estado

O pneu tem uma estrutura chamada de “íncavo”, que são canais marcados na borracha que auxiliam no escoamento da água. Com um pneu careca, essas estruturas ficam menos evidentes e não fazem seu trabalho corretamente.

Além disso, sem as ranhuras o pneu perde naturalmente o atrito com o asfalto, o que se agravará ainda mais durante um incidente de hidroplanagem.

Mantenha uma velocidade estável

Em caso de enchentes, é importante não querer acelerar muito. Para evitar a aquaplanagem, o ideal é manter o velocímetro de 70km/h para baixo. Dessa maneira, dificilmente seu carro planará.

Para mais dicas sobre direção e o mundo automotivo acompanhe o blog do Despachante.com!

2018-05-14T21:15:00+00:00 maio 14th, 2018|Dicas|0 Comentários

Deixar Um Comentário