As Melhores Estratégias para Economizar Combustível

Início » As Melhores Estratégias para Economizar Combustível

As Melhores Estratégias para Economizar Combustível

Economizar combustível é uma busca constante para quem tem carro. E em tempos de crise e preços em alta, a preocupação com o tema é redobrada.
Não há mágica para reduzir o consumo de álcool ou gasolina: fazer a manutenção do veículo, dirigir corretamente e abastecer com combustível de qualidade são a chave para gastar menos na hora de encher o tanque. No entanto, outras atitudes simples também podem ajudar nessa missão. Confira!

10 Dicas para economizar combustível

Adotar alguns hábitos e ações cooperam para economizar combustível e permitir que você tenha menos dor de cabeça na hora de deixar o tanque cheio. Veja 10 dicas:

Mantenha os vidros fechados

Segundo um levantamento do Centro de Pesquisas da Petrobras – Cenpes, andar com os vidros abertos ocupa o terceiro lugar no ranking dos fatores que mais desperdiçam combustível. Então, sempre que possível, trafegue com as janelas fechadas, pois isso interfere na aerodinâmica do carro, permitindo o aumento do consumo de álcool ou gasolina.

Policie o uso do ar-condicionado

Parece contraditório com a dica acima, mas não é. Não é preciso passar calor, mas em dias de temperatura amena, em que for possível manter as janelas fechadas e não ter de enfrentar um clima desconfortável, opte por manter o ar desligado, pois ele aumenta em até 20% o consumo de combustível.

Calibre os pneus

Manter a calibragem adequada dos pneus é fator muito importante para quem quer economizar combustível, pois pneus murchos ou com a calibragem errada influenciam diretamente no consumo. O ideal é que a calibragem seja feita a cada 15 dias e deve seguir as orientações da montadora, que estão no manual do proprietário ou na tampa do
combustível.

Escolha combustível de qualidade

Abastecer com combustível adulterado afeta o sistema de injeção do carro, causando danos que resultam no aumento do consumo.

Cuidado ao carregar sobrepeso

Quanto mais pesado estiver um veículo, mais ele consome. Então, nada de usar o porta malas como armário! Livre-se de coisas que não precisam ser guardadas no carro, assim conseguirá economizar, já que o excesso de peso é o segundo dos fatores que mais causam o desperdício de combustível, considerando a pesquisa da Cenpes.

Desacelere

Hábitos como o de pisar no acelerador com o carro desengatado ou com ele parado no farol, por exemplo, fazem gastar mais combustível. Além de forçarem, inutilmente, o motor.

Troque as marchas corretamente

O uso das marchas também impactam no consumo de combustível. Não estique demais e procure sempre passá-las na rotação correta, o ideal é fazer a mudança antes de chegar a 2.500 rpm (gasolina) ou 2.000 rpm (diesel). Nessas faixas de rotação, o motor é mais eficiente e o consumo de combustível menor.

Reeduque-se no trânsito

Diminuir a velocidade quando aproximar-se de sinais vermelhos, evitar fazer zigue-zagues ou acelerar sem necessidade são atitudes que ajudam a economizar combustível quando se está no trânsito.

Evite o ponto morto em descidas

Ao contrário do que muita gente pensa, deixar o carro no ponto morto nas descidas não economiza combustível. Além de não ser segura, essa prática força o sistema de freios, causando desgastes em seus componentes.

Fique de olho nas velas e filtro de ar do carro

Velas e filtros de ar também estão entre os maiores causadores de desperdício de combustível do Centro de Pesquisa da Petrobras. Por isso, é importante fazer sua manutenção e sua troca deve ser realizada seguindo a recomendação das montadoras.
Você já adotou alguma dessas estratégias para economizar combustível? Conte sua experiência nos comentários.

2017-09-18T18:00:37+00:00 setembro 18th, 2017|Dicas|0 Comentários

Deixar Um Comentário