Aquaplanagem: como agir quando o pneu perde contato com o asfalto

Início » Aquaplanagem: como agir quando o pneu perde contato com o asfalto

Aquaplanagem: como agir quando o pneu perde contato com o asfalto

Em época de chuvas, todo o cuidado é pouco para evitar a aquaplanagem
Quando começam o período de chuvas, uma das grandes preocupações do motorista são as aquaplanagens. Quem já passou por isso sabe como é assustador quando o pneu perde o contato com o asfalto e o carro desliza na pista. Mas como evitar esta situação?
A aquaplanagem acontece quando a sujeira armazenada no asfalto volta à superfície com a água da chuva, tornando-a mais lisa. Assim, o risco da banda de rodagem do pneu perder o contato com o asfalto é grande.

Google

Google


A melhor forma de evitar a aquaplanagem seria esperar que a chuva forte parasse. Mas com a correria do dia-a-dia, muitas vezes o motorista já está nas ruas ou não pode se atrasar. Nestes casos, o ideal é dirigir com atenção e reduzir a velocidade.
A velocidade ideal no dia de chuvas é de até 60 km/h para carros e 50 km/h para motos. Em caso de aquaplanar, pare de acelerar para reduzir a velocidade. Nunca freie o carro ou moto bruscamente.
Mas atenção! Os cuidados com os pneus são essenciais. Mantenha a calibragem em dia e não utilize pneus em mau estado ou carecas.
Caso tenha alguma dúvida ou precise regulamentar a documentação ou licenciamento do seu veículo, o Despachante.com pode te ajudar. Ligue para nós em casos de dúvidas: (11) 3027-6900.

2016-06-08T15:45:31+00:00 junho 8th, 2016|Dicas|0 Comentários

Deixar Um Comentário