Álcool ou Gasolina? Confira Nossas Recomendações

Início » Álcool ou Gasolina? Confira Nossas Recomendações

Álcool ou Gasolina? Confira Nossas Recomendações

Os veículos com motor flex já são a maioria dos carros de passeio no Brasil. Os automóveis bicombustíveis dão aos seus proprietários o poder de escolha sobre qual combustível usar. Mas também deixam muitos motoristas em dúvida na hora de optar entre encher o tanque com álcool ou gasolina.
Existem mitos, como o que prega que a gasolina é um combustível de qualidade superior ao álcool. Para esclarecer tais ideias e dar dicas que ajudam na sua escolha, nós produzimos este texto. Confira!

Diferenças entre álcool e gasolina

Derivada do petróleo, a gasolina é um combustível caracterizado pela octanagem, efeito causado pela queima de diversos hidrocarbonetos que evaporam em diferentes temperaturas. Ela oferece menor consumo e, portanto, maior autonomia, além de melhor desempenho em partidas a frio.
Já o álcool, ou etanol, é um derivado da cana de açúcar, uma fonte renovável e, por isso, melhor amigo do meio ambiente. Apesar de seu maior consumo, quando comparado a gasolina, esse tipo de combustível tende a cooperar para o melhor desempenho do motor.

3 Dicas para quem precisa optar por álcool ou gasolina

Se você é um dos muitos donos de carro flex que não sabem como escolher entre álcool e gasolina, veja três dicas que selecionamos para te ajudar.

1. Espere um tempo antes de fazer a troca de combustível

Quem compra um veículo bicombustível normalmente tem dúvida sobre por qual tipo de combustível deve optar no primeiro abastecimento. Para isso, não há uma regra. Ao adquirir um carro flex 0km, você pode escolher se enche o tanque com álcool ou gasolina.
Ao que você deve se atentar é para a necessidade de esperar um tempo (ou uma quilometragem) para que o sistema de injeção do carro leia e entenda as informações da troca de combustível, quando ela for realizada.
O recomendado é que, ao fazer a substituição entre álcool e gasolina, se rode 5 km, ou 10 minutos, depois do reabastecimento, sem desligar o motor, dando ao automóvel tempo para se habituar ao novo combustível.

2. A gasolina é o combustível mais apropriado para rodar na cidade

Não há como determinarmos qual tipo de combustível tem qualidade superior ou deve ser o usado continuamente no seu carro, no entanto, podemos afirmar que a gasolina é o produto mais apropriado para quem roda frequentemente no trânsito urbano.
Como esse combustível apresenta melhor desempenho em partidas a frio, sem que o motor tenha chegado à temperatura ideal, sua resposta é melhor do que a do álcool em percursos menores.

3. Siga sempre o manual do proprietário

A liberdade de poder optar entre dois tipos de combustível, considerando preços e condições de estrada, é a grande vantagem dos carros equipados com motor flex. Mas para garantir sempre sua melhor performance e maior durabilidade, não deixe de seguir as recomendações no manual do proprietário do veículo, que traz todas as especificações para utilização ideal do automóvel.
Se você tem um carro bicombustível, nos conte nos comentários se tem preferência entre álcool ou gasolina, e porquê.

2017-09-21T16:30:28+00:00 setembro 21st, 2017|Dicas|0 Comentários

Deixar Um Comentário