5 Conselhos de Especialista para o Motociclista Iniciante

Você já ouviu falar naquele ditado “a prática leva à perfeição”? Isso também vale quando o assunto é a sua habilidade na direção. No início você precisa prestar atenção em aspectos que, depois de certo tempo, se tornam praticamente automáticos. Porém, nada disso exclui o fato de que uma boa orientação pode ser um diferencial, ainda mais quando falamos com um motociclista iniciante.

Pensando em tornar a sua direção mais segura, prudente e confiável, separamos as melhores dicas dos pilotos mais experientes de motocicletas. Confira neste artigo!

1. Equipamento certo é essencial para o motociclista iniciante

O Código de Trânsito Brasileiro obriga os motociclistas a utilizarem apenas o capacete. Porém, isso não é o ideal, ainda mais quando conversamos com um motociclista iniciante. Luvas, calçados de cano mais alto, calça e jaqueta também fazem parte do kit de segurança na hora de pilotar.

Porém, lembre-se: não exagere. Não use luvas ou botas muito grossas, pois isso pode diminuir a sua sensibilidade aos controles da moto.

2. Posicione o guidão de maneira correta

Quando estamos começando a nos aventurar pelo mundo da direção de motocicletas, é bastante comum nos depararmos com uma direção dura e sem fluidez. É importante relaxar e sentir a sua motocicleta, principalmente na hora de frear e fazer curvas. Essa é uma daquelas técnicas que só aprendemos com o tempo, mas tente prestar atenção e procure o equilíbrio.

3. Saiba estacionar

Aprender a estacionar sua moto é essencial para o motociclista iniciante. Existem algumas regras de ouro para ruas íngremes:
nunca estacionar com a roda dianteira embicada no meio-fio;
sempre busque uma localização estável para o cavalete lateral;
deixe a primeira marcha engatada.

4. Sinalize

Como motociclista iniciante você precisa aprender a ver e ser visto. A sinalização é essencial, mas você deve fazê-la da maneira correta. Abuse do pisca-pisca em todos os momentos, desde mudanças de faixa até conversões. Considere-o seu melhor amigo e também guardião, pois esse tipo de sinalização pode salvar sua vida.

5. Cuide de seus pneus

É sempre bom lembrar que ao pilotar uma motocicleta você está constantemente desafiando a gravidade. Nestes momentos os pneus são as únicas coisas que mantém contato com o chão, então preste constante atenção e cuide muito bem deles. Respeite a pressão indicada pelo fabricante e nunca opte por borracha de baixa qualidade.

Para ler mais sobre o universo automobilístico acompanhe o blog do Despachante!

2018-08-10T15:51:35+00:00 setembro 26th, 2018|Dicas|0 Comentários

Deixar Um Comentário