4 Cuidados que Você Precisa Ter com o Freio do Carro

Início » 4 Cuidados que Você Precisa Ter com o Freio do Carro

4 Cuidados que Você Precisa Ter com o Freio do Carro

Extremamente importante para a segurança do motorista, de outros condutores e de pedestres, o sistema de freio do carro merece atenção especial para garantir seu funcionamento correto, principalmente em situações de risco, como momentos em que uma freada brusca for necessária.
Revisões preventivas são a melhor alternativa para ter os freios do carro funcionando bem. Além disso, alguns cuidados também ajudam a preservar esse sistema e a manter a segurança no trânsito. Confira algumas dicas!

1. Cheque o fluído de freio

Óleo sintético que circula pelo sistema de freio do carro e é responsável por transferir a força aplicada pelo pé do condutor no pedal para as rodas do veículo, o fluido é um dos componentes internos mais importantes desse sistema, mas costuma ser ignorado pelos motoristas.
O recomendado é que o fluido de freio seja verificado frequentemente, de preferência, semanalmente, isso porque o uso contínuo do sistema faz o óleo ser contaminado pela degradação natural e ferver mais rápido, prejudicando sua ação. Para saber quando o fluido deve ser trocado, cheque o manual do carro. Caso não tenha essa informação, realize a troca a cada 12 meses ou 15 000 km rodados.

2. Observe o estado das pastilhas e dos discos de freio do carro

Problemas nas pastilhas e nos discos de freio podem ser sinalizados pela luz do freio de mão no painel do carro, que acende ou pisca em situações como frenagens mais fortes ou subidas e descidas acentuadas se esses componentes estiverem bem gastos, próximos de acabar ou caso haja vazamento de óleo
Há uma relação entre o desgaste das pastilhas e o fluido de freio, por isso não o complete se houver vazamentos no sistema. Lembre-se também que ao trocar pastilhas e discos do sistema de freio do carro é recomendado não frear forte nos primeiros 300 km após a substituição, período em que os componentes ainda estarão se ajustando e o abuso deles pode comprometer sua qualidade permanentemente.

3. Evite frear em curvas

Além de aumentar o risco de acidentes, pela possibilidade de tirar o veículo da pista ou travar as rodas do carro, frear em curvas, especialmente na chuva, diminui a vida útil dos componentes do sistema de freio. O ideal é se antecipar, freando suavemente ainda na reta para contornar à curva sem precisar pisar nos freios. Procure angular bem o volante e reduzir gradualmente a velocidade para seguir com tranquilidade.

4. Ouça os sinais dados pelo automóvel

Para ter o sistema de freio funcionando como necessário, é importante também ficar atento aos sinais que podem indicar problemas em seus componentes. Alguns sintomas para ficar atento são chiado ao frear, necessidade de adicionar fluido de freio constantemente em curto espaço de tempo, falta de potência nos freios e luzes que eventualmente podem se acender no painel. Caso seu veículo apresente algum desses sinais, leve-o a uma oficina mecânica para uma revisão.
Agora que você conhece alguns cuidados necessário para aumentar a vida útil do sistema de freio do carro e se proteger no trânsito, veja também porque é importante fazer a manutenção preventiva do carro.

2017-11-03T15:15:30+00:00 novembro 3rd, 2017|Dicas|0 Comentários

Deixar Um Comentário