3 Dicas para Aprender a Interpretar o Torque de Um Carro

Na hora de escolher um automóvel, uma das informações que buscamos é a potência do seu motor. A maioria dos motorista procura por veículos rápidos, mas, você sabia que, além da potência, é preciso considerar o torque de um carro para saber o quanto ele é veloz?
Se você ainda não sabe da importância do torque de motor, neste artigo a gente explica o que é o torque e damos três dicas de como interpretá-lo. Confira!

O que é o torque de um carro?

O torque é o movimento giratório responsável pela capacidade do motor do carro produzir força motriz, aquela que faz o veículo sair do lugar, arrancar e subir ladeiras sem realizar muitas trocas de marchas. De forma simplificada, é a força do motor e, no Brasil, é medido em kgfm (quilograma-força vezes metro).
Carros com maior torque têm melhor capacidade de aceleração e retomada de velocidade, o que além de cooperar para a potência do veículo, também dá maior segurança em situações de ultrapassagem, por exemplo. Para entender melhor o torque de um carro, veja as três dicas abaixo:

1. Quanto maior o torque, melhor ele responderá às acelerações

O torque é responsável pela capacidade de resposta de um carro a acelerações. Sendo assim, quanto maior o torque do motor de um veículo, melhor sua capacidade de acelerar, o que é muito importante para situações que exigem manobras ágeis, como as ultrapassagens.

2. Um carro de passeio precisa de menos torque do que um caminhão

Automóveis de tamanhos distintos e destinados a diferentes usos têm faixa ideal de torque diferente. Veículos mais pesados, como caminhões e ônibus precisam de muito torque para saírem do lugar. Já um carro de Fórmula 1 precisa de menos torque e mais potência, por ser leve e desenvolver alta velocidade.
Nos carros populares, motor 1.0, o valor do torque é aproximadamente de 9,5 kgfm. E em veículo maiores e pesados, pode ultrapassar os 60 kgfm.  

3. Para veículo de uso urbano, prefira motores com picos de torque com baixa rotação

Tanto o torque quanto a potência de um carro não são constantes, variam de acordo com a rotação do motor. Para veículos de uso urbano, é preferível motores que têm picos de torque com baixa rotação, entre 1.500 e 2.500 RPM (Rotações Por Minuto).
Se comparar carros urbanos de potência idêntica, você poderá perceber que o melhor de dirigir é aquele que entrega torque em menor rotação.
Nosso conteúdo sobre o torque do motor automotivo foi útil para você? Nos conte nos comentários! E se estiver precisando de serviços de despachante especializado para o seu carro, entre em contato com a gente!

2017-07-03T16:00:28+00:00 julho 3rd, 2017|Dicas|0 Comentários

Deixar Um Comentário