O que faz um despachante?

Na correria do cotidiano nem sempre temos tempo disponível para resolver as pendências do dia a dia. Por isso, a contratação de um despachante pode ser uma excelente alternativa.

Essa é uma das profissões mais antigas do país e existem várias categorias deste profissional, como:

Despachante documentalista

Desenvolve atividades atuando em órgãos como o DETRAN e agenciamento documentos de carros. Além disso, este profissional pode cuidar de documentos em órgãos municipais, federais e estaduais. Neste último caso, apenas se não depender da exigência de outro profissional.

Despachantes aduaneiros

Cuida dos documentos junto a alfândegas e aduana, lidando com demandas voltadas a atividades de viagens e comércio exterior.

Despachante de trânsito

Tem a função de cuidar da documentação de automóvel, emplacamento, vistoria de veículo, segunda via de CRLV-SP ou até mesmo transferência de veículos.

Assim, a profissão do despachante abrange várias áreas para atender a demandas diferentes. Inclusive, como a gente já viu,  há serviços de despachante oferecidos online, o que alia a praticidade da internet para resolver as burocracias do cotidiano. A regulamentação de documentos de carros novos ou seminovos é um exemplo.

Além disso, o despachante online oferece economia de tempo, pois o cliente não vai precisar se deslocar até um profissional e pode resolver as dúvidas através da internet, de forma fácil e eficaz, economizando tempo e dinheiro.

Acesso online despachante

O processo pode ser realizado a qualquer hora e momento e não precisa de contatos físicos ou telefônicos, que no caso, podem ser necessários apenas na exigência de procedimentos legais, como o reconhecimento de firma.

O tempo de resolução é bem rápido podendo gastar apenas três dias, o que representa um excelente custo benefício para ambas as partes. Existem alguns procedimentos em que os valores podem cair pela metade como, por exemplo, na documentação de carros novos.

Geralmente, as empresas de despachantes online atuam de forma simples: basta o usuário fazer o cadastro, indicar o serviço que deve ser prestado e efetuar o pagamento. Em poucos dias, todo o trâmite é realizado.

Portanto, para aqueles que gostariam de fugir da burocracia, desfrutar da comodidade da internet e aproveitar a agilidade de um despachante, o Despachante.com pode ser uma ótima saída com excelente custo-benefício.

Quer saber mais sobre o trabalho dos despachantes? Compartilhe sua dúvida nos comentários! Estamos prontos para lhe atender.


linha linha

Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário.

Você também pode gostar de:

26 respostas para “O que faz um despachante?”

  1. Durval Junior disse:

    boa tarde, quero saber qual o procedimento para ser um despachante de transito, quero abrir um escritorio aqui na minha cidade, como faço para ser credenciado do detran?

  2. Como um espachante pode fazer serviços do tipo passaporte e visto?

  3. Valdeci Ferreira disse:

    Como faço pra abrir um escritório para prestar serviços como despachante de transito.

  4. fabio disse:

    gostaria de saber se o despanchante e o responsavel por resolver regulalizaçoes como licença ambiental,licença municipal de comercio,e outras para funcionamento legal de negocios,inclusive se nao for ele qual profisional seria responsavel por isso.

    • Equipe Despachante.com disse:

      Fabio,

      Atuamos apenas com documentação de veículos e não com esse tipo de regularização.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  5. Edilane Silva disse:

    Qual o procedimento detalhado para se tornar um despachante online? E como se sabe do concurso para despachante veícular?

    • Equipe Despachante.com disse:

      Não existe, Sra. Terá que ser um despachante normal e, no momento, o DETRAN não está com concurso para despachante em aberto.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  6. Rafael Nascimento soares disse:

    ola , eu gostaria de saber como eu faço pra ser um despachante , quais os cursos necessários e se possível onde encontro esses cursos .

  7. gilberto disse:

    gostaria de fazer o curso de despachante de veiculo quero saber como faço moro em barra do garça mt .

  8. laura tavares disse:

    o despachante pode faze o tramite dos meus ponto pra outra pessoa

    • Equipe Despachante.com disse:

      Pode entrar em nossa página do Facebook e verificar alguns modelos de recurso de multa para verificar se há algum que se encaixe no seu caso. Se for SP, o Despachante.com pode te ajudar elaborando o seu recurso. Entre em contato conosco: 11 3027-6900.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  9. andre de souza de lima disse:

    boa noite sou despachante gostaria de saber se posso fazer transferencia e assinar pelo propietario

  10. procurei despachante para arrumar a documentação de um carro que comprei,levamos essa carro para fazer a visturia,no primeiro instante ,ele me pediu 1700reias depois mais 380 reais,tem ja um ano que nao diz a transferencia desse carro do antigo dono para o meu nome,pergunto será esse valor mesmo?demais agradeço a sua atenção.obrigado.

  11. Iara Alves Pereira disse:

    Bom dia
    vendí uma moto sem fazer a transferência para meu nome. Hoje o condutor anda com ela com impedimento e as multas vem para meu nome,pois o recibo esta em meu nome. Estou desesperada para resolver o problema já fui no juizado.Mas a juíza não sabe como resolver.TENHO AS MULTAS E OS LOCAIS ONDE ONDE O CONDUTOR COMETEU AS INFRAÇÕES.COMO FAÇO PARA LOCALIZAR E PRENDER A MOTO.SE ALGUÉM PUDER ME AJUDAR FICO GRATA.

    • Equipe Despachante.com disse:

      Somente entrando em contato com ela é que você conseguirá fazer a comunicação de venda e deixar que esses débitos não vão para a sua CNH. Não existe outra forma.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  12. ghini duarte disse:

    Boa noite.
    Gostaria de saber se com a habilitação de despachante de transito do RS posso atuar no estado de SP…se sim qual o procedimento para transferência desta habilitação..

    Grato

    Duarte

  13. FABIANA disse:

    Olá, uma duvida? é possível comprar um veiculo sem o documento dele? ou seja, somente com o histórico dele? um despachante faria o que nesse caso?

    Obrigada?

    • Equipe Despachante.com disse:

      Não é possível. Para transferências, há necessidade de ter o CRV assinado e reconhecido firma pelo vendedor e comprador.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

Deixe uma resposta