O Que é Decalque do Motor e Chassi? Aprenda a Tirar!

Alguns procedimentos do universo automotivo, como o registro e a transferência de propriedade, exigem que o proprietário tenha o decalque do chassi e motor em mãos para a realização. Por isso é muito importante que se entenda perfeitamente o que é decalque de motor e chassi.

Quer saber mais sobre o procedimento e aprender a fazê-lo da melhor maneira? Confira o artigo abaixo!

Afinal, o que é decalque de motor e chassi?

Tanto o motor quanto o chassi do veículo são identificados por meio de códigos (letras e números) únicos. É como a “impressão digital” do seu carro ou moto. O decalque nada mais é do que a transferência desse código para um meio entregável, como um papel.

No momento da transferência de veículo, muitas vezes o decalque é feito pela empresa de vistoria, ou no primeiro emplacamento. Entretanto, existem estados em que a vistoria não é obrigatória para a transferência de propriedade, o que faz com que o proprietário precise fazer o decalque do chassi e motor para evitar problemas com os documentos para transferência.

Como localizar os números para decalque?

Essa é, talvez, uma das principais dúvidas de qualquer proprietário de veículo. Afinal, para cada modelo ou montadora a localização dos códigos de chassi e motor é diferente, e nem sempre é fácil encontrá-los.

Como essa questão é comum, a internet está repleta de vídeos e textos explicando onde achar os caracteres para decalque. Existem as explanações para diversos veículos e montadoras, então vale a pena procurar pela rede.

Caso ainda assim não seja possível encontrar, é possível levar o veículo até uma unidade do DETRAN ou solicitar uma vistoria. Então, você receberá o decalque pronto ou, pelo menos, saberá onde estão os números e letras.

Como fazer o decalque?

O procedimento para tirar o decalque do chassi e do motor é muito simples, pois os caracteres são dispostos em alto relevo no local. Para realizá-lo você precisará somente de um papel ou etiqueta adesiva e um lápis.

Localize os códigos do chassi e motor, encoste o papel ou cole a etiqueta e, com pouca força, passe o lápis sobre a superfície até que os códigos comecem a aparecer. Todos os caracteres devem estar totalmente visíveis, caso contrário o decalque não será aceito.

O que fazer se o código não estiver visível?

Às vezes, principalmente para veículos muito antigos, pode acontecer de o código a ser decalcado se desgastar ou apresentar alguma avaria que impeça um decalque preciso. Sendo essa a situação, é possível se valer de uma prova fotográfica dos caracteres.

Entretanto, para isso é necessário solicitar no órgão de trânsito uma declaração que autorize tal registro para que valha como decalque.

Agora que já sabe o que é decalque, aproveite para ler mais sobre o universo automotivo e conseguir mais dicas aqui no blog do Despachante.com!

2018-11-07T18:11:54+00:00 maio 15th, 2014|Decalque do Chassi|16 Comentários

16 Comentários

  1. alex 10 de junho de 2014 em 22:32 - Responder

    fianciei um veiculo e paguei todas as parcelas.depois de um ano eu refinanciei o proprio.devo fazer decalque ?

    • Equipe Despachante.com 11 de junho de 2014 em 10:47 - Responder

      Se for para transferência, sim, Alex.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  2. marcos pereira bispo 15 de julho de 2014 em 12:07 - Responder

    gostaria de saber como fazer uma transferencia do meu carro para uma outra pessoa quanto custaria pessoa mora aqui em brasilia no mesmo luga eu moro gostaria de saber

    • Equipe Despachante.com 15 de julho de 2014 em 13:42 - Responder

      O Despachante.com não atua com serviços fora de São Paulo, aconselhamos a procurar um despachante local para fazer o serviço desejado/procurado.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  3. William 29 de julho de 2014 em 21:51 - Responder

    Estou comprando um veiculo e preciso transferir para o meu nome, mas tenho divida ativa no meu cpf de uma moto que eu perdi em furto ha 5 anos atras, tenho que liquidar essa divida antes de tranferir o veiculo para o meu nome?

    • Equipe Despachante.com 30 de julho de 2014 em 09:36 - Responder

      Pode transferir para o seu nome, mas caso esteja devendo para algum Órgão, melhor liquidar a dívida.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  4. Douglas 15 de janeiro de 2015 em 10:48 - Responder

    O carro é meu há 3 anos, porém, está em nome da minha tia e agora quero transferir para o meu nome. Quais os documentos que preciso para transferir para o meu nome? Qual o procedimento? Onde devo ir?

    • Equipe Despachante.com 15 de janeiro de 2015 em 10:56 - Responder

      Para orçamentos, entre em contato conosco via telefone: 3027-6900 ou cotacao@despachante.com com a placa do veículo.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  5. Alan Castro Alves 18 de março de 2015 em 16:31 - Responder

    Boa tarde,
    Comprei uma moto estou fazendo a transferência, ela é de SP Capital, a duvida é a seguinte, eu preciso levar essa moto até o Detran SP para fazer vistoria, ou só preciso juntar os documentos mais Decalques de motor e Chassi para realizar a transferência, como funciona esse procedimento, sei que tem vistorias em empresas credenciadas, porem sendo a moto de SP para SP é necessário me deslocar com a moto até o Detran para realizar a vistoria ?
    Obrigado a todos, vocês são muito competentes.
    Estão de parabéns.

    • Equipe Despachante.com 22 de março de 2015 em 21:37 - Responder

      Alan,
      É necessário levar a moto em uma das unidades do DETRAN para realizar a vistoria ou você pode fazer o Laudo SISECV em alguma empresa credenciada pelo DETRAN que substitui decalques e vistoria, o Despachante.com pode realizar a documentação pra você, entre em contato (11) 3027-6900.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  6. rogerio 1 de março de 2016 em 15:35 - Responder

    Boa tarde, estou comprando um veiculo de SP. Para fazer a transferência tenho que ir no cartório de SP para fazer o recibo do veiculo no meu nome.?

  7. Diego Luscri 21 de março de 2016 em 13:18 - Responder

    Comprei uma moto com documento de Guarulhos-SP e tambem resido em Guarulhos-SP, posso fazer a transferencia pro meu nome direto no poupatempo com o decalque do chassi ou sou obrigado a fazer o Laudo Fotografico?

  8. Diogo de Oliveira Faleiros 12 de setembro de 2016 em 09:31 - Responder

    Bom dia, tenho um corsa uns 5 anos e em torno de 4 anos tive que trocar o motor do veículo, agora em 2016 estou para vende-lo, porém não estou achando a nota fiscal de compra do novo motor, será que consigo tranferi-lo fazendo uma declaração a próprio punho? O que devo fazer?

    • Despachante.com Despachante.com 12 de setembro de 2016 em 18:26 - Responder

      Diogo,
      Se o seu veículo for de SP, entre em contato que podemos te ajudar.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  9. Diego 16 de janeiro de 2017 em 17:10 - Responder

    Comprei um carro zero e gostaria de saber o que devo fazer no detran e quantos dias demora pra eu pegar o doc e em placamento

    • Despachante.com Despachante.com 19 de janeiro de 2017 em 12:59 - Responder

      Diego,
      Se o veículo for de SP Capital, Grande SP ou região do ABC nós podemos te ajudar. Envie um e-mail para cotacao@despachante.com ou ligue 11 3027-6900.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

Deixar Um Comentário