Quais são os riscos de comprar o carro financiado e pagar as parcelas em nome de outra pessoa?

É muito comum encontrar casos de pessoas que compraram um carro e, em vez de transferir o financiamento, continuam pagando em nome do vendedor ou do antigo dono. O grande problema dessa situação é que a financeira não autoriza que o financiamento seja passado a terceiros sem transferência ou novo financiamento da dívida. Sendo assim, fica muito complicado ter ajuda da justiça quando acontece algum problema. Antes de fechar negócio é importante procurar um despachante em sua cidade ou um despachante online para tirar todas as suas dúvidas.

Financiamento de carro

 Quais são os riscos?

Existem riscos para ambas as partes, mas, em geral, a situação é mais complicada para o vendedor. É que se o comprador não honrar com o pagamento das parcelas é o vendedor quem deve se responsabilizar. Ou seja, no caso de problemas, ele deve se responsabilizar judicialmente e ainda tem chances de ficar sem o carro.

Outro grande problema é que as possíveis multas são emitidas no nome da pessoa que financiou o veículo. Embora não seja uma situação aconselhável, se você optou por comprar um veículo financiado sem transferir a dívida, é essencial fazer um contrato de gaveta em que ambas as partes assinam e reconhecem firma da assinatura em cartório.

O contrato de gaveta não tem um valor legal, mas prova que foi celebrado um acordo, sendo assim é mais fácil obter o carro de volta caso a pessoa que comprou não pague ou provar que o carro foi vendido.

Uma dica importante para quem está assumindo o financiamento é pegar o boleto, guardar todos os recibos e fazer um contrato especificando o valor que foi pago de entrada. Em posse desses documentos fica mais fácil provar que o carro está sendo pago.

 É confiável assumir o carro financiado de outra pessoa?

Como foi dito anteriormente, a melhor opção é buscar alternativas, como quitação total do veículo ou transferência da titularidade. Se não é possível fazer desta maneira, o ideal é fazer esse tipo de transação apenas com quem é de total confiança, como um familiar, por exemplo.

Imagine que a pessoa que financiou o carro mudou de cidade e você perdeu o contato, como será feita a transferência do documento do carro quando você acabar de pagar? Nesse caso, você corre sérios riscos de ficar sem o carro, mesmo tendo honrado com o pagamento da dívida.

Outro problema é, no caso de óbito, se a pessoa que financiou o carro morrer, o bem vai para o inventário. Por ser uma operação sem valor legal, fica extremamente difícil provar que você assumiu o financiamento.

Quer mais informações sobre esse tema? Compartilhe suas dúvidas nos comentários! Estamos à disposição para atender você.


linha linha

Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário.

Você também pode gostar de:

432 respostas para “Quais são os riscos de comprar o carro financiado e pagar as parcelas em nome de outra pessoa?”

  1. Daniela disse:

    Ola, estou tendo problemas pois comprei um carro de repasse, estou pagando as parcelas que esta no nome da financiada, sendo que o carro se encontra ainda com o documento no nome do ex-dono, o ipv 2013 foi pago mas o documento não pode sair pois não foi transferido para o nome da financiada, sendo que o ex dono não foi encontrado. O carro foi financiado pela agencia o que eu faço, pois estou com o veiculo parado sem poder utiliza-lo. E a pessoa que me passou o veiculo não corre atras de resolver.

    • Mariana Buccieri disse:

      Daniela,

      Você deve ir na loja e localizar essa proprietária para conseguir regularizar a sua situação.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  2. Ricardo rosa disse:

    Comprei um carro na agencia com financiamento em nome de outra pessoa so que tem 01 prestaçao vencida e vai vencer outra ,mas vou pagar a vencida no dia 06 ea outra no dia 20.
    so que o antigo dono do carro falou que vai ir com a policia la encasa pegar o carro pode.

    • Mariana Buccieri disse:

      Ricardo,

      O correto, neste caso, é você ir ao banco onde tem o financiamento e transferir a dívida e o carro para o seu nome para não ter esse tipo de problema, evitando qualquer tipo de transtorno.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  3. Filipe disse:

    Prezada, quais os documentos necessários para fazer o contrato em cartório?
    Comprei um carro de um conhecido, quero fazer esse contrato para provar que o carro é meu.
    Poderia me dizer também o preço médio pra esse contrato?
    Grato!

    • Mariana Buccieri disse:

      Filipe,

      O procedimento correto é entrar em contato com a financeira e transferir a dívida para o seu nome, assim, o contrato é assinado diretamente com a financeira.
      Se ainda preferir fazer o contrato, entre em contato com um cartório para saber a documentação necessária e o valor.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  4. Pedro disse:

    Comprei um carro a um amigo só que o nome que está no dut é de outra pessoa, posso celebrar um acordo com ele sem a assinatura da pessoa que está no documento do veiculo???

    • Mariana Despachante.com disse:

      Pedro,

      Não é aconselhável você fazer esse tipo de coisa. Você deve pegar os seguintes documentos da pessoa que está com o nome no documento: RG, CPF, comprovante de residência e uma procuração pública outorgando todos os poderes sobre o veículo (podendo assinar/receber/vender o CRV perante todos os órgãos federais, estaduais ou municipais).
      O segundo é, de posse desses documentos e a procuração, deve efetuar a transferência do veículo para o nome da pessoa que encontra-se preenchido no verso. Depois de concluída a transferência, você irá usar a procuração pública para reconhecer firma do CRV, podendo transferir o véiculo para quem ou qualquer pessoa que você indicar, inclusive você ou seu amigo.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  5. Júnia Moraes disse:

    Olá,

    Vou comprar à vista um carro direto da fábrica (um amigo meu trabalha lá). Porém o veículo é intransferível por 6 meses (regras da montadora). O que posso fazer para ambos não corrermos riscos? Posso fazer um contrato ou declaração?

    • Mariana Despachante.com disse:

      Júnia,

      Você pode fazer o que você quiser, mas há riscos do mesmo jeito. Sugerimos fazer um contrato de compra e venda, com cláusula sobre o que você quer se proteger. Aconselhamos você a tomar cuidados com possíveis infrações de trânsito e quaisquer outros possíveis acidentes.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  6. cassia disse:

    Comprei um carro que está finananciado por debito automatico no nome do antigo proprietário fizemos um contrato de gaveta oque acontece é que descobri que ele fez refinanciamento faltavam 29 parcelas de 480 rs agora 48 de 443 rs como agir nesse caso?

    • Mariana Despachante.com disse:

      Cassia,

      Você deve fazer uso do contrato que fez, evitando eventuais dores de cabeça. Se está com problemas, vá até o tribunal de pequenas causas para resolver a situação.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  7. Silva disse:

    Caros,

    Estou interessado em comprar um carro que está em nome de Empresa com CNPJ, o carro é do Paraná e está encostado numa casa em SP, o carro é novíssimo. O “dono” afirma, que o carro encontra-se com financiamento via CDC, Ele quer transferir o DUT para o meu nome e eu pagar o TED para ele em seguida, mas, como terei certeza que ele quitou o financiamento ? Mesmo que eu ligue na financiadora e o carro esteja quitado, me surge outra dúvida, como saber se um dia a justiça não vai pedir o bloqueio desse carro, por ações trabalhistas ou pendências federais ? Gostaria de saber quais os riscos que corro e se é melhor sair desse negócio.

    • Mariana Despachante.com disse:

      Silva,

      Pegue o carro somente quando ele estiver com o gravame baixado e transfira o veículo para o seu nome. Somente assim você não terá nenhum tipo de problema com o veículo.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  8. anderson disse:

    tenho um c3 1.4 flex completo ainda estou pagando ele posso vender e transferir a divida para outra pessoa?

    • Mariana Despachante.com disse:

      Anderson,

      Sim, claro. Deixe todos os valores descriminados e faça a transferência do veículo e da dívida.
      Procure o Despachante.com para transferir o documento. Entre em contato através do e-mail tatiana@despachante.com

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  9. Daniela disse:

    Ola, estou aqui mais vez pois preciso de mais informações, procurei a pessoa que o carro esta financiado e até agora nada dela ir atras de transferi o documento para o nome dela, nãos sei o que fazer mais, o carro ta financiado em 48 meses já paguei 12, e infelizmente tive que deixa de pagar, já vai fazer 3 parcelas, pois estou com o carro parado todo pago o ipv e até as placas novas e ate agora nada do documento, o final da placa 1, então vejam o tempo que não posso usar o veiculo. Ela me prejudicou pois eu tinha interesse em ficar pagando o carro certinho, mas foi ela quem procurou se prejudicar, e agora como vou ficar e o que paguei, como posso procurar meus direitos, estou desesperada pois estou vendo a hora do banco vim pegar o veiculo, e eu vou sair no prejuízo, pois ainda paguei 3 mil pra poder ficar com o veiculo, fora as 12 parcelas, Ipva e placas. Me ajudem por favor não sei mais o que fazer.

  10. isaac soares disse:

    estou vendendo um carro financiado, vou transferir o financiamento para o comprador; os valores das parcelas sofrem alguma alteração?

    • Mariana Despachante.com disse:

      Isaac,

      Não, só se o futuro proprietário quiser fazer alguma alteração no pagamento quando o financiamento estiver em seu nome.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  11. Joana disse:

    Comprei o veículo de um amigo, mas o financiamento estava em nome de uma terceira pessoa, e essa terceira pessoa está me ameaçando a executar o contrato para tomar o veículo de mim e me acusando ainda de estelionato! Tem como tomar o veículo, sendo que eu estou pagando desde julho de 2012? E quais as providências que eu posso tomar?

    • Mariana Despachante.com disse:

      Joana,

      Você deve procurar a pessoa que está com o financiamento no nome e fazer a transferência de dívida na financeira o quanto antes. Se o veículo está no nome dela, ela tem livre poder para tomá-lo de você.
      No ato da compra, você deveria ter realizado essa transferência, que é de grande importância.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  12. simone disse:

    comprei um carro financiado pelo itau, so que o dono foi preso e queria transferir para o meu nome, nao fiz contrato de gaveta o que eu devo fazer fico no aguardo

    • Mariana Despachante.com disse:

      Simone,

      O seu caso é um pouco complicado, pois você precisa da assinatura da pessoa que possui o nome do carro. Teria alguma previsão de soltura do dono?

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  13. erickson disse:

    Olá,
    No meu caso, o carro está financiado no nome de minha esposa, é eu que estou pagando. Nos separamos e ela alega que o carro é dela e não a nada que eu possa fazer!
    A alguma maneira de eu reverter essa situação??
    Obrigado..

    • Mariana Despachante.com disse:

      Erickson,

      Para analisar essa situação, não temos como auxiliá-lo. Você deve procurar um advogado para te orientar melhor.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  14. Luciane Souto disse:

    Olá, quero comprar um carro já financiado que ainda restam 18 parcelas. É possível passar o financiamento para meu nome e o documento do carro também?

    • Mariana Despachante.com disse:

      Luciane,

      Sim, é possível. Você deve transferir a dívida para o seu nome na financeira para depois, realizar a transferência do documento do veículo para o seu nome.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  15. Fernando disse:

    Ola, meu nome é Fernando
    eu tenho um carro para vender, mais ele é financiado e já achei um comprador só que ele
    esta tentando faz dias transferir a divida e não consegue, ai ele me propos de fazer um contrato
    e nesse contrato colocar todas as condiçoes: se ele não paga a divida certinho por mes o nome dele que suja, se ele tomar multas ele que recebe elas e etc…
    tem algum risco se fizer um contrato desse bem, explicadinho ?
    agradeço ate mais

    • Mariana Despachante.com disse:

      Fernando,

      Esse tipo de contrato, de gaveta, não tem validade. A dívida que recai sobre o veículo está vinculada ao CPF do vendedor. O simples fato de firmar este contrato, não transfere a dívida e responsabilidade para o novo proprietário.

      O correto é ele tentar um novo financiamento em outro banco ou conversar novamente com o atual. Se não conseguir, não venda este veículo, pois você terá dores de cabeça.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  16. pitter disse:

    oie .comprei um carro financiado em nome de um militar.ele pegou meus dados e falou que a transferencia do financiamento do carro foi feita então peguei o carro.depois de 10 prestaçoes paga ele veio querer pegar o carro falando que o financiamento não completou e não quer devolver o valor das parcelas pagas.tenho o carne do carro e boletos porque ele me enviava por e-mail falando pra mim pagar ate um novo boleto em meu nome chegar.ja fiz um boletim de ocorrencia contra ele.sera que tem alguma chance de eu perder o carro pra ele.

    • Mariana Despachante.com disse:

      Pitter,

      Você terá que entrar na justiça para resolver o caso, provando que você pagou todos os boletos, levando os e-mails para comprovar a comunicação entre vocês. Consulte um advogado, explique o caso e tente resolver o quanto antes para que você não saia prejudicado.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  17. Domingos disse:

    Olá bom dia tenho um carro financiado, mais quero repassar é seguro fazer isso em cartorio já que a pessoa que quer comprar tem restriçoes??
    GRATO

    • Mariana Despachante.com disse:

      Domingos,

      Você deve se dirigir até a financeira e transferir o restante das parcelas para a pessoa que está comprando o veículo, para que ela arque com o valor que ainda falta pagar. Fazendo desta forma, tudo fica seguro, pois a dívida estará no nome da pessoa. Feito isso, é realiza a transferência do documento e assim, do veículo.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  18. Maicon disse:

    Assumi a dívida de um carro.

    Dei uma quantia de entrada, paguei 20 parcelas e estou tendo um problema financeiro.
    A pessoa ex-dona do carro, quer o carro a qualquer custa de volta,até entendo pois o nome da pessoa deve ter ido pra o SPC, mas não gostaria de perder tudo o que consegui pagar até hoje.
    O ex dono disse que faria um boletim de ocorrencia como furto.
    Tenho de onde tirar o dinheiro, mas exigirá mais um tempo.
    Possivelmente o ex-dono não quer me dar este tempo,

    Como proceder?
    Realmente devo devolver o carro e perder o dinheiro ou existe algum acordo previsto por lei?

    Não sei o que fazer, o ex dono foi com a policia na porta da minha empresa para cobrar.

    Ajudem-me.

    • Mariana Despachante.com disse:

      Maicon,

      Se o documento estiver preenchido já em seu nome, a ex-proprietária não pode fazer um boletim de ocorrência como furto porque, teoricamente, o automóvel é seu. O correto seria você quitar a dívida e transferir o veículo para o seu nome. Peça a ex-proprietária o tempo que você precisa para conseguir o dinheiro que falta para acabar as parcelas e retirar o nome do SPC. Se ela não aceitar, e dar queixa como furto, você pode provar que fizeram um contrato de gaveta, onde você assumiria as parcelas, mas, devido problemas financeiros, não conseguiu.

      O seu caso é bem complicado, podendo ser mais fácil de resolver judicialmente.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  19. Francisco disse:

    Olá, meu carro está financiado e restando 30 parcelas para quitação.
    Só que estou pensando em trocá-lo em outro carro que não tem dívida.

    Consigo vender esse carro a uma pessoa, repassando somente o documento em seu nome e ficando com o carnê no meu ainda? ou só posso transferir o documento estando quitado?
    Eu pensei em pagar as parcelas normalmente do meu atual mais com outro carro em mãos…

    Obrigado.

    • Mariana Despachante.com disse:

      Francisco,

      Você pode vender este veículo normalmente, porém, deve dirigir-se até a financeira e transferir a dívida junto com o documento do veículo, porque sem a transferência de dívida, não há como transferir o veículo para outra pessoa. Você até pode vender, mas o veículo estará em seu nome e você será responsável por qualquer dano, imposto ou multa que o novo proprietário cometerá.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  20. Fabio disse:

    Olá, estou tendo problemas.
    Tenho um veículo financiado que passei para um terceiro, realizei um contrato de gaveta registrado em cartório com prazo para a transferência da titularidade do financiamento, o prazo venceu a quatro meses e a pessoa diz que não vai devolver o veículo, sem contar que está com parcela em atraso.
    Como devo agir??? Posso chamar uma viatura para recuperar o veículo???

    • Mariana Despachante.com disse:

      Fabio,

      Contratos de gaveta não tem validade perante ao DETRAN e o veículo ainda está em seu nome. Você deveria ter transferido a dívida na financeira para não ter problemas com essas parcelas. Você pode chamar a polícia sim e fazer o que você quiser.

      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

Deixe uma resposta