5 cuidados ao comprar um carro usado

Início » 5 cuidados ao comprar um carro usado

5 cuidados ao comprar um carro usado

A experiência de se adquirir um bem durável, como um carro, por exemplo, é sempre carregada de muita expectativa e realização. Do jovem de 18 anos que acaba de tirar a carteira, até o senhor mais experiente na condução de veículos, comprar um carro novo ou usado é sempre um momento marcante. No entanto, é importante levarmos em conta alguns cuidados extras quando se trata de um carro usado – afinal, não é tão simples quanto pedir uma pizza, né?
Motorista Dirigindo carro usado
Confira a seguir algumas dicas que podem ajudar a escolher o melhor carro usado, bem como alguns trâmites burocráticos com os quais um despachante poderá contribuir para otimizar o seu tempo.

1. Teste o veículo

Se ao comprar um carro zero é comum fazer um test drive, por que não fazê-lo ao comprar um carro usado? Aliás, este procedimento é ainda mais necessário em um carro usado, tendo em vista que, como ele já roda há algum tempo, as possibilidades de existir algum problema são maiores.

2. Preste atenção ao ruído do motor

Quando vamos ao médico ele ouve nossos batimentos cardíacos e nossa respiração para checar se está tudo bem conosco. Nos carros,o coração é o motor. Se, ao acelerar,você notar ruídos estranhos e sentir o carro engasgando, tenha atenção: podem ser indícios de que algo não está bem.
Verificando Motor do carro usado

 3. Atente-se aos itens como óleo, freio, lataria…

Ater-se aos detalhes é fundamental quando se pretende adquirir um veículo usado. Pneus gastos, com a parte interior danificada, podem indicar sérios problemas de suspensão. É bom verificar também os freios, fumaça do escapamento, nível do óleo e a lataria do carro. Emendas e rebocos escondidos podem significar que o carro foi acometido de alguma batida, por exemplo.
Verificando óleo do carro usado

4. Vistoria do veículo

Outro ponto relevante é a vistoria veicular. Trata-se de um laudo que irá comprovar as reais condições do veículo até o momento em que esteve com o antigo proprietário. Esta vistoria também é aplicada para que se evite que carros, sem condições de circular, sejam registrados de forma indevida. Procurar um despachante online muitas vezes é uma boa alternativa para quem dispõe de pouco tempo.

5. Transferência de veículos

Dependendo de onde você comprar o carro usado, haverá lá mesmo um posto de despachantes para agilizar o processo de transferência entre proprietários. É comum em feiras de automóveis, por exemplo. Se não for o caso, você provavelmente terá que ir ao DETRAN  para efetuar a transferência. Ela será a garantia de que o carro agora pertence a você.
A opção de um despachante online também é interessante e pode ter custos reduzidos. Há serviços na internet que oferecem a resolução de toda esta parte burocrática, ficando a cargo do cliente apenas reconhecer a firma em cartório, como o site do Despachante.com.
Quer outras dicas sobre carros usados ou gostaria de compartilhar sua experiência? Aguardamos sua contribuição nos comentários!

2013-07-28T09:06:18+00:00 julho 28th, 2013|Comprar Carro|16 Comentários

16 Comentários

  1. Thiago 20 de janeiro de 2015 em 12:58 - Responder

    bom dia comprei um carro usado e o rapaz nao tem o dorcumentos pra passa pro meu nome e ele nao sabe onde encontra o antigo dono oq eu faço pra transferir esse veiculo?

    • Equipe Despachante.com 20 de janeiro de 2015 em 13:54 - Responder

      Somente encontrando a pessoa que está com o nome no veículo é que você conseguirá transferir para o seu nome.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  2. Roberto 4 de março de 2015 em 00:25 - Responder

    olá amigos, moro no estado do Paraná, e pretendo comprar um carro no estado de São Paulo, como devo proceder para fazer a transferencia do veículo?

    • Equipe Despachante.com 5 de março de 2015 em 14:34 - Responder

      O Despachante.com não atua com serviços fora da Capital de São Paulo e São Bernardo do Campo, aconselhamos a procurar um despachante local para fazer o serviço desejado/procurado.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  3. Eduardo 22 de maio de 2015 em 20:23 - Responder

    Olá, comprei um carro tenho em mãos o dut e o banco financio um pouco do valor. Ai vem a questão.
    No dia de ir ao banco ele havia dito que tinha pago o licenciamento e estava esperando o documento novo, e agora está dando os 30 dias de prazo e ele não me entregou o CRLV.
    O que devo fazer possuindo apenas o CRV reconhecido firma em mãos?

    • Equipe Despachante.com 25 de maio de 2015 em 14:39 - Responder

      Só transferir para o seu nome.
      Para orçamentos, entre em contato conosco via telefone: 3027-6900 ou cotacao@despachante.com com a placa do veículo.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  4. Flavane Prates 29 de dezembro de 2015 em 10:54 - Responder

    Boa tarde! moro em caldas novas em Goiás, posso comprar um veiculo em São Paulo capital? Pois já mim informei com o detran da minha cidade sobre os documentos de transferencia de veiculo , ele mim informaram o que é necessário e que posso comprar, mas no entanto entrei em contacto com duas concessionarias as quais mim informaram ser impossível efectuar a compra do veiculo usado no caso, por não morar em são Paulo. Qual o procedimento certo para eu conseguir comprar o veiculo em São Paulo. Aguardo resposta. Obrigada

  5. Walter 2 de março de 2016 em 19:11 - Responder

    Ola,
    Comprei um carro 02/03/2016 com placa final 3 e ainda não foi pago os impostos desse ano ano (IPVA DPVAT ), ao fazer a transferencia, é de comum acordo o vendedor arcar com essas dividas ou não?

  6. GILSON MARTINS DA ROCHA 25 de março de 2016 em 08:13 - Responder

    bom dia sou de Niteroi Rio de janeiro estou querendo comprar um carro na loja stoc do shoping de guarulhos….o vendedor disse que nao faz a transferencia imediata para mim que tenho que esperar que ele manda para mim por sedex…e que eu levo o carro e nota fiscal do mesmo…tem algum risco de nao receber os documentos de transferencia do carro.

  7. Gustavo Fracola da Silva 5 de abril de 2016 em 14:33 - Responder

    Olá, tenho interesse em um carro usado em que o motivo da venda é separação do casal. Quais as precauções que devo tomar?
    Desde já, muito obrigado!

  8. Marcio 1 de junho de 2016 em 14:39 - Responder

    Olá, vendi um veículo ha alguns anos, e o novo dono não transferiu, bem como eu também não fiz o aviso ao detran…posso fazer o aviso agora?, pago multa e levo pontos?
    e quanto aos novos débitos de ipva, passam para o nome do novo dono?

    • Equipe Despachante.com 2 de junho de 2016 em 09:51 - Responder

      Sim, pode fazer agora sem problemas. A pontuação infelizmente irá para você e o restante dos débitos não serão transferidos.
      Equipe Despachante.com

  9. Márcia Santos Neves 26 de julho de 2017 em 10:48 - Responder

    Quero comprar um carro, mas a pessoa está com o documento fechado no nome dele(vendedor), como devo proceder?

    • Despachante.com Despachante.com 27 de julho de 2017 em 12:25 - Responder

      Márcia,
      Ele terá que transferir para ele e depois para você.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  10. Daniel 14 de janeiro de 2018 em 18:18 - Responder

    Ola, sou estrangeiro morando aqui no Brasil com documento em dia mas com a CNH em andamento, e vi uma oferta numa concessionaria de um carro em otimo estado. Sera que posso comprar agora e fazer a transferencia depois daqui a ums 45 dias ? Ou complica muito minha situaçao no momento de fazer a transferencia ?

    • Despachante.com Despachante.com 6 de fevereiro de 2018 em 18:14 - Responder

      Daniel,
      Você receberá a multa de averbação e não conseguirá emitir a CNH.
      Você pode transferir o veículo para o seu nome mesmo que não tenha CNH ainda.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

Deixar Um Comentário