CNH Cassada: Entenda como funciona o processo

Recebeu a notificação do processo de instauração de CNH cassada e não sabe o que fazer? O Despachante.com te explica como funciona o processo
A cassação da CNH é um assunto que pode atormentar muitos motoristas, principalmente os que dependem da CNH para trabalhar. Mas a cassação de uma CNH acontece porque o condutor descumpriu pelo menos uma das leis de trânsito abaixo:

  • Dirigir cumprindo a suspensão (Art. 263, I);
  • Foi reincidente, no prazo de 12 meses, nas infrações de dirigir com CNH ou PPD em categoria diferente do veículo (Art. 162, III);
  • Dirigir sem a PPD;
  • Dirigir com a CNH vencida há mais de 30 dias;
  • Dirigir sem utilizar lentes corretivas e aparelhos de audição ou adaptados, conforme intervenção médica (Arts. 163 e 164);
  • Dirigir alcoolizado ou sob efeito de drogas (Art. 165);
  • Disputar racha (Art. 173);
  • Promover, participar de competições, eventos, exibições e demonstrações de manobras de veículos sem autorização prévia (Art. 174);
  • Realizar manobras perigosas, arrancadas, derrapagem ou frenagem com o veículo (Art. 175).

Quando isso acontece, o motorista deve ficar dois anos sem dirigir e, após esse período, iniciar um processo de reabilitação. Somente depois de cumprir todos os passos do procedimento e realizar todos os exames, o motorista é autorizado a voltar a dirigir.
Como eu fico sabendo que minha CNH está cassada e o que fazer depois?
O motorista recebe, via correio, a notificação de instauração do processo de cassação de CNH. Após recebimento, deve elaborar a sua defesa por escrito em até 30 dias da notificação.
Para apresentar a defesa junto ao DETRAN e começar a cumprir o prazo de suspensão, o motorista precisa levar: CNH (original e cópia simples) ou CPF (original e cópia simples), documento de identificação pessoal (original e cópia simples) e comprovante de endereço (original e cópia simples) emitido em até três meses imediatamente anteriores.  A defesa deve ser endereçada ao DETRAN com os dados de nome, RG, CPF, endereço, telefone, nº da CNH, explicação dos fatos, fundamentação do pedido, documentação de comprovação do recurso, data e assinatura do infrator.
O processo pode ser acompanhado junto ao DETRAN a qualquer momento.
Recebeu a carta de suspensão de CNH? Assista o vídeo abaixo, veja os passos que deve seguir e evite a cassação de sua CNH.

Gostou deste post? Compartilhe com seus amigos

2015-01-20T10:22:26+00:00 janeiro 20th, 2015|CNH - Carteira Nacional de Habilitação|114 Comentários

114 Comentários

  1. Renerio oliveira de alencar 1 de fevereiro de 2015 em 21:47 - Responder

    como pode!eu vendir um carro, em 2012;o cara desapareceu, ja procurei em variiiiiiios lugares e naõ,encontrei agora ele tem cometido varias multa, e os pontos vem pra minha abilitaçaõ acho,que já perdir o direito de derigir, por causa de um inresponsavel.pois o carro está no meu nome.a placa do carro é Lje 7536.um absurdo, como tem jente inresponsavel neste brasil, que gosta de projidicar os outros..

    • Equipe Despachante.com 2 de fevereiro de 2015 em 09:53 - Responder

      Você pode argumentar e colocar todas as suas alegações para dar entrada em seu processo de recurso de multa, mas vai depender do DETRAN se ele irá ou não deferir o seu pedido de recurso de multa. Se for de SP, o Despachante.com pode te ajudar com seu caso. Entre em contato conosco: 11 3027-6900.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

      • Jeferson 1 de outubro de 2016 em 15:41 - Responder

        Eu ja entreguei minha CNH cassada no CFC recorri três vezes mas mesmo assim eles nao aceitaram e tive que entregar mas tenho provas de que eu nao recebi notificação de suspenção e nen levei as multas qie geraram a suspenção e depois a cassação tem cm reverter esse caso ou tenho que cumprir os 2anos?

        • Despachante.com Despachante.com 3 de outubro de 2016 em 11:48 - Responder

          Jefferson,
          A CNH só é cassada se você for pego dirigindo enquanto cumpre o processo de suspensão.
          A notificação de suspensão pode vir por correio, no site do DETRAN ou no Diário Oficial do Estado, por isso não aceitam recursos que alegam não terem sidos informados.
          Quanto as multas, provavelmente foram tomada em um veículo que está em seu nome e você não transferiu para o real condutor em tempo.
          Não tem o que fazer a não ser cumprir o prazo. Você pode verificar com algum despachante local se conseguem recorrer ao recurso de cassação, nós do Despachante.com não atuamos com este processo.
          Obrigada,
          Equipe Despachante.com

    • Clovis 23 de fevereiro de 2017 em 13:04 - Responder

      Você pode fazer um recurso argumentando tudo isto que você falou, mais dificilmente o DETRAN ira acatar tal recurso, Você continua responsável Cível e Criminal por este veículo.
      Oque você deve fazer e tiver cópia autenticada do CRV do veículo ” DOCUMENTO DE REGISTRO DE TRANSFERÊNCIA DE PROPRIEDADE DO VEÍCULO”, Autenticada por você e pelo comprador, é só ir pessoalmente ao DETRAN e apresentar este documento comunicando a venda do veículo, e acabar de vez com esta dor de cabeça.
      Se você Não tiver este documento vá também ao DETRAN e faça uma restrição de venda, ela não garante que você não terá mais pontuação na sua CNH, Mais ira trancar todos os documentos deste veículo, ele vai pagar o licenciamento mais o documento NÃO sera entregue pelo DETRAN, ele vai ter que vir atras de você para retirar a comunicação ou transferir o veículo.
      Espero ter Ajudado

  2. Juliana marques 24 de fevereiro de 2015 em 10:27 - Responder

    Só que não veio nenhuma notificação então ainda tá em tempo?

  3. Raul 13 de abril de 2015 em 23:38 - Responder

    Fernando, vendi um moto e na epoca não fiz a tranferencia, porem o rapaz levou 3 multas de 7 pontos suspendendo minha carteira, até entao nao sabia. Porém quando levei uma multa chegou a carta do detran que minha carteira estava cassada, foi ai que recorri a um advogado e o mesmo entrou com um recurso judicialmente alegando que eu tinha vendido a moto e o detram aceitou o recurso que realmente não tinha sido eu que levei as 3 multas. Na epoca fiz a reciclagem para ter minha carteira de volta por conta da suspensão. Contudo como procedo agora para não ter a carteira cassada? pois minha advogada alega que como eu fiz o curso de reciclagem eu confesei minha culpae isso esta dificultando a defesa da cassação, o que você aconselha?

    • Equipe Despachante.com 14 de abril de 2015 em 09:46 - Responder

      Você deve entrar no site do DETRAN e verificar, em seu cadastro, se existe alguma portaria em aberto para cumprir o prazo de suspensão que o Órgão determinar. Também terá que analisar se cabe algum recurso para a sua suspensão. Se for de MG, RJ ou SP, o Despachante.com pode te ajudar com seu caso. Entre em contato conosco: 11 3027-6900.
      Para quem não entregar
      Aqueles que optam por não entregar a CNH e não cumprir o prazo de suspensão e forem flagrados conduzindo o veículo ou em cometendo qualquer tipo de infração com o documento suspenso, terão a habilitação cassada por dois anos.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  4. Tamiris gurjao 11 de julho de 2015 em 11:20 - Responder

    Olá, tive minha CNH cassada, a polícia me parou e pegou. Fui ao Detran responsável assinar isso já faz 1 ano. Agora eles vêem me dizer que esse um ano não contou foi como se eu tivesse recorrendo mas eu nem fiz defesa. Isso pode? É verdade?

    • Equipe Despachante.com 14 de julho de 2015 em 12:21 - Responder

      Se você não entregou a CNH, sim.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  5. Luiz Fernando Rosa da Silva 12 de agosto de 2015 em 02:37 - Responder

    Estou com minha CNH Cassada (2 anos). Em Janeiro deste ano, me pegaram em uma blitz, só que os agentes de trânsito não tinham acesso ao sistema na hora para ver que minha CNH estava cassada. Não apresentei ela alegando tê-la perdida na noite anterior (sendo que na verdade á entreguei ao Detran 1 ano atrás).
    Resumindo: Levei uma multa de 3 pontos por dirigir sem porte da CNH.
    Oque será que vai acontecer neste caso? Em Março do ano que vem acaba meus dois anos de cassação, será que vou poder tirar uma CNH nova, do zero? Ou estes 3 pontos pode me impedir por mais 2 anos de tirar uma nova CNH?

    • Equipe Despachante.com 14 de agosto de 2015 em 16:07 - Responder

      Só dará para saber indo até o DETRAN ou quando for entregar.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  6. Ana Lucia 25 de agosto de 2015 em 08:34 - Responder

    Recebi a carta do Detran referente a cassação da habilitação moro no litoral de sp vcs atendem?

    • Equipe Despachante.com 26 de agosto de 2015 em 10:11 - Responder

      Você deve entrar no site do DETRAN e verificar, em seu cadastro, se existe alguma portaria em aberto para cumprir o prazo de suspensão que o Órgão determinar. Também terá que analisar se cabe algum recurso para a sua suspensão. Se for de MG, RJ ou SP, o Despachante.com pode te ajudar com seu caso. Entre em contato conosco: 11 3027-6900.
      Para quem não entregar
      Aqueles que optam por não entregar a CNH e não cumprir o prazo de suspensão e forem flagrados conduzindo o veículo ou em cometendo qualquer tipo de infração com o documento suspenso, terão a habilitação cassada por dois anos.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  7. Arelucia 20 de novembro de 2015 em 01:14 - Responder

    Boa noite
    Eu tinha um carro em meu nome no qual quem usava era meu ex marido. Levou várias multas e tive q entregar minha habilitação. Isso já tem 2 anos e eu acredito q o meu ex continuou cometendo infração em meu nome.onde consulto ou onde falo para verificar como está minha habilitação ? Não recebi nenhuma carta além da primeira pedindo para eu apresenta lá

  8. Marcio 24 de novembro de 2015 em 16:14 - Responder

    Na suspensão e cassação tem duas infrações iguais a de efetuar manobras com riscos em vias públicas como diferenciar cada uma delas? Pq fui tirar linha de pipa na hora e fui justo na hora multado por a cima da media de velocidade e cassada minha cnh, mas nao era para ser suspensão so?

  9. jairo 1 de dezembro de 2015 em 16:38 - Responder

    Olá.
    fui parado numa blitz com a cnh suspença, quando venceu o prazo de 3 meses, recebi um aviso que minha carta seria cassada, deu um prazo de 60 dias para recorrer
    Tem alguma forma para recorrer..??
    Grato.

  10. Marcele 2 de dezembro de 2015 em 11:35 - Responder

    Bom dia, gostaria de saber se existe algum recurso para quem trabalha dirigindo e tem sua carteira suspensa?
    A carteira foi devolvida em virtude de um processo administrativo gerado devido a uma multa na lei seca. O portador da carteira teve a defesa prévia indeferida e perdeu o prazo dos recursos. Foi notificado para entregar a carteira e cumprir o prazo de12 meses para fazer o curso de reciclagem. Já entregou a carteira. Porém trabalha dirigindo e com o término das férias, não poderá mais trabalhar.
    Fui informada que existe uma nova lei sobre esse assunto. Quando a pessoa utiliza a carteira para trabalhar. Mas não sei nada sobre ela.
    Vcs podem me ajudar?
    Desde já, obrigada.

  11. Luis 4 de janeiro de 2016 em 17:17 - Responder

    A minha carta está cassada e já perdi o prazo de 30 dias para recorrer.
    Vocês conseguem resolver?

  12. Rose Santos 25 de janeiro de 2016 em 09:59 - Responder

    Gostaria de saber como funciona se tenho como recorrer!!
    Fui atuado em abril de 2015 onde obtive multa por dirigir embriagado e pontos na carteira, estava a esperar a carta p/entrega do cnh, enquanto isto estava dirigido, em janeiro de 2016 dia 14/01 fui autuado em uma blitz na cidade onde estava s/habilitação e acabei levando 2 multas, uma por dirigir s/habilitação tinha deixado na empresa, e outra por estar com o cnh cassado??Só que não sabia pois nao tinha mais entrado no site do detran…e tbem não recebi do correio nenhuma notificação p/que eu entregasse a habilitação, fui verificar no detran minha carteira deveria ter sido entregue em 12/01/2016, isto é 2 dias antes de ter levado mais estas duas multas, com isto o pessoal que me autuou disse que fico suspend por 3 anos sem dirigir e tenho que fazer habilitação apos este period tudo do zero..Gostaria de saber se tenho como recorrer a algo tipo recurso pelo fato de não ter o conhecimento que deveria entregar a habilitação em 12/01/2016, pois é muito tempo p/tirar nova habilitação.
    Fico no aguardo de sua resposta.
    Obrigada.

    • Geraldo Nogueira 8 de junho de 2017 em 10:39 - Responder

      Bom dia, Vc vai ficar dois anos sem a CNH,…. data que começara a contar a partir do momento que entregar a CNH….. depois de dois anos se começara todo o processo…. e depois vc retornara a ter a mesma categoria….. se era B, tornara a voltar a ser B… se for C, voltara a ser C….. e assim sucessivamente…..

  13. Eduardo Santos Lira 31 de janeiro de 2016 em 11:56 - Responder

    Eu estava cumprindo o período de 02 meses de Suspensão fui multado,mas,quem dirigia meu veiculo era a minha filha.Foi enviado ,em tempo abiu,para o DSV a informação do ocorrido través da comunicação de quem estava dirigindo.Agora fui surpreendido,pois ,o Orgão de Transito esta cassando a minha CNH que não considerou que era ela que conduzia o meu carro .O que fazer já que a JARI nunca deferi os meus pedidos.

    • andre 26 de julho de 2016 em 22:44 - Responder

      meu caso e identico ao seu .alguem tem uma resposta?

      • Despachante.com Despachante.com 27 de julho de 2016 em 18:13 - Responder

        André,
        Não tem o que ser feito. Quando você está com a CNH suspensa e toma outra multa, não há recurso. Por isso foi indeferida.
        Obrigada,
        Equipe Despachante.com

  14. Thais 2 de fevereiro de 2016 em 10:06 - Responder

    Bom Dia, recebi a carta de cassação, pois recebi uma multa de rodizio sendo que eu estava suspensa de dirigir. Como posso recorrer neste caso?

  15. rose 6 de fevereiro de 2016 em 17:21 - Responder

    a minha carteira foi cassada e fiquei sem poder dirigir por dois anos so que uma pessoa me disse que poderia resolver fazendo uma reciclagem paguei 750 a essa pessoa so que minha carteira ainda não chegou e infelizmente essa pessoa morreu fiquei sem saber o que fazer me responde pelo amor de deus

  16. Thamiris 11 de fevereiro de 2016 em 13:23 - Responder

    Boa tarde, estava com a cnh suspensa e nesse período minha mãe que estava conduzindo o veículo tomou duas multas uma de cinto de segurança e ai acredito que o agetemtenha puxado a placa do carro e deu uma multa de licenciamento vencido a de cinto transferi para minha mãe que estava dirigindo mais a de licenciamento não podia , e agora recebi uma notificação que minha carta será cassada. Duas perguntas, posso entrar com algum recurso nesse caso ? É se eu for pega dirigindo no pedido de dois anos quais seram as consequenciais?

  17. Davi Vicente de Araujo 16 de fevereiro de 2016 em 16:50 - Responder

    Quando alguém é flagrado com a carteira de habilitação suspensa tem como transferir os pontos para outro condutor?

    • joao luiz 9 de janeiro de 2017 em 20:52 - Responder

      jamais meu amigo,uma vez q t pegarao em flagrante,e outra,recorrer é o mesmo q tu dar dinheiro de graça pra advogado,jamais eles derrubao uma multa,t levao na conversa até t cassarem o suspender a cnh,e dpois com uma baita labia,t dizem,olha fiz d tudo mas sinto muito nao deu,sendo q tudo q ele fez tu poderia fazer,essa d q eles dizem cabe recurso sim,é a brecha q eles teem pra t iludir,claro q tu pode recorre e é ai q tá a jogada deles,depois q t tirao tudo os trocos dai eles dizem bha,fiz d tudo mas nao deu.d mim numca mais me pegao.

  18. Camila A. 18 de fevereiro de 2016 em 21:32 - Responder

    Recebi notificacao de suspensao do direito de dirigir e gostria de saber qual o procedimento e custos.
    E se ha a chance de ganhar o recurso da pena, pois nem todas as multas sao minhas e foi enviado a solicitacao de mudanca de infrator ao detran.

  19. Ivan 19 de fevereiro de 2016 em 20:09 - Responder

    Minha habilitação tem 23 pontos oq devo fazer Heelp

  20. Robson 23 de fevereiro de 2016 em 20:50 - Responder

    Tomei uma multa de radar em período de suspensão, indiquei o condutor e mesmo assim a multa veio para minha CNH. Foi instaurado o processo de cassação e recorri com todos os comprovantes, mesmo assim recusaram, estou na ultima tentativa pelo CONTRAN e não sei mais o que fazer, pois se eu recorro eles recusam, na lei se diz ter um direito de defesa mas isso não existe pq tudo é contra você. Andei lendo vários artigos e se diz que a cassação se dá quando você é FLAGRADO dirigindo, no meu caso foi RADAR e indiquei condutor. Pior é que meu trabalho depende da minha CNH. Há algo que possa ser feito?

  21. Wellington 24 de fevereiro de 2016 em 12:13 - Responder

    Tive a CNH cassada e cumpri o prazo. No período minha mulher levou uma multa conduzindo o veículo e enviou no prazo o documento assumindo os pontos. Pagamos a multa sem problemas. Agora veio uma notificação de cassação dizendo que eu dirigi durante a suspensão, como se o documento que ela mandou nos correios não tivesse valido de nada. O que pode ser feito ?

    • Clovis 23 de fevereiro de 2017 em 12:33 - Responder

      Sempre que mandar este tipo de documento pelo correio, tem que ser em carta registrada, antes da data de vencimento da respectiva autuação, Se você mandou com carta registrada junte a cópia do registro da CARTA REGISTRADO que é fornecido pelo correio e pronto, eles vão ter que cancelar este novo processo aberto, assim que você fizer o recurso usando este argumento com cópia do documento conprovatorio.
      Para tem certeza que a apresentação foi ou não realizada, ou ouve alguma falha em algum ponto da apresentação ” como a assinatura não conferido com o documento apresentado” é só procurar o DETRAN de seu estado e consultar pelo numero da notificação,

  22. Cleber 7 de março de 2016 em 01:13 - Responder

    Recebi uma notificação referente a uma multa a qual eu havia ultrapassado 50% do limite de velocidade, era 40ph passei a 80ph. E cabível a cassação?

  23. ADLER PIRES DE CASTRO 7 de março de 2016 em 10:30 - Responder

    Bom dia, Fui fazer uma consulta da minha CNH e tem um processo de suspensão do direito de dirigir, eu não recebi a notificação e o processo é de 2013, o que faço agora entrego e CNH ao detran ou ainda pode ser feito alguma coisa!

  24. aline darc 30 de março de 2016 em 21:28 - Responder

    oi boa noite , olha dia 14 deste mês meu marido e eu fomos parado em uma blitz, eu estou gravida de 6 meses e meu marido estava me socorrendo pois eu passava muito mal , meu marido tem ppd de moto e não é habilitado em carro prenderam o carro e carteira conseguimos tirar a carteira tbm mas ele ganhou a multa e automaticamente os pontos tbm gostaria de saber se tem como recorrer pra que ele não perca a ppd tem como ou não tem jeito mais

  25. Edison Ap. de Souza e Silva 4 de abril de 2016 em 22:17 - Responder

    recebi uma notificação de pedido de cassação da minha CNH por ter recebido multa no período que cumpria a suspensão. como devo proceder???
    -quanto tempo é de fico suspenso de dirigir, ou nunca mais vou poder dirigir. =(
    -posso fazer defesa.

  26. Anderson sobral silva 23 de abril de 2016 em 04:24 - Responder

    Olá bom dia!
    Minha carta ficou suspensa por ter assumido uma multa auto suspensiva! Entreguei minha habilitação ao detran. Estava aguardando vencer 1 mês e meio. No ultimo dia. Fui parado em uma blits. Estava levando minha namorada no hospital. Tentei argumentar mas foi em vão! Enfim. Me aplicaram a multa. O que ressutou na cassação. O que posso fazer!

  27. Rodrigo 2 de maio de 2016 em 21:29 - Responder

    Tive minha CNH Cassada, mas não fui notificado pessoalmente, mas por EDITAL.
    Fiz todos os recursos cabiveis, e estou por receber a notificação de entrega, existe alguma possibilidade de reverter?

  28. Marcelle 14 de maio de 2016 em 15:57 - Responder

    Já recebi a notificação a quase 1 ano e nao fiz nada ,pois perdi minha carteira em uma festa,só tenho uma cópia desde q recebi a notificação. O que deve fazer? E oq vai acontecer?

  29. Luis Guilherme Agostini 16 de maio de 2016 em 20:10 - Responder

    Minha carta já foi cassada, não aceitaram minha defesa, mais minha carta está vencida desde final de 2014. Será que consigo tirar outra cnh no final de 2016, ou terei que devolver um documento que nem tenho mais, pois a atendente do detran disse que terei que fazer um doc. Dizendo que perdi a cnh e depois só que começa a correr os 02 anos. Gostaria de saber melhor….mto obrigado

    • Clovis 23 de fevereiro de 2017 em 12:40 - Responder

      A orientação da atendente do DETRAN esta correta, é esta mesma, você deve fazer um boletim de ocorrência policial de perda do documento, e apresentar junto ao órgão, só assim abre o respectivo prazo.

  30. Renato Alves 26 de maio de 2016 em 15:53 - Responder

    Foi reincidente, no prazo de 12 meses, nas infrações de dirigir com CNH ou PPD em categoria diferente do veículo (Art. 162, III);
    MAIS ISSO JA FAZ 2 ANOS EU POSO FAZER MINHA RECICLAGEM NORMAL E TIRA MINHA HABILIDAÇÃO NOVAMENTE ?

    • Equipe Despachante.com 2 de junho de 2016 em 11:21 - Responder

      Se foi dado entrada em seu processo, sim.
      Equipe Despachante.com

  31. Evandro machado 27 de maio de 2016 em 20:32 - Responder

    Olá despachante.com estou minha cnh cassada e suspensa dês de 2009, já contratei alguns despachantes que só me enrolaram e não me ajudarão em nada , queria saber o procedimento e se ainda existe algum recurso a ser tomado ..

    • Equipe Despachante.com 2 de junho de 2016 em 11:18 - Responder

      Basta entregar a CNH no DETRAN para que sua cassação seja validada.
      Equipe Despachante.com

  32. João Éder 30 de maio de 2016 em 10:57 - Responder

    Bom dia, sou SP e atualmente trabalho em Recife, minha CNH venceu e não sabia. Preciso renová-la e não quero transferir para PE e sim mante-la ai SP.

    • Equipe Despachante.com 2 de junho de 2016 em 11:11 - Responder

      Verifique com CFC.
      Equipe Despachante.com

  33. jose pereira de farias filho 30 de maio de 2016 em 16:19 - Responder

    minha CNH foi caçada e me pegaram na lei seca embragado dirigindo fui chamado em uma delegacia para prestar esclarecimento e me falaram que meu processo foi para o forum ser chamado como faço estou sem trabalhar e minha familia passando necessidades

    • Equipe Despachante.com 2 de junho de 2016 em 11:00 - Responder

      Verifique com a justiça gratuita se um advogado pode te ajudar neste caso.
      Equipe Despachante.com

    • Clovis 23 de fevereiro de 2017 em 12:48 - Responder

      Você terá que ir ao fórum assim que for notificado pela justiça na data estipulada, Se você não tiver condições de pagar um advogado, vá mesmo assim na respectiva data, durante a audiência o juiz ira perguntar se você tem ou não advogado, você dirá que não tem condições financeira de arcar com um, então sera nomia do um pela justiça

  34. Fabiana 14 de junho de 2016 em 16:11 - Responder

    Estava cumprindo suspensão de 2 meses e fui multada, porém, não recebi a notificação da multa para indicar o condutor ( que era meu esposo ) e recebi informação de cassação . Minha defesa foi indeferida . Acha que ainda tenho chance na defesa do Jari?

    • Despachante.com Despachante.com 14 de junho de 2016 em 17:35 - Responder

      Fabiana,
      Infelizmente não tem o que fazer. Você ficará com a habilitação cassada por dois anos.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  35. Rodrigo 23 de junho de 2016 em 15:14 - Responder

    Boa tarde! ..
    tudo bem!
    gostaria de tirar um duvida
    no dia 24.07.14 recebi uma multa dizendo ( Não Usar Capacete/Vestuário de acordo com especif. contran) Porem nunca andei sem capacete, paga a multa e beleza,
    só que agora dia 22.06.2016 tava vendo meus ponto na cnh onde essa multa não tinha saído do sistema,achei estranho, pós faz 2 anos então comecei a fazer mexe no site do datransp onde achei um prontuario de certidão, consta BLOQUEIO/IMPEDIMENTO: SUSP. Direito de dir.
    Ja fui parado diversas vezes onde o policial olha minha CNH, e ate consulta
    e me liberar como não constasse nada,
    também não recebi a notificação de suspensão. só da multa na época.
    e dia 16.10.2015 tomei uma multa de 4 pontos (estacionar a menos de 5m do alinhamento da via transversal). costa no sistema do detran 11 pontos na minha cnh.
    porem até o momento não recebi notificação que minha habilitação esta suspensa,

    • Despachante.com Despachante.com 23 de junho de 2016 em 16:50 - Responder

      Rodrigo,
      Você deve entrar no site do DETRAN e verificar, em seu cadastro, se o endereço está atualizado. Caso esteja correto, entre em contato com o órgão para esclarecer. Se sua CNH está suspensa, você não poderá dirigir. Você pode entrar com um recurso para diminuir o tempo de suspensão. Se for de MG, RJ ou SP, o Despachante.com pode te ajudar com seu caso. Entre em contato conosco: 11 3027-6900.
      Equipe Despachante.com

  36. João Bernardo Alop 28 de junho de 2016 em 15:40 - Responder

    Boa tarde!
    Tive minha habilitação suspensa pela infração de dirigir embriagado.
    Recebi a carta em casa pedindo que entregasse a CNH em fevereiro. Mas NÃO entreguei.
    A suspensão está valendo já? Ou ela só passa a contar quando eu entregar a CNH?
    O que isso pode implicar?
    Há alguma coisa que eu possa fazer? algum serviço ou processo de vocês para me ajudar?
    Obrigado pela atenção!

    • Despachante.com Despachante.com 29 de junho de 2016 em 11:28 - Responder

      João,
      A suspensão começa a valer a partir da data que consta para entrega na notificação. No seu caso, em fevereiro.
      Aqueles que optam por não entregar a CNH e não cumprir o prazo de suspensão e forem flagrados conduzindo o veículo ou em cometendo qualquer tipo de infração com o documento suspenso, terão a habilitação cassada por dois anos.
      Se for de MG, RJ ou SP, o Despachante.com pode te ajudar com recurso para diminuir o tempo de suspensão. Entre em contato conosco: 11 3027-6900.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  37. Wagner 6 de julho de 2016 em 13:46 - Responder

    Boa tarde!
    Em janeiro deste ano fui autuado por “dirigir sob influência de álcool” com medição de 0,14. Em 29/06 entreguei minha CNH para cumprir a suspensão. No último dia 05/07 fui parado numa blitz e recebi 2 multas: uma por “dirigir veiculo com CNH suspensa ou cassada” e outra, novamente “dirigir sob influência de álcool” com medição novamente de 0,14.
    Pergunto: Já que a cassação é inevitável ela será por 2 anos
    ou terei que cumprir os 2 anos em cada uma das duas infrações, ou seja, será por 4 anos?

    • Despachante.com Despachante.com 6 de julho de 2016 em 17:29 - Responder

      Wagner,
      A cassação será de 2 anos.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

    • Fellipe 31 de janeiro de 2018 em 07:41 - Responder

      Tô com a mesma dúvida, os períodos de suspensão se acumulam ou a cassação de dois anos zera os dois anos de suspensão?

      • blogdespachante 17 de abril de 2018 em 21:05 - Responder

        Fellipe,

        A cassação é de 2 anos, ela só se acumula se você tomar outra multa durante a cassação.

        Obrigada,
        Equipe Despachante.com

  38. victor 18 de julho de 2016 em 16:34 - Responder

    Durante período de dezembro de 2014 cometi varias infrações no total 14 por excesso de velocidade, no mesmo radar. Agora recebi notificação de CNH cassada do Detran, como devo proceder agora???

    • Despachante.com Despachante.com 18 de julho de 2016 em 17:07 - Responder

      Victor,
      Provavelmente você recebe a notificação de suspensão. Você deve entregar a CNH e o recurso no Detran no prazo estipulado e cumprir o tempo de suspensão. Após isso, você terá que fazer a reciclagem. Se você for de SP podemos te ajudar com o recurso. Entre em contato: 11 3027-6900 ou envie um e-mail para cotacao@despachante.com
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  39. Emilene 20 de julho de 2016 em 10:39 - Responder

    bom dia, tenho uma situação com meu Pai, onde ele teve a CNH cassada e ja cumpriu o prazo de 2 anos, o mesmo ja realizou o processo de reabilitação, no entanto, no exame final para a emissao da “nova” chn, o nome dele nao estava na listagem do DETRAN.
    esse processo de renovação, ele tem algo diferente do normal, pois ele nao realizou nenhum registro de “digital” no despachante da minha cidade. O que sera que pode ter ocorrido, pois sem o nome na listagem ele não foi autorizado a realizar o exame final. Esse processo esta correto, ou há alguma irregularidade vinda do Despachante?

    • Despachante.com Despachante.com 25 de julho de 2016 em 11:46 - Responder

      Emilene,
      Você deve verificar com o DETRAN local como é o procedimento.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  40. Fábio 21 de julho de 2016 em 10:36 - Responder

    Bom dia a minha habilitação foi cassada eu fui suspenso por 2 anos em fevereiro de 2017 vai fazer 2 anos queria saber qual vai ser o procedimento que eu vou ter que fazer se vou ter que comecas do zero ou é só fazer reciclagem poderia me ajudar

    • Despachante.com Despachante.com 25 de julho de 2016 em 12:25 - Responder

      Fabio,
      Você passará pelo processo de reabilitação. Entre em contato com uma auto escola para verificar como deve ser feito.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  41. Marcone Monteiro 20 de agosto de 2016 em 22:21 - Responder

    Boa noite

  42. Marcone Monteiro 20 de agosto de 2016 em 22:30 - Responder

    Boa Noite, um amigo tomou uma gravíssima e perdeu sua PPD, e ele está aguardando o prazo de um ano conforme constituição, porém sua esposa tomou multa de radar, e o pior, não recebemos a notificação por problemas de correspondência do correio local, será que implicará no processo de reabilitaçao?
    Grato!

    • Despachante.com Despachante.com 22 de agosto de 2016 em 12:26 - Responder

      Marcone,
      Sim. Ele terá a CNH dele cassada por 2 anos.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  43. Marcelo Calil 24 de agosto de 2016 em 10:41 - Responder

    Bom dia, estou tentando tirar a VNH novamente.
    Minha CNH foi caçada e eu ja cumpri o prazo de 2 anos, meu problema que que eu fiz a prova online e fui aprovado, mas dizem que essa não serve e eu tenho que fazer uma escrita… eu ja fiz 2 vezes e fui reprovado, e na online fui aprovado com 30 acertos.
    me parece que estão dificultando as coisas aqui pra mim.
    minha pergunta é se realmente essa prova online que eu fiz não vale mesmo e a verdade é que eu tenho que fazer a prova escrita…
    ja fiz todo o resto que era preciso, exame médicos e de vista, aulas praticas, provas praticas e tudo mais… a única coisa que não consta segundo eles no detran é isso… no site tem a minha aprovação e eles dizem que não vale essa prova que eu fiz.
    o numero da prova no site é a: 1901774 e o processo é o: 17869652830 (que é o meu CPF) e o terminal é: CIR-CAMPINAS
    Vcs podem me ajudar?

    • Despachante.com Despachante.com 25 de agosto de 2016 em 11:35 - Responder

      Marcelo,
      Verifique com o CFC ou com uma auto escola como deve ser o procedimento.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  44. joana 24 de agosto de 2016 em 14:45 - Responder

    Tive minha carteira suspensa por um ano, nesse período o carro que está no meu nome tomou 8 multas que não transferir para quem estava dirigindo, ao ir buscar minha carteira fui informada do processo de cassação da minha CNH, como posso recorrer se o prazo para transferir as multas já passou?? tenho 30 dias para defesa.

    • Despachante.com Despachante.com 25 de agosto de 2016 em 11:42 - Responder

      Joana,
      Não tem o que ser feito. Terá que cumprir o prazo de cassação de 2 anos.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  45. Marcos 2 de setembro de 2016 em 02:31 - Responder

    Olá, Despachante.com, em junho/15 entreguei minha CNH no Detran para cumprir suspensão de 2 meses, não fiz a reciclagem, e no período de suspensão tomei 3 multas, não recorri, abriram processo administrativo em novembro/15. Como já tinha entregue a CNH em junho/15, o período de cassação conta a partir de novembro/15? Ou seja, a cassação vai até novembro/17? Há algo a fazer?
    Obrigado.

    • Despachante.com Despachante.com 2 de setembro de 2016 em 18:28 - Responder

      Marcos,
      Você precisa se apresentar no DETRAN para que o processo de cassação comece a valer.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  46. rogerio fernando medeiros 11 de setembro de 2016 em 21:30 - Responder

    fiz minha carteira provisoria em 19/2/03 a definitiva foi emitida em 16/8/04 com validade ate 03/11/07 levei multas por passar sinal amarelo tive carteira cassada devolvi no detran 23/4/12 agora quero fazer reciclagem e renovar e nao consta prontuario no detran?porque isso fiquei esse tempo sem dirigir e agora nao aparece como verificar ?

    • Despachante.com Despachante.com 13 de setembro de 2016 em 09:52 - Responder

      Rogério,
      Verifique com uma auto escola o que pode ter acontecido.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  47. Pati 13 de setembro de 2016 em 16:16 - Responder

    Bom dia, recebi um comunicado para entregar minha carteira estouraram as pontuacoes, entreguei mais nao consegui ainda fazer a reciclagem, e com isso meu marido levou uma multa e nao passou p nome dele,,,, e agora veio uma nova multa falando q eu estou drigindo sem habilitacao
    o que devo fazer, sera q consigo recorrer esta multa?

    • Despachante.com Despachante.com 14 de setembro de 2016 em 11:00 - Responder

      Pati,
      Como você está cumprindo o prazo de suspensão, não tem como recorrer a esta multa. Sua CNH será cassada.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  48. kaique 16 de setembro de 2016 em 06:57 - Responder

    Gostaria de saber como eu começo uma carta de defesa sobre a CNH suspensa. Renovei a CNH e na outra semana mandaram uma carta de notificação de suspensão

    • Despachante.com Despachante.com 16 de setembro de 2016 em 18:04 - Responder

      Kaique,
      Se sua CNH for de SP, nós podemos te ajudar com sua defesa. Entre em contato no 11 3027-6900 ou no e-mail cotacao@despachante.com .
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  49. Jhonata 23 de setembro de 2016 em 19:04 - Responder

    Minha CNH ficou 2 anos cassada.fiz todo o processo de reabilitação tudo certinho mas faz 1 mês que estou esperando ela chegar.o que pode ter acontecido???

    • Despachante.com Despachante.com 26 de setembro de 2016 em 12:35 - Responder

      Jhonata,
      Você tem que retirar a CNH na auto escola ou no DETRAN.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  50. wilson Junior 20 de outubro de 2016 em 15:24 - Responder

    já estou cumprindo o prazo de 2 anos de cassação da cnh falta alguns meses para terminar esse prazo, levei mais uma multa de radar, o que irá acontecer?

    • Despachante.com Despachante.com 27 de outubro de 2016 em 12:45 - Responder

      Wilson,
      Você terá que dar entrar entrada no processo de cassação novamente.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

      • Jubileu 21 de janeiro de 2017 em 13:39 - Responder

        Se eu tenho categoria D e minha CNH é cassada, eu perdo a minha categoria?

        • Despachante.com Despachante.com 23 de janeiro de 2017 em 18:17 - Responder

          Jubileu,
          Sim.
          Obrigada,
          Equipe Despachante.com

  51. Iara Ribeiro 24 de outubro de 2016 em 23:10 - Responder

    Ola, boa noite!!! Minha carteira foi suspensa em 2010…em 2011 cumpri a suspensao de 1 ano…fiz a reciclagem e tudo mais…fui pega dirigindo durante a suspensao…so 2 anos depois chegou a carta de cassacao…entrei com um recurso…agora em 2016…chegou outra carta…falando que ainda posso recorrer…isso tudo ja tem 6 anos…ainda vale o processo, nao tem limite de entrega de notificacao

    • Despachante.com Despachante.com 25 de outubro de 2016 em 12:49 - Responder

      Iara,
      Verifique diretamente com o DETRAN se você ainda está no prazo.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  52. Neimar Fagundes Nunes 26 de novembro de 2016 em 07:42 - Responder

    bom dia…recebi a carta do DetranSP para que eu entregue minha habilitação B, pois será suspensa. Isso a cerca de dois meses porém ainda não fui levá-la. Existe um tempo para entregá-la, já que não vou recorrer, para que eu não tenha que fazer a curso novamente do zero.
    Grato à equipe.

    • Despachante.com Despachante.com 28 de novembro de 2016 em 12:19 - Responder

      Neimar,
      Você pode entregá-la a qualquer momento, porém a reciclagem será obrigatória.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  53. Gilson Oliveira 22 de março de 2017 em 11:00 - Responder

    Bom dia, recebi a carta de cassação da minha CNH no meio do ano de 2015, mas não fui entregar ao Detran, porém em novembro de 2015 fui assaltado e levaram meus documentos e junto a CNH, fiz o boletim de ocorrência. Eu posso ir ao Detran com o boletim?

    • Despachante.com Despachante.com 23 de março de 2017 em 12:55 - Responder

      Gilson,
      Sim. É só apresentar o BO.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  54. Ana Branco 7 de abril de 2017 em 13:44 - Responder

    Olá,
    Depois que cumpro o prazo de suspensão e vou tirar a habilitação novamente, consta alguma coisa ou histórico neste novo processo?
    Ou é como uma nova habilitação do zero?
    Obrigada! Aguardo retorno!

    • Despachante.com Despachante.com 10 de abril de 2017 em 18:43 - Responder

      Ana,
      Sim, fica em seu histórico.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  55. Fernando de camargo 23 de abril de 2017 em 10:48 - Responder

    BOM DIA.
    .Estava cumprindo período de suspênção de minha CNH,fui multado no radar porem não era eu o condutor.
    .Fiz a transfêrencia endícando o verdadeiro condutor ao DETRAN ,mesmo assim o DETRAN me enviou uma carta caçando minha CNH.
    .o que devo fazer agora?
    grato.

  56. Rodrigo 14 de maio de 2017 em 00:29 - Responder

    Ola obrigado pelos esclarecimentos, fui parado em um blitz e descobri que minha cnh estava suspensa, porém não recebi notificação e segundo o oficial a mesma foi para um endereço o qual não resido a anos, mediante a isso o oficial sugeriu que eu o ajudasse com um pequeno café de 1 mil reais para ele me liberar e ir embora, e eu primeiro que não tinha tal quantia e 2 que mesmo que tivesse não daria esse valor pois trabalho muito para ganhar, devido eu estar com minha familia filha e etc no carro e se negar pagar o cafezinho eles me liberar para ir embora porém ficaram com minha cnh, mas não me deram nenhum papel nenhum documento nada, so mandaram eu ir embora sem cnh e se virar caso aconteça alguma coisa, agora estou sem cnh e sem saber o que fazer pois não sei o que falar no detran, se perdi minha cnh ou se foi aprendida mas não sei se os oficiais deram andamento ao processo visto que não me deixaram com nenhum papel nem de multa, é comum acontecer isso acontecer em uma blitz ? reterem a cnh sem deixar nenhuma multa ou algo do gênero, qual melhor caminho a seguir. desde ja muito obrigado

    • Despachante.com Despachante.com 15 de maio de 2017 em 17:46 - Responder

      Rodrigo,
      Você precisa ir a delegacia próxima ao acontecido para pegar sua CNH novamente.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  57. Cassio de paula da silva damazio 29 de maio de 2017 em 16:21 - Responder

    Minha CNH foi clonada , alguém pode me dizer como posso resolver isso .E como sair dá cassação de multas que não cometi

    • Despachante.com Despachante.com 31 de maio de 2017 em 12:52 - Responder

      Cassio,
      Você pode recorrer apresentando o boletim de ocorrência.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  58. andre 7 de julho de 2017 em 19:34 - Responder

    por favor…CNH cassada mas fiquei com a carteira….tem como numa blitz eles saberes. está informação ? eh verdade que eles possuem agora tablet nos carros ?

    • Despachante.com Despachante.com 13 de julho de 2017 em 13:01 - Responder

      André,
      Para a CNH ser suspensa ou cassada você precisa entregá-la ao Detran. O prazo só começa a valer a partir da entrega do documento ao Detran.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  59. Amanda 5 de setembro de 2017 em 22:46 - Responder

    Olá Boa noite
    Estou com um probleminha e não vejo solução, será que alguém poderia me ajudar ???
    Meu marido esta com a sua CNH CASSADA …. isso mesmo, estava suspensa e passou multas para sua carta, ou seja, perdeu totalmente o direito de dirigir …. em contato com um advogado o mesmo disse que teria 2 alternativas ….
    1 pagar o que o advogado quer para entrar com mais recursos ( recurso este que já tinha sido pago)
    2 tirar outra habilitação
    Dúvida …
    Ao dar uma lida não encontrei nada que fale em relação da possibilidade de alguém com carta cassada poder tirar outra ( que no caso, se houver essa possibilidade compensa mais, uma vez que o advogado esta pedindo o triplo do valor de uma CNH para dar andamento ao processo).
    O que eu faço nesse caso ?
    Obrigada

    • Despachante.com Despachante.com 12 de setembro de 2017 em 11:36 - Responder

      Amanda,
      Não tem como emitir uma outra CNH, sendo que a mesma já está cassada. O documento é vinculado no CPF do motorista.
      Você pode tentar os recursos, porém não é garantido que seja deferido.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  60. gustavo 14 de setembro de 2017 em 19:21 - Responder

    boa noite meu processo foi julgado e vo ficar dois anos sem dirigir o que aconteçe se eu dirigir?

    • Despachante.com Despachante.com 15 de setembro de 2017 em 15:43 - Responder

      Gustavo,
      Se você for pego dirigindo ou tomar outra multa, você terá sua CNH cassada por mais 2 anos.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  61. Juliana aparecida Fontana 27 de outubro de 2017 em 13:08 - Responder

    Boa tarde, meu esposo está com a carta cassada e completa os 2 anos agora em Janeiro de 2018, porém o irmão tomou uma multa e foi pro prontuário dele, ele perderá o direito de fazer a reabilitação?

    • Despachante.com Despachante.com 23 de novembro de 2017 em 12:15 - Responder

      Juliana,
      Sim.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  62. Rafael 25 de novembro de 2017 em 00:12 - Responder

    Boa noite despachante eu caso esta mal resolvido pq tirei a minha 1 habilitação dia 14/08/2013 sendo q eu passei para definitiva no dia 15/08/2014 e quando eu fui renovar agora q se venceu no dia 25/10/2017 apareceu q eu não podia renovar pq estava cassação permissão após CNH definitiva procurei saber por qual motivo e falaram q foi um licenciamento do veículo q passei do prazo de coloca no meu nome na data 18/07/2014 só q a moral dá história peguei a difinitiva passei mais de três ano e durante esse tempo não chegou nenhum notificação para min do canso e só acusou agora depois desse tempo todo eu poderia fazer alguma coisa contra isso?

    • Despachante.com Despachante.com 10 de janeiro de 2018 em 16:10 - Responder

      Rafael,
      Não tem o que fazer, terá que cumprir o prazo de suspensão.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  63. Ana Macedo 3 de janeiro de 2018 em 14:11 - Responder

    Boa tarde,
    Preciso de uma orientação, pois houve um atraso na entrega da notificação por causa do fim do ano e com isso atrasei o envio da indicação do condutor em um dia. Mas não tenho a data da entrega da notificação, teria que solicitar aos correios, pois na notificação não vem a data de postagem, muito menos da entrega na residência.
    Minha CNH está cassada, cumprindo 2 anos, o veículo é em meu nome e outra pessoa tomou uma multa, porém como a notificação chegou no final de dezembro e eu estava em férias, só pude verificar isso quando cheguei de férias e o prazo era 02/01/2018, mas só pude enviar a indicação no dia 03/01/2018. Enviei a indicação de condutor por sedex no dia 03/01/2018.
    E ainda, quando enreguei a CNH no Detran-SP a atendente disse que se eu tomasse multa no período de cassação não daria para dizer se ia ou não contabilizar na minha CNH essa pontuação, que o que poderia acontecer era que quando eu fosse renovar não tivesse nada e pronto, renovaria numa boa a CNH OU poderia constar a multa e eu teria que entrar com algum processo judicial para comprovar que não tinha sido eu a condutora ou alguma outra explicação para a multa existir e não ser minha a pontuação devida.
    Vocês tem conhecimento de casos assim de fato? Sabem algum outro procedimento que foi realizado em casos assim?

    • Despachante.com Despachante.com 18 de janeiro de 2018 em 18:18 - Responder

      Ana,
      Não tem mais o que fazer. Você terá sua CNH cassada por mais 2 anos.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

Deixar Um Comentário