O Que Muda Entre as Categorias de CNH?

Você conhece todas as categorias de CNH e sabe a diferença entre elas? Neste artigo vamos falar um pouco sobre as especificações de cada uma, tirando todas as suas dúvidas sobre o assunto. Não perca!

Quais são as categorias de CNH?

O Código de Trânsito Brasileiro possui cinco categorias de CNH. Cada uma delas conta com diferentes direcionamentos em relação às classes de veículos que podem ser conduzidos.

1. Habilitação do tipo A

Com a categoria de CNH do tipo A, você ganha habilitação para guiar veículos motorizados que possuam duas ou três rodas, podendo ou não ter um carro lateral. Os mais utilizados são: motocicletas, ciclomotores e triciclos, por exemplo.

Esta, assim como a que falaremos abaixo, é considerada uma categoria “básica”, já que você pode solicitá-la sem nenhuma experiência prévia, já na obtenção da primeira habilitação.

2. Habilitação do tipo B

A habilitação do tipo B é a mais popular no mundo! Trata-se da licença para dirigir veículos motorizados — exceto os abrangidos pela categoria A — com peso bruto total inferior a 3.500 quilos e que não ultrapassem a marca de oito passageiros, sem contar com o motorista. Ou seja, os carros convencionais.

Aqui, também é permitido guiar reboques, semi-reboques, trailers e motor-homes, desde que respeitem o peso total de máximo de 6.000 quilos e lotação de oito pessoas, também sem contar com o condutor.

Não é preciso experiência em outra categoria para realizar a solicitação da sua habilitação do tipo B. Inclusive, caso tenha interesse, há a possibilidade de tirá-la junto com a CNH do tipo A.

3. Habilitação do tipo C

Ao contrário das categorias citadas acima, para conseguir a habilitação do tipo C, é preciso ter experiência de, no mínimo, um ano na categoria B, sem nenhuma infração grave ou gravíssima, nem reincidente em infrações médias.

Essa regra existe pois quem tira a CNH da categoria C tem a liberação para, além dos carros comuns, dirigir também veículos de transporte de carga, com pesos superiores a 3.500 quilos, como por exemplo, os caminhões e tratores.

4. Habilitação do tipo D

Para a ter habilitação do tipo D, é necessário ser maior de 21 anos e ser habilitado há, pelo menos, dois anos no tipo B ou um ano no tipo C. Lembrando que continuará podendo guiar os carros englobados nessas categorias.

A categoria de CNH do tipo D fornece a permissão para dirigir veículos com passageiros e lotação superior a oito pessoas, além do condutor. Ônibus e micro-ônibus são exemplos desta classe.

5. Habilitação do tipo E

Enfim, a última categoria: habilitação do tipo E, que dá a possibilidade de conduzir veículos combinados, onde o veículo principal se encaixe nas categorias B, C ou D e a unidade acoplada/rebocada tenha peso bruto maior que 6.000 quilos e lotação superior a oito lugares.

Gostou deste artigo sobre categorias de CNH? Continue acompanhando o blog do Despachante e confira mais informações sobre o assunto.

2018-12-19T19:20:19+00:00 dezembro 27th, 2018|CNH - Carteira Nacional de Habilitação|0 Comentários

Deixar Um Comentário