Motorista terá nova carga horária para aulas práticas para emissão de CNH de veículos

Início » Motorista terá nova carga horária para aulas práticas para emissão de CNH de veículos

Motorista terá nova carga horária para aulas práticas para emissão de CNH de veículos

Entra em vigor a partir de 19 de janeiro, a lei federal que prevê a ampliação da carga horária do curso de formação de condutores (CFC) para motoristas que estão tirando a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de categoria B (veículos). O candidato que realizar o exame médico a partir dessa data precisará cumprir a nova regra.

CNH suspensa

CNH suspensa


Antigamente, o futuro motorista cumpria 20 horas/aula para o processo de 1ª habilitação de veículos (categoria B) e, a partir de agora, o mesmo deverá cumprir o prazo de 25 horas/aula. As 5 horas/aula adicionais da Resolução 493 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), devem ser realizadas no período noturno.
O motorista que já é habilitado em outra categoria, como A (moto) por exemplo, e deseja adicionar a categoria B, a carga horária passará de 15 para 20 horas/aula, sendo que dessas 4 horas/aula deverão ser feitas também no período noturno.
Para não elevar o custo, o DETRAN alinhou com o Sindicato das Auto Moto Escolas de São Paulo para certificar que os valores praticados pelos CFCs sejam de 6%. O curso teórico, exigido apenas para quem vai obter a 1ª habilitação, não teve a carga horária alterada, permanecendo com 45 horas/aula.
Teve habilitação suspensa ou recebeu alguma multa injusta? Entre em contato conosco que resolvemos seu problema: (11) 3027-6900.

2015-01-15T10:16:28+00:00 Janeiro 15th, 2015|CNH - Carteira Nacional de Habilitação|6 Comentários

6 Comentários

  1. evelyn 17 de junho de 2015 em 12:15 - Responder

    Minha abilitaçao é original ja e perdi ela ,fiz um boletim de ocorrência de perda. mas logo depois achei e agora tomei uma multa gravissima .sete pontos como carro do meu pai ..eai posso passar estes setes pontos mesmo cnstando um boletim de perda neste documento?

    • Equipe Despachante.com 17 de junho de 2015 em 15:44 - Responder

      Você pode aguardar a Notificação de Infração chegar para identificar outro infrator das multas, com cópia da CNH, assinatura da outra pessoa e dados complementares, livrando-o das responsabilidades em sua CNH. Pode preencher com todos os dados da pessoa. A transferência só terá sucesso com uma CNH dentro da validade e da mesma categoria.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  2. Edson de Oliveira Silva 16 de setembro de 2016 em 22:28 - Responder

    À minha cnh ta suspensa e a rodovia pegou ….

    • Despachante.com Despachante.com 19 de setembro de 2016 em 11:46 - Responder

      Edson,
      Você terá que retirar sua CNH com a Policia Rodoviária e entregá-la ao DETRAN para cumprir o prazo de suspensão.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

  3. Kleber Ferreira Leite 4 de outubro de 2016 em 16:34 - Responder

    Boa tarde. Pra quem teve a habilitação cassada e já cumpriu o período de suspensão e está tirando uma nova habilitação precisa fazer aulas práticas também? Inclusive período noturno?

    • Despachante.com Despachante.com 4 de outubro de 2016 em 18:33 - Responder

      Kleber,
      Sim. Tem que fazer todo o processo novamente.
      Obrigada,
      Equipe Despachante.com

Deixar Um Comentário